Posts de: agosto 2012

Testemunho do skatista Christian Hosoi

quinta-feira, agosto 30, 2012 @ 11:08 PM Autor: evom

Se você é skatista, ou apenas um amante do esporte das quarto rodinhas, muito provavelmente já tenha ouvido falar em Christian Hosoi. Nos anos 80 Hosoi e Tony Hawk eram dois dos skaters mais populares dos Estados Unidos e em todo o mundo. Até hoje Hosoi e Hawk são considerados como lendas vivas do skate. Fato é que os caras contribuíram muito para o desenvolvimento e crescimento do skate nos EUA e pelo mundo a fora.

Chistian Hosoi

Chistian Hosoi

Christian Hosoi foi um dos maiores de sua época e idolatrado entre skatistas. Sua carreira de sucesso no skate foi interrompida pelo uso de diversos tipos de drogas, álcool (que pra mim também é droga), e de uma vida desregrada. No início dos anos 2000 Christian Hosoi foi preso por porte ilegal de drogas e condenado a 10 anos de prisão. Passou 4 anos preso e durante esse período Hosoi teve um encontro com Jesus Cristo.

Christian Hosoi anos 80

Christian Hosoi anos 80

A experiência de Christian Hosoi com as drogas e sua regeneração, por meio da fé em Jesus Cristo, é contada por ele mesmo nos vídeos abaixo. Um deles foi gravado recentemente em São Paulo, durante o Vans Pro Skate Team Tour, que reuniu grandes nomes do skate mundial.

Assista abaixo os vídeos com o testemunho de Christian Hosoi

Upcycling transformando pranchas de Surf

segunda-feira, agosto 27, 2012 @ 11:08 PM Autor: evom

Reciclagem é um tema em evidência, porém não é uma prática muito comum aos esportes com prancha no Brasil. Já comentei algumas vezes aqui no blog sobre o uso de materiais reciclados no skate, longboard e agora é a vez do surf. Você já ouviu falar em upcycling? Pois bem, esse é o nome dado ao processo de transformação de objetos velhos, ou em desuso, em produtos novos. Isso é upcycling e alguns surfistas já se beneficiam dessa prática.

Documentário Upcycling Surf

Documentário Upcycling Surf

Recentemente um documentário 100% brasileiro, produzido pelo Estudio Indigo e Amago Imagens em parceria com o shaper Henrique “Ogro” Perrone, retrata o processo upcycling associado ao surf. O filme tem duração de 13 minutos e mostra a transformação de uma prancha longboard velha em nova.

O filme Upcycling foi premiado como o melhor Curta Metragem pelo voto popular no Surf Film Festival de San Sebastian, Espanha, e ganhou o prêmio de melhor curta metragem eleito pelo júri no International Surf Film Festival de Anglet, na França, que ocorreu em meados de julho. A previsão de lançamento no Brasil é para setembro de 2012.

Assista abaixo o trailer do documentário Upcycling

Quem é favorito para vencer a MegaRampa 2012 no Rio?

quinta-feira, agosto 23, 2012 @ 10:08 AM Autor: evom

Nesse final de semana todas as atenções estarão voltadas para Praça da Apoteose no Rio de Janeiro, onde acontecerá a quarta edição da MegaRampa Brasil. Os maiores nomes do esporte nessa modalidade, que é a mais radical do skate, estarão reunidos. A pergunta que paira no ar é: quem é favorito para vencer a MegaRampa Brasil 2012 no Rio de Janeiro?

MegaRampa Brasil

MegaRampa Brasil

Com base nos últimos eventos de MegaRampa, fiz uma breve análise sobre os skaters para termos idéia de qual deles têm chances de chegar ao topo do pódio.

Nas últimas 3 edições da MegaRampa em São Paulo (nós aqui do evom estivemos em todas), Bob Burnquist nadou de braçada e venceu as três. No ano passado foi um pouco mais difícil porque um menino, que até então era desconhecido, chamado Mitchie Brusco acertou um 900 e tornou as coisas um pouco mais difíceis para Bob.

Nesse ano teremos vários skaters com possibilidades de levar o título de campeão da MegaRampa Brasil. Entre eles estão: Tom Schaar (não confirmado), Mitchie Brusco, Elliot Sloan, Bob Burnquist, Edgard Pereira (Vovô), Rony Gomes, Lincoln Ueda, Adam Taylor, Italo Penarrubia e Jake Brown.

Pra mim os únicos skaters que podem oferecer certo risco a Bob Burnquist, que é disparo o favorito, são Tom Schaar (se for confirmado no evento), Mitchie Brusco e Elliot Sloan. Vale lembrar que essa é minha avaliação com base no histórico das últimas competições em MegaRampa e MegaRampa 2.0.

Skatebrothers Downhill em Águas de São Pedro

quarta-feira, agosto 22, 2012 @ 11:08 PM Autor: evom

Enquanto alguns estarão acompanhando a quarta edição da MegaRampa no Rio de Janeiro, outros estarão rasgando as ladeiras de Águas de São Paulo, interior de São Paulo. Nesse final de semana vai rolar a quinta edição do Skatebrothers Downhill Classic.

SkateBrothers em Águas de São Pedro

SkateBrothers em Águas de São Pedro

A competição é válida para o ranking da CBSK 2012 (Confederação Brasileira de Skate) e reúne grandes nomes do skate downhill slide e longboard da atualidade. O longboarder Jonathan Borges, que já venceu o SkateBrothers e o skatista Kaue Mesaque, costumam ser destaque nesse evento. Esses dois dão muito trabalho para os juízes e demais competidores.

O Skatebrothers acontece nos dias 25 e 26 de agosto, a partir das 9h00 horas da manhã em Águas de São Pedro – SP. As categorias serão Longboard Iniciante, Longboard Feminino, Longboard Amador, Longboard Flat Classic (acima de 50 polegadas), Downhill Slide Iniciante, Downhill Slide Amador além de um Best Trick Downhill Slide Profissional.

Nas categorias Longboard Iniciante, Longboard Feminino e Longboard Amador, só serão aceitos shapes entre 40 e 50 polegadas. O campeonato será realizado na Rua Estrada Velha, sem número, antiga estrada para São Pedro, em Águas de São Pedro.

Faltam locais adequados para a prática de skate

segunda-feira, agosto 20, 2012 @ 11:08 AM Autor: evom

Quem é skatista sabe. Apesar de ser o segundo esporte mais praticado no Brasil, o skate ainda é um esporte marginalizado. Skateboard não é crime e infelizmente não temos condições apropriadas para a prática de skate em grande parte do Brasil. Alguns movimentos independentes a favor da popularização do esporte, e melhor infra-estrutura, até tentam mudar esse cenário, mas ainda estamos longe do ideal. Enquanto isso a gente se vira como pode e apoiamos aqueles que não abandonam o skate.

Evandro Gringo, Rock N' Roll to Fakie - Foto Pablo Vaz/ESPN

Evandro Gringo, Rock N’ Roll to Fakie – Foto Pablo Vaz/ESPN

Hoje eu li um post muito legal do Pablo Vaz no site da ESPN Brasil e que mostra um pouco da deficiência na infra-estrutura para a prática de skate. Ele e os skatistas Alexandre Sal, Gabriel Gomes, Evandro Gringo e Yuri Facchini acharam um galpão perdido em um bairro afastado de Curitiba e fizeram algumas fotos e vídeos.

Skateboard Street - galpão abandonado - Foto: Pablo Vaz/ESPN

Skateboard Street – galpão abandonado – Foto: Pablo Vaz/ESPN

O local é perfeito e os streeteiros de São Paulo adorariam ter um galpão desses e com fácil acesso. Não sei como são as condições para o skate street, e outras modalidades como vertical e downhill slide, em Curitiba. Aqui em São Paulo não temos espaço pra nada e as poucas pistas públicas são lotadas e algumas em péssimas condições. O mercado imobiliário tomou conta de qualquer meio metro quadrado que havia disponível e um lugar bom para construção de uma pista particular ou pública praticamente não existe.

Veja como foi a session dos skaters curitibanos no galpão abandonado.

Página 1 de 3123