As Melhores Marcas de Longboard

segunda-feira, fevereiro 20, 2012 @ 11:02 PM Autor: evom

O post de hoje vai para os amantes de longboard e praticantes do esporte que é considerado por muitos como “surf do asfalto”. Nós do blog evom tivemos contato com o skate na infância e gostamos de ajudar aqueles que estão iniciando no esporte. Já escrevi um post com dicas para quem quer comprar um longboard e diariamente recebemos diversos e-mails de pessoas com dúvidas sobre shapes, trucks e rodas de longboard.

Go Longboard!

Go Longboard!

Hoje vou falar aqui no evom sobre as melhores marcas de longboard (somente shapes), marcas que testei e ainda não, mas já tive opiniões de amigos longboarders. O shape de longboard é a parte mais cara na hora de montar um long e muitas pessoas têm dúvida de qual marca comprar. Não vou falar aqui sobre modelos, mas darei uma avaliação geral sobre as marcas que julgo como melhores considerando durabilidade e acabamento.

Um dos maiores problemas encontrados em shapes de longboard é o desfolhamento, que acontece devido à má qualidade da cola, ou do processo de prensagem das folhas de madeira. Já comentei sobre isso algumas vezes aqui no blog evom. Além da cola, a qualidade da madeira e o processo de produção, que inclui o corte e moldagem do shape, também são fatores que influenciam na durabilidade dos shapes de longboard.

Antes que alguém reclame que não falo sobre marcas brasileiras, quero deixar claro que já entrei em contato com diversas marcas brasileiras e não tive resposta de nenhuma. Sendo assim, vou falar só das marcas que já tive e testei.

Vamos ao que interessa. Se você já leu meu post com dicas para quem quer comprar um longboard e ainda tem dúvidas sobre qual shape é melhor, leia as avaliações abaixo.

Shape para longboard Sector 9

A Sector 9 é uma das marcas de longboard mais tradicionais e uma das que mais gosto. No mercado desde 1993, a Sector 9 é uma empresa Californiana que fabrica shapes de longboard, skate, rodas e os comercializa no mundo todo.
Quando o assunto é acabamento e durabilidade, os shapes da Sector 9 estão no topo da lista de melhores. Atualmente tenho dois shapes dessa marca, já testei diversos modelos e sinceramente são muito bons. O controle de qualidade da Sector 9 é fantástico e se você comprar um shape da marca e acontecer dele desfolhar, é só levá-lo até a loja que você ganha outro novinho. Eu nunca vi um shape de longboard da Sector 9 desfolhar, mas isso não significar que não possa acontecer.

Shape de Longboard Sector 9

Shape de Longboard Sector 9

Atualmente a Sector 9 comercializa mais de 20 modelos diferentes de shapes. Equipamentos de segurança, rodas para longboard e skate e roupas também fazem parte do portfólio de produtos da marca.

Veja o post que divulguei aqui no evom com um tour pela fábrica da Sector 9 em San Diego na Califórnia e acesse o site da marca Sector 9 para conhecer mais.

Shape para longboard Original Skateboards

A Original Skateboards é uma marca americana de Newton, New Jersey, criada em 2002, e que particularmente gosto muito. A Original Skateboards se preocupa em transmitir um estilo de vida em seus shapes. Todos os envolvidos no processo de produção dos shapes de longboard da Original Skateboards são surfistas, skatistas, longboards e snowboarders. A marca é famosa por seus shapes modelo pintail e trucks com sistema de molas, ao invés de amortecedores de borracha. O acabamento dos produtos da Original Skateboards são impecáveis.

Longboard Original Skateboards Apex 37

Longboard Original Skateboards Apex 37

Eu gosto bastante dessa marca e é difícil encontrar um shape de longboard da Original Skateboards em lojas brazucas. Se você ainda não conhece a marca, acesse o site oficial da Original Skateboards.

Shape para longboard Loaded Boards

A Loaded Boards é atualmente a “marca da moda”. No mercado desde 2000, a Loaded Boards é outra marca californiana que se destaca pela qualidade de seus decks. Os shapes da Loaded Boards custam uma fortuna aqui no Brasil e caíram no gosto dos longboarders devido a dezenas de vídeos postados pela marca na internet. A Loaded é uma das marcas que mais investem em pesquisa e desenvolvimento de equipamentos e a grande fonte de pesquisa é a própria rua. O departamento de marketing da Loaded Boards é composto por longboarders que ralam, na prática, pra testar e aperfeiçoar seus shapes e rodas.

Shape de Longboard Loaded Boards

Shape de Longboard Loaded Boards

Já testei alguns modelos de shapes da Loaded Boards e são fora de série. A Loaded não tem uma variedade tão grande de modelos como a Sector 9, mas os disponíveis estão entre os mais vendidos da atualidade. É difícil não encontrar um longboard da Loaded Boards pelas ladeiras aqui de São Paulo.

Também recomendo essa marca, inclusive será a minha próxima aquisição.

Se você ainda não conhece os shapes de longboard da Loaded Boards, acesse o site da marca e fique por dentro.

Shape para longboard Gravity Boards

A Gravity Skateboards é uma das marcas de skate mais tradicionais do mercado. Existente desde 1994, a Gravity Boards teve seu auge aqui no Brasil no início dos anos 2000. Já tive rodas e shapes da Gravity Boards e também é outra marca que recomendo. Os shapes da Gravity não são tão atrativos como os da Sector 9 e Loaded Boards, mas isso não significa que são de qualidade inferior. Assim como a maioria das marcas gringas os equipamentos da Gravity Boards são de boa qualidade e recomendados para skaters e longboarders todas as modalidades.

Shape de Longboard Gravity Boards

Shape de Longboard Gravity Boards

Acesse o site da Gravity SkateBoards e conheça mais sobre essa marca californiana.

Shape para longboard Bustin Boards

A Bustin Boards é uma marca americana de longboard. Criada em 2001 a Bustin Boards fabricada shapes para longboard, trucks e rodas. Os modelos dos shapes da Bustin são em maioria para a modalidade speed.

Shape de Longboard Bustin Boards

Shape de Longboard Bustin Boards

É difícil encontrar shapes da Bustin Boards aqui no Brasil e eu nunca vi um pelas ladeiras aqui de São Paulo. Ainda não tive oportunidade de testar um e se alguém que acompanha o blog evom quiser comentar algo sobre esse shape, deixe um comentário aqui no post.

Acesse o site da Bustin Boards e conheça mais sobre a marca.

Shape para longboard Loyal Dean

A Loyal Dean é uma marca californiana criada por Loyal, músico e marceneiro, e Dean, arquiteto e design. Juntos, Loyal e Dean somam mais de 25 anos de experiência. Os shapes de longboard da Loyal Dean são totalmente artesanais e a ideia é dar um ar “orgânico” aos shapes. Para isso, 40% da matéria prima utilizada na produção dos shapes de longboard é madeira reciclada.

Shape de Longboard Loyal Dean

Shape de Longboard Loyal Dean

Ainda não tive oportunidade de testar os shapes de longboard da Loyal Dean, mas parecem der muito bons. Eu disse parecem. Acesse o site da Loyal Dean e conheça mais sobre a marca.

Essas são as marcas de longboard que já tive, tenho, testei ou ouvi opinião de amigos. Existem diversas marcas de shapes de longboard disponíveis no mercado e recomendo que você teste o long de um amigo ou conhecido antes de comprar o seu.

Até o próximo post com dicas para quem pratica longboard.

Go longboard!

Categorias: esporte Tags:

Leia também:

Escrito por

blog evom

477 comentários to “As Melhores Marcas de Longboard”

  1. Mauricio benamor disse:

    Parabens pelo blog.
    Andava de skate qdo criança, e agora com 38 anos comprei um long.
    A marca GLOBE é boa pra dar um rolézão?
    Abcs

  2. Jean disse:

    Evom, blz?

    Cara ótimas dicas, parabéns pela iniciativa!!
    Então, tenho uma pivetinha de 5 anos, ela me pediu um skate…resumindo fui na galeria e comprei um lá pra ela iniciar…..agora quero montar um long pra que eu possa acompanhar ela nos roles….hahahah o que tenho feito correndo ao lado da ratinha!!
    Cara, já li grande parte de seus artigos, ainda tenho algumas dúvidas quanto a dureza das rodas, sei que preciso de uma com bastante grip, isso é fato, mas a roda com mais grip que encontrei foi uma 74a (nacional), umas gringas encontrei 77a, 80a, 81a, a diferença é mto grande quanto ao grip, Essa classificação das rodas obedeçe ao SI (sistema internacional)?
    Obrigado, e descuple se fui repetitivo quanto ao tema!!
    Abraço

    • evom disse:

      Fala, Jean.

      A maioria das rodas gringas com dureza abaixo dos 80A são boas pra grip. Não se preocupe muito com isso. Pra acompanhar sua filhinha você não vai precisar de velocidade, sendo assim até uma roda nacional pode funcionar bem.

      Abs.

  3. André disse:

    Po, faltou a Rayne e a Landyachtz

  4. evom disse:

    Galera,

    Tenho recebido centenas de comentários sobre melhor setup e avaliação de marcas. Parece sacanagem mas minha resposta é sempre a mesma: depende. Existem muitas opções de modelos e o que aconselho é testar o máximo de modelos possível antes de comprar um. O modelo que é legal pra mim, não necessariamente será legal pra você. Não existe regra, mas o que existe são marcas ruins e boas. As marcas que considero como boas estão todas aqui no site e em respostas minhas aqui nos comentários.

    Eu sei que é muito conteúdo pra ler, mas dêem uma navegada no site antes de fazer uma pergunta. Muita gente me pergunta a mesma coisa várias vezes. Gosto de dar atenção e ajudar a todos, independente se estão iniciando no esporte agora ou se já praticam há tempos, mas muita gente tem perguntado a mesma coisa e a resposta sempre está visível no site.

    Abs.

  5. Aldrin disse:

    Eai Evon, só de bueanas?!
    Tenho 1,85m, peso 92Kg e possuo um Longboard com trucks original S8 de 200mm, rodas orangatang In Heat 75mm 80a e shape pintail LandYachtz flexivel de babu 42″. Mando umas rasgadas bruais e uns slides nas descidas para reduzir a velocidade com facilidade, so que tenho dificuldades para retornar a minha base normal. Sera que meu shape não é o mais adequado para o meu estilo? Você pode me sugerir uma mudança?
    Vlw!!!

  6. Rick disse:

    boa noite, vocês conhecem o long SECTOR 9 MINI SHAKA? me recomendariam??? agradeço

  7. Delduque disse:

    Brother, o post ajudou muito… valeu! Se liga, eu to com um long montado nesse esquema:
    -Shape SurfOne 111cm Robert August (retão)
    -Truck invertido Paris 180mm
    -Rolamentos Koston Silver
    -Rodas Orangatang Durian 75mm 80a
    -Dois pads em cada truck

    To afim de montar algo pra speed / slide… o que eu posso aproveitar desse long? Abração, valeu pelo tempo!!

  8. mateus frey disse:

    Fala ae Evom!

    Irmão to montando meu primeiro long só pra da role, pra anda e faze umas curva massa. só que nao sei qual tipo de shape comprar, minhas outras peças são:

    Truck : Paris 180mm Adam Colton
    Rodas : Bustin Swift 70mm Black Longboard Wheels
    Rolamento : Bones Super Swiss 6

    Peso 65kg e tenho 1,80 , gostaria de saber qual o modelo de shape mais indicado pra mim.
    Vlw ae pelo otimo site, abraço

  9. Lucas Soares disse:

    Salve Evom, Ae tenho uma config para comprar, para iniciar no long.

    oque voce acha? ta dahora pra começar ?

    Medidas do Shape – 100 cm x 24 cm

    Truck Invertido CRAIL 180mm

    Rodas MENTEX 70mm 89A

    Rolamento BLACK SHEEP Abec 9

  10. pedro disse:

    qual dessas rodas é melhor para slides e downhill?. mais para slide.

    bustin five-O 72mm 80a
    orangatang moronga 83a
    bustin swift freeride 70mm 82a

    OBRIGADO

  11. pedro disse:

    esse setup é bom para mandar slides e para downhill?

    shape bustin sportster 36′
    paris v2 180 milimetros
    roda orangatang moronga 72,5 mm 83a
    rolamentos bones super wiss

    URGENTE !!!
    obrigado

  12. Arthur disse:

    Fala Evom,
    Estou numa duvida cruel: Pintail ou Apex? Gosto do estilo dos dois, usaria pra o que eles proporcionam mesmo, mas só não sei qual. Poderia me ajudar, com as características marcantes de cada um? Vlws

  13. Pedro disse:

    Eai Evom, beleza?

    Cara, o que você acha dos Longboards da Santa Cruz? Me parecem bem legais

    Abs!

  14. David Shakespeare disse:

    Qro montar meu 1º longboard qro pra passeio e pra tentar mandar uns slides ,qual dica vcs me daria pra min montar meu long ,qual marca de rodas tipo de shakes .

    vlw

  15. Daniel disse:

    Muito bom o site, parabéns. Tenho 15 anos e tenho um Sector 9 drifter. Dou role na orla, slides e algumas manobras de impacto.Pretendo comprar um Loaded tan tien e o truck sidewinder, mas não sei se eu compro o flex 1, 2 ou 3. E também não sei se esse truck é apropriado para oq eu faço.Por favor me ajude

  16. Andre disse:

    Olá EVOM;

    Montei um longboard, meu objetivo é executar slides e realizar algumas manobras fora o slide. como estou començando gostaria de uma opinião.

    Obrigado.

    Meu setup:

    Shape : Original Apex 40 AV Rocker Concave
    truck : Paris 180mm
    rodas: Powell Peralta 64mm G Bones White 97A
    rolamentos: Rolamento Bones Super Reds

  17. LUIZ disse:

    Boa tarde,

    Estou querendo montar meu 1º long, tenho um sobre peso consideravel de 160 kg.. gostaria de saber o que devo considerar na hora da compra das peças … o shape e etc..

    Conto com a opnião de vc’s..

    Obrigado,

  18. Alexandre M. disse:

    Brother, já usou ou sabe opinião sobre so shapes da Jaseboards? Abração,

  19. Eduardo Dantas disse:

    Boa noite,

    Estou entrando para modalidade Downhill Slide.

    Comprei um mes atrás um Semi Long da Globe, um Cruiser. Com rodas para slide, um Cruiser é bom para Slides??

    Abs

  20. silvio disse:

    evom rodas Roda Bustin Premier Formula 70mm 78a são boas para slide

  21. Lucas disse:

    Iae cara, tem como vc me dizer uma rodinha boa e vermelha ? De preferencia gringa
    Abss !

  22. marcelo disse:

    Parabens pelo site .

    Sou iniciante e estou tentando montar um long mais equilibrado ladeiras/slide, gostaria de saber se este setup esta legal ?qual medidas da roda me indicaria?
    setup:
    Montar um modelo contigo com esse setup sai por volta de quanto?

    Longboard

    Shape Black Sheep – Comprimento: 101cm / Largura: 24cm

    Truck Crail Invertido 180mm

    Rodas Orangatang Amarela (tem modelo mais falta medida)

    Rolamento Reds Bones

    Valeuuu

  23. Roni disse:

    eae galera,fui pra gringa a mais ou menos um mes,comprei um long completo da bustin por indicação do vendedor mesmo,nao me arrependi nem um pouco,sou local aqui de sao bernardo que como voces devem saber tem uma quantidade absurda de skatistas e longboarders devido a pista e altas ladeiras,entao pude compara-lo com outras marcas e na minha opiniao nao deve nada pra sector e outras,indico 100 % pra quem estiver em duvida,só passei pra deixar a dica mesmo,abraco galera e go longboard

  24. Marcelo disse:

    eu sei que a pergunta pode ser boa,mas lá vai.
    As rodas do meu longboard estão até agora inteiras.quanto tempo demora p a roda dele se gasta a ponto de não poder andar mais

  25. JP disse:

    andei no long de uns amigos pela primeira vez e gostei mt, gostaria q me indicasse algum long pra eu aprender, descobrir qual o meu estilo e talz.

    • evom disse:

      Existem muitas opções de modelos e o que aconselho é testar o máximo de modelos possível antes de comprar um. O modelo que é legal pra mim, não necessariamente será legal pra você.

      Abs.

  26. Wilton disse:

    Dae pessoal,

    Parabéns pelo site, muito bom. O fato é que eu só descobri depois de comprar um longboard da Globe – New atlantic, gastei 800,00 reais e acho que fiz mal negócio, gostaria de saber a opinião de vcs quanto a este modelo. Estou começando agora e quero descer pequenas ladeiras e fazer sliders pelo menos para conseguir parar rapidamente. O que me dizem do long? é bom para o que eu quero?

    vlw.

    • evom disse:

      Wilton,

      Muita gente me escreve perguntando sobre os longboards da Globe. Eu nunca usei/testei e algumas pessoas que comentam aqui gostam e outras não. A Globe faz longboards para passeio e não para performance.

      Abs.

Deixe um comentário

Comentário

sml