A inteligente escolha de Foz do Iguaçu como sede dos X Games

terça-feira, maio 1, 2012 @ 02:05 PM Autor: evom

Hoje pela manhã foram anunciadas as três cidades que farão parte do calendário oficial dos X Games a partir de 2013. Foz do Iguaçu no Brasil, Munique na Alemanha e Barcelona na Espanha serão cidades sedes juntamente com Aspen e Los Angeles nos EUA e Tignes na França. A escolha de Foz do Iguaçu como uma das sedes dos X Games é notícia em praticamente todos os sites e blogs sobre esportes. Porém, esse deve ser o único blog em que essa escolha é questionada. Eu achei uma palhaçada Foz do Iguaçu ser a cidade escolhida no Brasil. Pra quem não sabe, São Paulo e Rio de Janeiro também estavam na disputa. Como não sou um hater fanfarrão, vou explicar porque não gostei da escolha.

X Games Brasil 2013

X Games Brasil 2013

Os X Games é uma franquia da ESPN Americana, um veículo de comunicação voltado para esportes. A ESPN realiza eventos esportivos COMERCIAS e os X Games acontecem no verão (X Games) e no inverno (Winter X Games). O Foco dos X Games são os esportes de ação, ou radicais. O primeiro evento dos X Games aconteceu em 1995 e o objetivo da franquia é ganhar dinheiro com os eventos e, obviamente, quanto mais público melhor para a franquia. Bom, quem pratica ou acompanha minimamente algum esporte de ação sabe da importância dos X Games. Não sou contra a monetização disso, aliás os X Games sevem como incentivo para novos talentos e também é importante para a indústria dos esportes de ação. Só que a realidade americana é muito diferente da brasileira. Nos EUA não falta incentivo para a prática de todo tipo de esporte e praticamente em qualquer esquina tem um skate park.

Vamos ver alguns números dos X Games e das cidades brasileiras que estavam na disputa.

Em 2004 aconteceu o Latin X Games no Rio de Janeiro e em 2008 o Sambódromo do Anhembi recebeu a primeira edição dos X Games Brasil com um público de aproximadamente 43 mil pessoas. Não sei se vocês se lembram, mas em 2010 foi confirmada a segunda edição dos X Games Brasil em São Paulo, inclusive nós divulgamos. Porém, o evento foi cancelado do nada e ninguém explicou o porque.

X Games Brasil Foz do Iguacu

X Games Brasil Foz do Iguacu

As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu estavam na disputa para sediar os X Games em 2013. Somente Foz do Iguaçu teve sua candidatura promovida comercialmente, com vídeo, depoimento de skatistas profissionais e apoio do governo local. Por que São Paulo e Rio da Janeiro não tiveram a mesma promoção? Foz do Iguaçu tem mais público para X Games que SP e RJ? É mais fácil se deslocar para SP, RJ ou Foz do Iguaçu? Foz do Iguaçu tem mais skatistas e BMXers que São e Rio de Janeiro? Se os X Games é um evento comercial, a cidade escolhida tem mais público que São Paulo e Rio de Janeiro? Só para ter uma idéia de público, última edição da MegaRampa em São Paulo reuniu mais de 18 mil pessoas no Sambódromo e 48% dos skatistas do Brasil estão na região sudeste.

É claro que a escolha de Foz do Iguaçu como a sede brasileira dos X Games foi uma escolha política e baseada nos interesses de uma meia dúzia de pessoas e não no que é melhor para o esporte brasileiro. A mídia brasileira divulga a escolha como um grande feito, mas ninguém questiona se foi o melhor para o esporte de ação no Brasil.

Parte do trecho do comunicado oficial da divulgação diz o seguinte: “Esportes de ação estão totalmente inseridos no estilo de vida em Foz do Iguaçu, especialmente para aqueles ligados à natureza e água, e a prática de esportes de ação cresce cada ano”. Esportes de ação inseridos no estilo de vida em Foz Iguaçu? Quantos eventos de skate ou BMX já foram realizados em Foz? Foz tem mais infra-estrutura hoteleira que São Paulo e Rio de Janeiro? É claro que não!

Enfim. Essa é minha opinião sobre o assunto e acho lamentável essa decisão da franquia X Games. Como sempre digo aqui no blog, é um pensamento muito burro e pequeno olhar para o próprio umbigo e não investir no real crescimento do skate e esportes de ação no Brasil. Nosso país tem apenas um half pipe público. Isso mesmo UM half público. As marcas só querem vender roupas e acessórios, os fabricantes não investem no esporte de forma inteligente e o governo não acredita no esporte como parte do processo de formação dos indivíduos.

Não sou o dono da razão mas a meu ver a escolha de Foz do Iguaçu como cidade sede dos X Games Brasil em 2013 não foi o melhor para o esporte brasileiro. Os maiores beneficiados com a escolha são o Paraguai e a Argentina e os que defenderam essa escolha.

Calendário oficial dos X Games 2013

Aspen, EUA – 24 a 27 de Janeiro
Tignes, França – 20 a 22 de Março
Foz do Iguaçu, Brasil – 18 a 21 de Abril
Barcelona, Espanha – 9 a 12 de Maio
Munique, Alemanha – 27 a 30 de Junho
Los Angeles, EUA – 1 a 4 de Agosto

Categorias: esporte Tags: ,

Leia também:

Escrito por

blog evom

58 comentários to “A inteligente escolha de Foz do Iguaçu como sede dos X Games”

  1. Jota disse:

    Não sei se você comenta isso por nunca ter vindo para Foz, mas aqui vão alguns dados, para seu conhecimento:

    Foz do Iguaçu é sim uma cidade que respira esportes radicais. Se você não sabe, nós temos Skate-Parks e pistas de Bikes e motocross. Temos modalidades radicais no parque nacional. Temos infra-estrutura de uma cidade que é porta de entrada para o turismo nacional e que movimenta mais dinheiro estrangeiro do que São Paulo e Rio de Janeiro juntas. Para seu governo, temos uma das sete maravilhas do mundo, que são as quedas do iguaçu. E a maior usina hidrelétrica em produção de energia do planeta. Usina esta que está ORGANIZANDO e SUBSIDIANDO toda a infra-estrutura necessária para os jogos.

    Foz do Iguaçu é uma porta de entrada para os jogos radicais na América Latina, pois se você não sabe, o apoio vem do Paraguay e da Argentina também para a escolha da sede. Estamos mobilizando equipes inteiras de tudo que se possa imaginar para esses jogos, e está tudo nos conformes. Ao contrário das outras cidades supracitadas, que possuem mais problemas para resolver do que investir em jogos radicais.

    Aliás, acho legal o Rio começar a se coçar para fazer Olimpiadas e Copa do Mundo de uma maneira não vexatória para o Brasil. Por que Foz vai deixar muita gente orgulhosa, e representa o nosso país tão bem quando qualquer outra cidade.

    • evom disse:

      Valeu pelo comentário, Jota.

    • xira disse:

      Foz do Iguaçu é uma cidade horrivel, sem qualquer beleza natural (somente as cataratas), uma cidade voltada totalmente para o crime organizado, jovens vivem se drogando. Se voce sair a noite esta esposto a varios tipos de crime, se fosse somente o pessoal da “muamba” estaria tudo tranquilo, mas a bandidagem e pesada, o pessoal não esta acostumado a trabalhar e vivem dizendo que estao sussegados…bando de vagabundos.

  2. Marcelo de Freitas Almeida disse:

    Cara,
    Foz do Iguaçu é o SEGUNDO maior parque hoteleiro do BRASIL, só perde para SÃO PAULO, só que infelizmente para são paulo, a cidade é FEIA PRA CARALHO, horrível…
    Agora se o rio perde em infraestrutura hoteleira, pode até ganhar em beleza, mas que cenário é mais batido que a praia de Ipanema e Copacabana?, outro local (BONITO) se torna inviável no rio pela dificuldade de locomoção…
    Sambódromo? HUSAHUSAHSAHHS
    Melhor o sambódromo de São paulo xD, ou à beira das Cataratas do Iguaçu?? kkkk
    Não podemos esperar que os gringos venham pra cá, para ajudar nossos skatistas…

  3. André disse:

    Acredito que o evento em Foz vai ser bom, vai tirar um pouco da concentração de SP e RJ, e levar o esporte até outras regiões, até então desconhecidas nesse meio.
    O esporte já é “bastante” divulgado na região sudeste, agora vai pra região sul também, até que um dia (espero que isso aconteça mesmo) ele será igual em todo o Brasil.
    Acredito que Foz tem sim uma boa estrutura pra receber um evento desse porte, Foz recebe de 80.000 a 200.000 visitantes em um mês, dependendo da época, e consegue comportar esse número de pessoas, Foz tem bons locais pra montar a estrutura do evento, é uma cidade turística, as pessoas vão querer vir, pois já aproveitam pra assistir e conhecer as atrações turísticas (que tem muita gente que gostaria de conhecer). Se você está no Centro, você tem acesso fácil aos lugares onde até então terão as provas, o transporte público não é exemplo, mas funciona bem. Não vejo motivos pra não ser aqui.
    Veja passagens já, pra pegar mais barato, vem pra cá, vai conhecer os picos onde andam de long, drift trike, skate, vai ver que não é bem assim, você vai mudar a sua opinião e vai gostar daqui. Um abraço!
    (muito bom seu site)

  4. Rodrigo Rocha disse:

    Respeito sua opinião cara.
    Mas é no mínimo contraditório dizer que quer popularizar o esporte e que quer ver uma rampa em cada esquina, quando, por outro lado, insiste em centralizar tudo em SP e RJ.

    Você está pensando apenas no seu lado (o do skate) e não no todo.

    Para sua informação, Foz é a segunda cidade mais visitada do país perdendo apenas para Rio de Janeiro.

    Deixe de mimimi e antecipe sua reserva.

  5. Matheus Carlesse disse:

    Por favor… Ja informaram quanto esta custando o ingresso? Quando informarem te como mandar um email para theusegodo@hotmail.com… Valeu.

  6. ADILSON CALIGIORNE disse:

    ALGUEM SABE VALORES DE INGRESSOS?

  7. Alexandre disse:

    Alguém sabe o bairro pelo menos onde sera montada a estrutura?

  8. Breno disse:

    Ta certo.. Algo sobre a venda dos ingressos e os locais das competições?

  9. Breno disse:

    Cara, a intenção da comissão organizadora do xgames não é apenas fazer o evento num lugar com grande densidade demográfica, e sim com uma boa localização, uma pergunta eu te faço.. existe lugar melhor do que Foz para a realização do mesmo?? Em um único ponto voce tem a união de 3 países! E em termos de deslocamento, qualquer pessoa pode pegar avião e ir a Foz, basta ter vontade! Eu moro no Tocantins longe de SP assim como a metade do Brasil, minha passagem saiu por 400 reais ida e volta para Foz, isso significa que deslocamento não será problema pra ninguém..
    Comece a pensar como Brasileiro e não como paulista!

    • evom disse:

      Obrigado pelo comentário Breno. Essa é a sua opinião e eu respeito.

      Minha opinião é a de um skatista consciente que tem mais de 21 anos de contato com o skate e se esforça para ver o esporte acessível a todos. Não penso como uma grande maioria de empresários que só visa o lucro e estão se lixando para os praticantes. Meu desejo é ver uma pista de skate em casa esquina, não apenas um evento isolado que irá encher o bolso de meia dúzia de interessados.

      Abs.

  10. lari disse:

    blz é tua opiniao

    É mais fácil se deslocar para SP, RJ ou Foz do Iguaçu?
    da na mesma
    é só pega um aviao e muda o destino kk

  11. Cara, compre uma passagem pra Foz, venha passar uns dias aqui, e tenho certeza que sua opinião irá mudar. PAZ!

  12. nelson disse:

    Por favor, assim que tiver alguma noticia sobre a venda dos ingressos peço a gentileza de me informar se possível.
    Desde já agradeço

    GRANDE ABRAÇO

  13. Vinícius disse:

    Moro em foz e achei isso uma piada. Foz nao tem condições de sediar um evento tão grande, os caras ficaram malucos por acaso?

    • André disse:

      vc mora em Foz e não sabe da estrutura que temos aqui? a segunda cidade mais visitada do Brasil, terceiro maior parque hoteleiro do Brasil, Itaipu patrocinando uma boa parte, claro que tem condições.

  14. Everton disse:

    Como adquirir ingressos?

  15. kah disse:

    caro amigo, o mundo nao gira em torno do rio de janeiro nem sao paulo, nao gostou? nao assista, nao comente, nao participe! pq eu que sou paranaence, adoreiii e tenho certeza que muuitos outros adoraram a ideia de um evento grande e espetacular ter vindo mais perto de nos! voces fiquem com a copa e jogos olimpicos e deixe-nos com os x games!! uhuuwww EU VOOOUU!! veremos se o publico sera mesmo menor desta vez!

    • evom disse:

      Olá Karine,

      Essa é sua opinião e assim como você teve o direito de expressa-la aqui, eu tenho o direto de escrever o que penso. Essa não é uma opinião só minha. Aliás, muita gente que entende o mínimo de esporte também concorda que Foz do Iguaçu não é o melhor lugar para os X-Games no Brasil. Obrigado por acessar o blog.

      Abs!

  16. kleyton henrique de souza gariff disse:

    Como eu faço pra arruma ingressos pra este evento em 2013 ?

    • evom disse:

      Olá Kleyton,

      Ainda não foram divulgadas informações sobre ingressos para os X Games no Brasil. Assim que sair algo a gente posta aqui no blog.

      Abs!

  17. giancarlo disse:

    Cara foz do iguaçu é bem melhor q rio e sao paulo meu caro ….. vc fala isso pq aposto q nunca foi lá .. o brasil n gira entorno de rio e são paulo …… alías … o chorume politico governamental q sai de lá q polue o coração de todos os cidadãos brasileiros …..

    • evom disse:

      Olá Giancarlo,

      O fato de Foz do Iguaçu ser um lugar bonito e um dos principais pontos turisticos do Brasil, não quer dizer que seja o melhor lugar para receber uma edição dos X Games. Meu comentário no post não foi feito com emoção, sem conhecimento, ou com interesse político. Pelo contrário! Eu acompanho e participo de eventos no Brasil desde sempre e é óbvio que a decisão de escolher Foz do Iguaçu como sede dos X Games no Brasil não foi tomada com base no que é melhor para o esporte e público brasileiro, mas sim por interesse de uma meia dúzia de mercenários.

      Obrigado por expressar sua opinião aqui no blog.

      Abs!

  18. Rudá Bastos Palito disse:

    Olá; Gostaria de saber a localização dos eventos, pois ja estou vendo hoteis para comparecer ao evento, e não tenho idéia de local proximo pois não sei ao certo onde seram. Se poder me enviar um email eu agradeceria. Obrigado !!!

    • evom disse:

      Olá Rudá,

      Essas informações ainda não foram oficializadas. Assim que souber eu postarei aqui no blog.

      Abs!

    • André disse:

      Olá Rudá, tudo bem? Sou de Foz e os eventos vão acontecer na Itaipu e dizem que nas Cataratas também, pontos totalmente opostos na cidade, então procure um hotel no centro mesmo que vai ser mais fácil pra você…

  19. J philpe disse:

    Todas idades podem entrar? Quanto custa, mais ou menos um ingresso para ir assistir ? Falem rápido porque quero saber se vou poder ir!!

  20. alan disse:

    Palhaçada é de vocês por que todos os bons eventos tem que ser em Sao Paulo ou no rio de janeiro, ai nos que moramos no Parana não temos chance de assistir um evento por que ele tem que ser em cidade suja ou dentro da favela isso ta totalmente errado. Isso é bom por que assim nós provamos que o paraná também tem a capacidade de cuidar de um evento internacional.

  21. Karen disse:

    Para ver os jogos do x games precisa pagar?? Se sim – qual a media do valor a ser pago? Grata

  22. biooply disse:

    Caro Fábio Canhete,

    Sabia que nesse rio tinha peixe, e dos grandes. Você está falando com um brasileiro, que conhece bem seu país de origem, principalmente a nossa política.
    Seu secretário de esportes é forte, e tem realizado um bom trabalho local, parabéns! Mas isso não muda a vocação do seu estado, que continuará sendo o turismo, e Deus queira, para sempre. E é claro que eles andam juntos, porque um não vive sem o outro. Até aí nós concordamos.
    Também acho romântica, essa “história” da distribuição de renda, de recursos igualitários, de um país do futuro, que pensa em seu povo como um só… O discurso é ótimo! Mas “que país é esse” Fábio?!
    Fico feliz em ver a prosperidade da sua cidade. Mas como vocês mesmos se referem a SP e Rio de Janeiro, como não sendo apenas esses estados a imagem do Brasil, Foz do Iguaçu sozinha também não é “Brasil”. O potencial que a cidade possui, é para gerar riquezas locais, que deve servir aos seu habitantes, principalmente. São recursos LOCAIS, e na minha opinião devem ser tratados como tal. Mas nesse país “romântico” do futuro, igualitário, vocês aceitariam dividir toda essa riqueza e receita, com o Brasil inteiro, como o Rio de Janeiro está sendo OBRIGADO a fazer com o pré-sal?
    Estou falando de recursos locais Fábio. O Rio de Janeiro também “não tem culpa” de possuir um solo rico em petróleo, e no entanto, estamos sendo obrigados sim, a dividir essa riqueza.
    O conceito de distribuição é muito bonito, mas Brasil não é China. TUDO no nosso país, anda de acordo com as forças políticas e seus interesses locais. Ou esse tal de Mac Donalds não é brasileiro?
    E em matéria de comparação… “Construir um Estádio Gigantesco para a Copa do Mundo em Manaus se lá o futebol não é forte? A questão é divulgar o País e as outras regiões, você tem que analisar o contexto.”
    Depende do “contexto” Fábio. Brasil está em SEGUNDO lugar no ranking da corrupção, perdendo apenas para a Nigéria. Se as nossas verbas públicas não fossem pulverizadas, e realmente essa igualdade toda que você prega fosse real, não teríamos apenas UM super estádio em Manaus, mas outros 100 iguais ou melhores em todo o Brasil. Não teríamos apenas UMA “Foz do Iguaçu” límpida e maravilhosa, mas TODOS os estados brasileiros teriam o mesmo perfil. Não teríamos apenas UM bom aeroporto — que inclusive não temos nenhum — mas vários aeroportos pelo Brasil a fora.
    “Que país é esse” Fábio?!
    Todos falam da China, mas se você já teve a oportunidade de conhecer os aeroportos chineses, como o de HK e o de Pudong em Shanghai, deve saber do que estou falando. Pois então, esses aeroportos não são para “inglês ver”. Eles servem com eficiência a população como um todo. E não estou falando de UM estádio em Manaus — como se isso fosse o espelho de desenvolvimento de um país. A China está construindo NOVENTA aeroportos desses aqui, até 2020 Fábio. Só a prefeitura de Shanghai, está construindo SESSENTA grandes museus até 2015 Fábio. E por aí vai!
    Ou seja meu amigo, em matéria de comparação e “contexto” , entre Rio de Janeiro com o pré-sal delapidado, Manaus com um “elefante branco” desses que você citou, e os Recursos Hídricos de Foz do Iguaçu, num grande país que passa fome e sede, vamos muito mau “obrigado”. Porque o assunto aqui é SKATE meu amigo!

    • Fábio Canhete disse:

      Biooply, infelizmente não tinha visto em um prazo anterior seus questionamentos, você comenta do Rio de Janeiro com seus recursos naturais do Pré-sal e etc e esquece que temos a maior geradora de eletricidade do planeta e os recursos com impostos, ICMS de consumo são recolhidos a onde? Paraná, Foz? Nãoo. São Paulo e Rio de Janeiro, acha isso correto também?
      Foz do Iguaçu está passando por uma oportunidade e tal deverá ser abraçada, e estamos unidos nessa conquista.
      O Brasil tem vários problemas de corrupção, saúde, educação e uma linda propaganda eu concordo. Aqui em Foz estamos tentando trabalhar para mudar essa realidade. Nesse tempo sem dar sua resposta, pude conversar com Ministros e autoridades, e você sabe o que falta ao País? Projetos, sim! Projetos!! Bilhões de recursos ficam parados porque não existe os benditos projetos!
      Então ao invés de criticar poderíamos pensar em soluções nem que seja na sua própria rua, ou comunidade para mudar esta realidade.

  23. Fábio Canhete disse:

    Foz do Iguaçu está se estruturando para receber eventos de peso e de qualidade, aqui realizamos já o FozSK8, que foi um dos ensaios para poder sediar um evento como esse, Motocross temos disputas, e etc.
    Na realidade Rio e SP sempre recebem eventos grandes, e terão nas costas Olimpíadas (RJ), e Copa do Mundo (SP,RJ), o que Foz do Iguaçu quer mostrar que o Brasil é muito mais do que RJ e SP,
    O que chamou a atenção do pessoal da ESPN é a questão de locomoção nos lugares e a estrutura que a cidade pode propiciar aos trabalhos. Rede Hoteleira meu caro, temos a sexta maior do país, conexões aéreas crescentes….
    Agora me diz, uma comparação… Construir um Estádio Gigantesco para a Copa do Mundo em Manaus se lá o futebol não é forte? A questão é divulgar o País e as outras regiões, você tem que analisar o contexto.
    Posso te garantir, hoje essa é a sua opinião, mais com certeza após a realização do evento você perceberá que foi a melhor escolha.

    • xira disse:

      Pelo amor de Deus Sr.Fabio Canhete, querer comparar Foz do Iguaçu (curva de rio) com o Rio de Janeiro é demais. O Rio é e sempre será a cidade maravilhosa, o povo carioca é conhecido mundialmente pela sua alegria e hospitalidade, me fala onde Foz do Iguaçu tem um bom restaurante ?! onde Foz do Iguaçu tem infraestrutura ?! Foz tem apenas 4 hoteis medianos de comparado a qualquer pousada do Rio. Pelo amor de Deus va ao Rio e voce nunca mais vai querer voltar para esse fim de mundo !

  24. biooply disse:

    Caro Márcio Luiz,
    Realmente Foz do Iguaçu é um paraíso, e considero como sendo minha casa também, porque sou brasileiro. Mas cada cidade tem sua vocação, e a de Foz parece ser mesmo turística.
    E posso afirmar que o grande foco do X-Games não é fomentar o turismo, onde quer que seja, e sim o esporte, principalmente o skate.
    Como você disse, Foz tem a ver com “jogos mundiais da natureza”, arborismo, canoagem.. Aí sim! Mas no X-Games agora tem essas modalidades também? Eu não sabia.
    Que Foz do Iguaçu é irada eu concordo, mas daí, querer transformar Foz do Iguaçu numa futura QUEENSTOWN – NZ, haja vontade política para isso meu amigo. Estamos falando de Brasil.
    Escolher Foz do Iguaçu para sede do X-Games é o mesmo que escolhere o Rio de Janeiro para sede de um evento internacional de “peão de boiadeiros” ou “cavalgada de tropeiros” .. No mínimo um equívoco.
    Como eu disse: cada um com sua vocação. Nada contra Foz do Iguaçu. Parabéns pela sua cidade, mas que a escolha do lugar para o evento foi errada, isso foi.

  25. biooply disse:

    Meu caro,
    Não sei o seu nome, mas venho acompanhando suas postagens, muito interessantes, parabéns.
    Concordo PLENAMENTE com você.
    Sou brasileiro, carioca, 43 anos de praia, e nunca vi algo tão ridículo quanto essa escolha da ESPN.
    Aliás, estou falando aqui de Shanghai, onde estou morando há um ano, a trabalho.
    Estive no X-Games Shanghai ano passado, e compareci pessoalmente ao X-Games de Los Angeles, também em 2011.
    O X-Games de Los Angeles é realmente irado. Uma infra realmente inacreditável, como tudo nos EUA. Os caras estão de parabéns.
    Mas em Shanghai, o evento tem sido um fracasso total meu amigo! E um fracasso em TODOS os sentidos!
    Sem público, locação de segunda, — para não falar de terceira — com as pistas mal feitas, para QUALQUER skatista sério reprovar … em fim, um verdadeiro fracasso. Por isso que eles estão saindo daqui meu caro. Já gastaram mais do que ganharam, e acabaram entendendo que a China não é o quintal deles.
    Na verdade, o mais ridículo disso tudo, é acharmos que dependemos da ESPN para a evolução do skate no Brasil. É apenas marketing o que eles fazem, acredite. Por isso estiveram por 6 anos em Shanghai, a capital econômica da China. Na verdade capital econômica financeira da grande ASIA.
    Na minha opinião, nós precisamos é de união nessa hora, e botar esses caras pra correr do Brasil. Simplesmente podemos — JUNTOS — expulsar esses caras da nossa casa — como eles fazem por hábito quando não estão satisfeitos —, porque o que eles querem é apenas dar aquela falsa aparência de estarem num lugar irado.. tudo “pra inglês ver”.
    São MUITOS interesses em jogo meu amigo, e você teve a coragem de colocar sua opinião, parabéns mais uma vez. Acho que é por aí.
    Os brasileiros estão acostumados a aceitar TUDO que os americanos querem fazer na nossa casa. Como assim?! Podemos “provocar” a REDE GLOBO então, para fazer algo melhor? Lembra da última tentativa da GLOBO no Esporte Espetacular?! Realmente um fiasco, me perdoe a organização do evento, mas os caras não tiveram a COMPETENCIA de fazer uma cobertura de boa qualidade, muito menos a pista de segunda categoria, que foi ALUGADA para o evento. Economizaram na tenda, na pista alugada, e perderam uma fortuna com os patrocinadores do evento, realmente uma vergonha.. um MICO internacional.
    Aí eu me pergunto: se a REDE GLOBO não teve essa competência, Sérgio Cabral & Geraldo Alckmin é que vão pagar o pato?! Coitados dos caras, vai ver que nunca andaram de skate, e nem pensam nisso, muito provavelmente.
    Então chega a ESPN para fazer o que a REDE GLOBO não teve competência para realizar, e todo mundo sai ganhando. A GLOBO finge que faz parte do negócio, ganha pela licença de transmitir os jogos, o estado de Foz do Iguaçu ganha para sediar o evento, e todo mundo ainda por cima acredita que o turismo ganhou alguma coisa. É uma verdadeira comédia meu amigo.
    Sinceramente, não sei a quem podemos recorrer. O PAPA nem deve andar de skate, muito menos a Dilma. Skatista brasileiro é todo mundo duro. A única coisa que podemos realmente fazer, é dar uma zoada nesses caras e convocar TODOS os skatistas brasileiros, principalmente os profissionais convidados para o evento a boicotarem o evento. Agora: pergunta aos convidados se eles tem a CORAGEM de não comparecer? Tá todo mundo “comprado” irmão! Isso conta ponto!
    Pode rolar no máximo, uma passeata de skatistas na praia de Ipanema, em protesto contra a essa escolha ridícula. Vai ver até que é essa mesmo a estratégia da ESPN. Cairia muito bem para eles, uma mega passeata de jovens skatistas implorando para a ESPN vir para nossa casa!! Ah, fala sério!! Pensando bem é uma péssima idéia!
    Mas se a passeata for para mandar os caras para Argentina, e que isso retorne para os skatistas brasileiros como uma lição, e a partir daí, procurarmos nos organizar para realizar nossos próprios MEGA GAMES, aí eu estou dentro! Até a REDE GLOBO e o ESPORTE ESPETACULAR, tem a chance de se redimir com o público e fazer a coisa certa dessa vez. Mas pergunta a GLOBO se eles preferem assumir o risco, ou apenas “ganhar algum” com a ESPN sem esquentar a cabeça! Eu sinceramente, acredito que eles prefiram vestir a camisa da ESPN : )
    Em junho estou no Brasil! Podemos marcar uma reunião?!
    Saudações de Shanghai!

  26. Márcio Luiz disse:

    Bem, eu estava pesquisando sobre a escolha de Foz como sede dos X games no Brasil e me deparei com sua postagem a respeito. Achei bastante interessante seu comentario mas acredito que você não esteja bem informado quanto à cidade de Foz do Iguaçu. Há muitos anos a cidade é “sim” sede de vários jogos internacionais como os “jogos mundiais da natureza” que mesmo na década de noventa, já era sediado em Foz. Além deste e outros com foco em esportes aquáticos, houve um recente que foi o campeonato mundial de skate tendo como palco o Parque nacional do Iguaçu e aconteceu no final de 2011 (http://espn.estadao.com.br/skate/post/227750_VIDEO+CAMPEONATO+INTERNACIONAL+DE+MINIRRAMPA+EM+FOZ+DO+IGUACU). Além disso, concordo com relação à estrutura hoteleira não ser a mesma do cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro, mas em proporção sua infra estrutura é muito maior levando em consideração que pelo fato da cidade possuir uma das 7 maravilhas mundiais da natureza e possoui o segundo lugar brasileiro como destino turistico (segundo a revista VEJA de 2011 (http://www.cataratasdoiguacu.com.br/portal/paginas/77-foz-do-iguacu-tem-o-privilegio-de-abrigar-espetaculos-mais-exuberantes-do-planeta.aspx). Foi escolhida como subsede da copa de 2014 justamente devido a sua infra-estrutura em geral. Concordo que São Paulo e Rio de Janeiro assim como outras cidades mereçam tanto quanto muitas outras do nosso país, mas o Brasil tem muito mais para oferecer e não se trata apenas de São Paulo e Rio.

    Abraços e visite Foz, que será muito bem recebido.

    Márcio Schlögl

    • evom disse:

      Olá Márcio,

      Obrigado por acessar nosso blog e por expressar sua opinião sobre o assunto. Também entendo seu ponto de vista, mas a questão aqui não se Foz Do Iguaçu possui uma das 7 maravilhas mundiais. Meu comentário no post também não diz respeito sobre os eventos de esportes aquáticos já realizados em Foz. Não sei se você reparou nos números que mencionei no post sobre eventos realizados já realizados no Brasil e sobre skatistas brasileiros.

      Pratico, divulgo, participo e comento eventos de esportes de ação no Brasil e pelo mundo há mais de 3 anos e a verdade é que Foz do Iguaçu não é a melhor cidade para receber um evento com os X Games. Nada contra a cidade mas meu pensamento é o inverso dos que pensam que um único evento isolado pode contribuir para o crescimento do esporte no Brasil. Entendo que se o evento fosse realizado em São Paulo ou Rio de Janeiro, locais com uma concentração infinitamente maior de praticantes, se compararmos a Foz do Iguaçu, o Brasil ganharia mais com isso.

      São Paulo e Rio de Janeiro são polos de esportes de ação e mesmo assim ainda ficam muito a desejar se compararmos com outros países.

      Foz do Iguaçu foi escolhida por interesse de uma meia dúzia e isso pra mim está claro. Você não precisa concordar comigo, mas o fato é que essa escolha não é melhor para o esporte brasileiro. Não se pratica Skate, BMX, FMX e outras modalidades dos X Games nas Cataratas do Iguaçu. É disso que estou falando.

      • Alexandre disse:

        De nada adianta ter um evento próximo do público-alvo se mesmo assim ele não continua ace$$ível. Será que toda essa grande massa que você menciona dos grandes centros teria capacidade de participar deste evento? Pensando ainda em custos: o evento é muito mais do que atletas, medalhas, promoção do esporte etc., o custo SP e RJ é muito maior do que o de Foz, em todos os aspectos (logística, hoteleiro, alimentação, imobiliário etc.).

        Conciliando uma série de variáveis a organização chegou na escolha de Foz. Assim os valores ficarão mais acessíveis a nível de Brasil, deixando muito mais democrático e participativo, ao invés de ter de encarar os maiores custos do mundo (SIM!) nestas grandes cidades que você mencionou, devido a um público que ficará na beira do alambrado por não ter condições de pagar um preço exorbitante nos grandes centros. Isso sem falar nos gargalos de infraestrutura que todos sabemos que são terríveis nestas cidades, ante a beleza e organização de Foz do Iguaçu que abriga o marco das três fronteiras.

        Dê uma chance para Foz. Com certeza a sua intenção apaixonada de divulgar o esporte também será atendida e o business será realizado, haverá sucesso e todo mundo fica feliz. Esse é o mundo real. Parabéns pelo Blog!

Deixe um comentário

Comentário

sml