Dicas para quem quer comprar um Longboard

sábado, dezembro 17, 2011 @ 04:12 PM Autor: evom

Longboard é um dos assuntos mais comentados aqui no evom e recebemos vários e-mails sempre que postamos algo sobre equipamentos e acessórios para longboard. Para ajudar quem está iniciando no esporte e tem dúvidas sobre como montar um longboard, vamos dar aqui algumas dicas básicas.

Vale lembrar que a variedade de marcas nacionais e importadas é grande, e a variação de valores também, por isso, não vamos citar marcas. Temos preferência por algumas marcas, mas vamos deixar a escolha a critério de nossos leitores. Se vocês quiserem opiniões sobre marcas podem nos mandar e-mails.

Longboard Slide

Longboard Slide

Quando as pessoas me perguntam qual longboard devem comprar eu recomendo fazer um “test drive” em um longboard de alguém antes de investir uma grana. Se você nunca teve um longboard, é legal fazer testes em alguns modelos diferentes pra sentir em qual você ficará mais confortável. Que tipo de shape escolher é sempre a maior dúvida, por isso vale pena andar no máximo de modelos possível antes de comprar o seu.

Antes de comprar seu primeiro longboard, você deve ter em mente que tipo de rolê vai querer fazer. Longboard para downhill slide é diferente de um long para downhill speed, que é diferente de um longboard para andar em pista e por aí vai. Se você não sabe a diferença entre as modalidades de longboard, nós explicamos:

Longboard Downhill Slide

Downhill slide é a modalidade do skate e longboard onde o skatista ou longboarder desde ladeiras realizando diversos tipos de manobras. Essa é a modalidade que nós do blog evom mais gostamos e praticamos. Essas manobras podem ser executadas em pé, com apoio das mãos no chão (usando luvas especiais) e até mesmo com os joelhos (com uso de joelheiras).
O downhill slide é chamado por alguns de freeride.

Longboard Speed

Speed é a modalidade do longboard onde a velocidade é o objetivo único. Nas competições de longboard speed os atletas podem alcançar velocidades que superam os 100 kilometros por hora. Para praticar essa modalidade você precisará de um longboard muito específico e equipamentos de segurança como macacão de couro, luvas e capacete especial para proporcionar maior aerodinâmica.

Longboard Street

Assim como no skate, o longboard street é praticado em pistas (cobertas ou não) com os mesmos obstáculos usados no skate street. Também é possível andar de longboard em bowl, banks e snakes. Não é muito comum ver alguém praticando longboard street, mas eu já conheci algumas pessoas que adoravam.

Bom, vamos às dicas para quem quer comprar um longboard. Vale lembrar que são dicas e não regras.

Shape

Para comprar o shape você deve estar atento a dois fatores básicos: tamanho e concave. O tamanho do shape de longboard é medido em polegadas (2,54 centímetros) e para ser considerado longboard o shape deve ter no mínimo 40 polegadas (100 centímetros). Se tiver menos que isso é considerado como semi-long. O tamanho ideal varia conforme o tamanho da pessoa. O legal é você escolher um shape com tamanho que te deixe mais confortável possível, ou seja, com as pernas nem muito abertas, nem muito fechadas.
O concave (côncavo em português) é a curvatura que o shape tem para dentro. Shapes com concave são mais fáceis de virar nas curvas, pois as bordas praticamente se encaixam na curvatura dos pés.

Formato de shapes

Algumas pessoas me perguntam qual o formato ideal para o shape de longboard. A resposta é: depende muito. Se você quer fazer manobras de Street, o ideal é um shape que tenha tail (parte de trás, ou calda, inclinada para cima) e nose (parte da frente, ou nariz, inclinada para cima). Se você quer fazer Speed o ideal é um shape reto, sem tail e nose, para proporcionar melhor aerodinâmica.

Para downhill slide o ideal é um shape menor, com tail e nose, pois quanto menor for a distancia entre-eixos mais fácil é mandar manobras de giro e slides. Nesse caso tail e nose servem para realizar manobras em que o shape raspa no chão como, tail slide, nose slide e ollie. Se você não for chegado em manobras e gosta de “surfar” nos asfalto (surf style), o ideal é um shape maior para fazer caminhadas (walking) etc,.

Trucks

Truck de longboard

Truck de longboard

O truque é a peça onde as rodas do longboard são presas e são medidos em milímetros. Existem diversos modelos disponíveis no mercado. Os trucks são compostos por cinco peças: base (que fica presa ao shape), trave e eixo (que prendem a roda), parafuso central (que prende a trave na base), e amortecedores (que dão a mobilidade aos trucks).   Quanto maior for a trave, mais aderência o longboard terá. Por exemplo: trucks com trave de 180MM, ou mais, são mais indicados para velocidade. Trucks com 160MM são mais indicados para slides. Dependendo da modalidade é necessário a utilização de um truck específico. Para Speed, por exemplo, os trucks são projetados para oferecer maior velocidade possível com menor atrito e uniformidade do gasto das rodas. Para street a trave tem que ser muito resistente para agüentar os impactos. Já para downhill slide o angulo da base e da trave influenciam no desempenho das manobras.

Considerando que as dicas desse post valem para quem está iniciando no esporte, escolha um truck mais simples (básico de 160MM) que custa menos e a medida em que você for evoluindo adquira um que tenha mais a ver com seu estilo de andar e modalidade. Os trucks nacionais são muito bons e são uma boa alternativa custo/benefício.

A medida dos trucks também tem relação com o formato do shape que você escolher. Por exemplo: se seu shape for muito largo, um truck de 160MM pode ser muito pequeno e as rodas ficarão escondidas.

Rodas e rolamentos

Assim como em todo esporte, quanto melhor for o equipamento melhor será a performance. Por isso, as rodas e rolamentos têm total influência no desempenho de seu longboard. A grande maioria das rodas de longboard são fabricadas em poliuretano e na hora de comprar a sua, esteja atento aos seguintes fatores: dureza, tamanho e área de contato.

Rodas de Longboard Orangatang

Rodas de Longboard Orangatang

A dureza de rodas de skate e longboard é medida pela escala ASTM. Em resumo é o número acompanhado da letra “A”. Quanto maior for o número mais dura será a roda, quanto menor o número mais macia será a roda. Rodas macias têm mais grip (aderência) e rodas mais duras são mais soltas, escorregam mais. Por exemplo, uma roda 75A é mais macia que uma roda 86A, e assim por diante. Rodas com mais grip são adequadas para quem está começando pois dão mais estabilidade em curvas (não desgarram). Rodas com menos grip são mais adequadas para quem gosta de mandar manobras com slide e giro. Existem rodas intermediárias, que proporcionam grip e slides. A escolha da melhor roda depende muito do estilo que você quer desenvolver e de sua habilidade. Nós aqui do blog evom sempre gostamos de usar rodas intermediárias.

O tamanho da roda também é outro fator importante. O tamanho das rodas de longboard é definido em milímetros (MM). Quanto maior for o tamanho da roda maior deve ser a distancia entre o shape e os trucks, pois se você não tiver uma distancia mínima, ao fazer uma curva o shape vai ter contato com as rodas fazendo com que elas travem e você poderá levar um belo tombo. Para aumentar essa distancia é necessário o uso de Pads (que explicaremos abaixo). A maioria dos longboarders usar rodas com 70MM.

Área de contato, como o próprio nome diz, é a parte de roda de fica em contato com o chão. A área de contato de rodas de longboard também é medida em MM (milímetros). Quanto maior for a área de contato, mais aderência a roda terá.

Os rolamentos são fundamentais e existem diversas opções disponíveis no mercado. Pra quem está começando, rolamentos ABEC1 são mais indicados por sua resistência. Existem diversos rolamentos gringos que são recomendados para quem quer velocidade.

Pads

Pads são apoios que ficam entre o shape e os trucks. Os pads servem para aumentar a distância entre o shape e as rodas, fazendo com que a roda do longboard não encoste no shape quando você fizer uma curva.

Pads para longboard

Pads para longboard

Geralmente os pads são fabricados em plástico ou borracha. Dependendo do modelo de seu shape, obrigatoriamente terá que usar pads.

Essas são as dicas básicas para quem quer montar seu primeiro longboard e não sabe por onde começar. Caso vocês tenham alguma dúvida, deixem comentários nesse post que eu respondo aqui mesmo.

Não esqueça de usar equipamentos de segurança como capacete, luvas e joelheiras.

Go longboard!

Categorias: esporte Tags:

Leia também:

Escrito por

blog evom

1.145 comentários to “Dicas para quem quer comprar um Longboard”

  1. Renato Lopes disse:

    boa noite. durante as férias adquiri um long e satisfiz meu desejo e andar em um. me adaptei muito bem a ele e estou apaixonado pelo meu carrinho. já estou fazendo carving e até peter pan já saiu. mas estou com alguma dificuldade em aprender os slides, que soube não ser tão difícil. meu long é rebaixado, e pelo que andei lendo é específico para downhill speed. gostaria de saber se ainda assim eu consigo desenvolver downhill slide com ele ou se terei de comprar um shape mais apropriado? valeu por compartilharem seus conhecimentos…o blog é muito é muito bom. até mais.

  2. Cidão disse:

    Olá Amigo.

    Eu, hoje com 47 anos, já andei de skate pela ruas de Sampa há muito tempo atrás. Recentemente, em passeios de bike com minha esposa, nos parques de São Paulo (Ibira, Vila Lobos, São Bernardo do Campo, onde moro, enfim …) fiquei muito a fim de comprar um Longboard pra mim, só de ver a rapaziada tirando um lazer. Voce acha que ainda há tempo pra isso??? Pretendo dar uns roles de boa, como dizem hoje, e, quem sabe, até mandar uns slides. Mas o intuito é me divertir e matar saudades da juventude. Irei à Orlando em abril. Seria melhor eu esperar e comprar por lá, ou posso fazê-lo aqui?? Li seus vários post que, diga-se de passagem, são excelentes e esclarecedores. Penso que um shape Pintail 40 ou 43, com truck 160mm e rodas 70mm 80A seria uma boa configuração, não??
    Abraço.

    • evom disse:

      Olá, Cidão.

      Nunca é tarde para iniciar no longboard. Conheço pessoas com mais de 50 anos que praticam longboard.
      Comprar nos EUA vai ser bem mais barato e a configuração que você listou é bem legal.

      Abs.

    • Everson disse:

      Cara eu to voltando depois de uns quase 18 anos longe do Skate e voltei pelo longboard também. To com 35 anos e te digo… Nunca é tarde mano velho!!!!!

  3. Lucas Senos Coutinho disse:

    Eu queria comprar um longbord, mas estou muito na duvida no que eu devo procurar. Eu queria um longbord que durasse, que eu pudesse mandar slide, e ollie sem perigo de quebrar a roda, e pudesse descer uma ladeira sem intenção de mandar um slide sem perder a aderência. Será que você poderia me dar um exemplo de loja, ou um estilo de long no qual eu deveria procurar para ter o skate ideal sem custar os olhos da cara, ou eu teria que montar ele do zero para conseguir isso?

    • evom disse:

      Olá, Lucas.

      Se você for de São Paulo a Galeria do Rock, que fica na Rua 24 de Maio no centro, é disparado o melhor lugar para comprar um longboard.

      Lá existem milhares de opções para todos os gostos e todos os bolsos também. Você vai encontrar modelos que atendam sua necessidade. Não costumo comprar pela internet.

      Abs.

      • gabriel disse:

        Olá equipe evom,
        Vou comprar meu primeiro long pra aprender a dar slides, irei usa-lo para freeride e manobra, estou na dúvida se compro da marca original ou da loaded, voces podem me dizer se na galeria do rock encontro long da original, e com sua experiência queria saber se me recomenda original ou loaded?

        • evom disse:

          Olá, Gabriel.

          Na Galeria você encontra as 2 marcas, sem dúvida. Eu gosto das 2, mas vale ressaltar que aprender slides exige muito treino e boas rodas.

          Abs.

  4. Victor disse:

    Queria saber se o setup que eu fiz ficou bom …

    Shape: Original Freeride 38″ W concave
    Trucks: Bear 852 Grizzly 180mm
    Rodas: Kryptonics classic 70mm
    Rolamentos: Bones reds
    ps: gosto de freeride e slides
    vlw.

  5. Lucas disse:

    Salve rapaziada,
    Sou iniciante no assunto e queria saber se o long que achei para comprar é uma boa,comprei um Surfeeling,The diamond new.

    Abração!

  6. caio disse:

    oi fui em uma loja e quero comprar um long ele tem abec 11 e mas ou menos 120 cm só q ao pegar nas rodas dele percebi que não são tão apertadas mas num é tão frouxa não é firme mas também não tão apertada entende; então gostaria de saber se isso é normal??

  7. gabriel nascimento disse:

    Oi amigos , gosto de longboard to afim de comprar um no modelo Mini Longboard . tenho 93 kilos , gostaria de saber se ele vai me aguentar e nao vai quebrar . E se nao for icomodo me indique uma marca boa para q nao ocorra essa fato .Desde ja grato.

  8. Maria Júlia disse:

    Eu já andei no skate normal do meu irmão , achei meio difícil de me equilibrar , mas já andei também no long, achei muito mais fácil de andar .
    Como estou começando eu queria alguma dica do que eu posso comprar , pois aqui na minha cidade não tem muitos lugares para andar e eu não vou fazer manobras por um bom tempo .. Então vcs poderiam me ajudar a escolher algum, só para meu começo ?
    Qualquer coisa, vcs tem meu e-mail .. Obrigada ! *-*

    • evom disse:

      Oi, Maria.

      Aqui em São Paulo, capital, existem muitas lojas. Eu não costumo comprar pela web.
      Se algum dia você estiver em SP, ou tiver algum parente que more aqui, o melhor lugar para comprar é a Galeria do Rock, que fica na Rua 24 de maio no centro. Lá existem dezenas de lojas.

      Abs.

  9. Camilla disse:

    Olá, queria saber se o shape e rodas da Traxart são bons?? A roda é 76MM, 78 A.

    Vlw

  10. Kimberlly disse:

    Oi, estou querendo começar a andar… dai estava conversando com uns amigos que andam de skate e longboard e eles me disseram pra comprar um long com abec de 5 a 7 porem, nao sei andar ainda… nem de skate nem de long (risos) e nesta postagem vocês estão dizendo pra iniciantes é bom o abec 1… devo comprar um longboard com abec 1 e quando eu estiver “um pouquinho boa” e saber exatamente pegar equilibrio e tals trocar o abec? por favor me ajudem… que tipo de long devo comprar etc

  11. Alex disse:

    Gostaria de adquirir um long, mas tenho muitas dúvidas o que comprar. Vou andar no asfalto (role) e tenho 100 kg. Qual a melhor escolha na faixa de R$900,00:

    Long Dusters Califórnia – The Doors: The Duster’s The Doors Mojo Rising Bamboo Longboard 8.75 x 37 is a Custom V-ply top with a bamboo bottom, it also has Wood burned logos, the griptape is clear Broadcast griptspe Slant 150 mm inverted trucks, Gold hardware, 1/8″ risers and 65 mm 83A.

    Sector 9 Mundaka: ossui Shape sector 9 em madeira importada com as seguintes medidas: Comprimento: 106cm / Largura: 22cm / Peso aprox: 3,7kg. Truck Sector 9 Gullwing 160mm, Roda Sector 9 70mm 75A White, Rolamento Importado Sector 9 Abec 5, Pad e lixa.

    Obrigado.

  12. joao ribeiro disse:

    to montando um long para freeride e slide esse ficaria bom?
    Shape Sector 9 – Cloud 9
    TRUCK GULLWING CHARGER II
    Rodas Sector 9 – Slide Wheels 70mm 80a
    rolamento bones

  13. David disse:

    Boa tarde pessoal!
    Vi uns vídeos no canal off, no youtube e apaixonei pelo esporte. Queria comprar um longboard para mim e não sei qual comprar, acho que no começo seria só para surfar no asfalto até aprender…qual modelo seria apropriado para mim? queria comprar completo, tem algum site indicado? obrigado!!!

    • evom disse:

      Olá, David.

      O que recomendo é testar o máximo de modelos antes de comprar um. Cada um tem uma preferência. Geralmente o modelo Pintal é preferido por quem está iniciando.

      Abs.

  14. Caio disse:

    Olá, comprei 1 semilong usado da Globe, ele possui tail, os rolamentos dele estão um pouco ruins.

    O que acham do semilong da marca Globe? Qual rolamento coloco nele?

    • Alexandre disse:

      cara,o semi-long da globe é muito bom,eu tenho um tambem,se vc quer slide,um Abec7 resolve sem problema mais se voce quiser speed a marca Red Bones vai ser a melhor opçao

  15. Vívian disse:

    Pessoal…
    tava pesquisando sobre long e achei esse site que é muito massa!! Adorei o post mas não consegui descobrir qual seria minha melhor opção.

    Vou falar rapidinho e espero que vocês possam me ajudar: estou fazendo intercâmbio, mas desde que estava no Brasil tinha vontade de comprar um long. A diferença é que aqui eu tenho muito mais tempo livre que lá e descobri um lugar massa que da pra passear de boa. E, claro que eu pensei logo em arrumar um longboard pra mim. :)

    O problema é: eu não conheço NADA a respeito. Não tenho a noção de qual modelo seria melhor pra mim, já que pretendo passear, mas gosto de velocidade…

    Como não entendo, entrei no site de uma loja perto de onde moro e vi uns modelos, mas preciso de ajuda pra saber o que faço…

    Se vocês puderem, ficaria MUITO agradecida ^^

    valeu

    • evom disse:

      Olá, Vivian.

      O modelo Pintal é muito utilizado por quem está iniciando. É muito popular. Mas, não existe regra. Aconselho dar uns rolês em alguns modelos antes de comprar o seu.
      Não se esqueça de comprar equipamentos de segurança, pelo menos capacete.

      Abs.

    • Alexandre disse:

      depois que testar uns longs,vc deveria tentar um shape da element com uma rodinha de 86A que tem boa aderencia,fazendo com que voce possa pegar velocidade,os rolamentos de velocidade que eu recomendo sao os da red bones pois eles desenvolvem bem,e compre um truck largo com 180mm que vai ser muito bom

  16. Richard disse:

    Queria saber qual o melhor long, para dar um role na rodovia sussa que tem aqui na cidade da uns 10 km, ou seja um long que tenha velocidade pra ir andando e curtindo ao mesmo tempo qual seria o ideial?

    • evom disse:

      Não existe regra, Richard. Aconselho dar uns rolês em alguns modelos antes de comprar o seu.
      Não se esqueça de comprar equipamentos de segurança, pelo menos capacete.

      Abs.

  17. Douglas Pinheiro disse:

    Adorei o post. Me apaixonei pelo esporte e quero praticar.
    Preciso de uma dica de qual modelo comprar já que não sei andar ainda
    Obrigado !

  18. Rubem disse:

    Olá EVOM!
    Estava procurando algumas informações sobre rodas na internet e achei o seu blog.
    Gostaria primeiramente de parabenizá-los pela mensagem que vocês passam com esse nome. Achei o máximo! Gostaria também de dizer a vcs que este blog apresenta um conteúdo maravilhoso, referente aos assuntos abordados..
    Parabéns a vcs por conduzirem muito bem este blog.

  19. Vinícius Rodrigues disse:

    cara, eu quero sabe um bom rolamento e umas rodas boa, para velocidade e manobras! qual o melhor APEX40 ou 41 ?

  20. evom disse:

    Galera,

    Tenho recebido centenas de comentários sobre melhor setup e avaliação de marcas. Parece sacanagem mas minha resposta é sempre a mesma: depende. Existem muitas opções de modelos e o que aconselho é testar o máximo de modelos possível antes de comprar um. O modelo que é legal pra mim, não necessariamente será legal pra você. Não existe regra, mas o que existe são marcas ruins e boas. As marcas que considero como boas estão todas aqui no site e em respostas minhas aqui nos comentários.

    Eu sei que é muito conteúdo pra ler, mas dêem uma navegada no site antes de fazer uma pergunta. Muita gente me pergunta a mesma coisa várias vezes. Gosto de dar atenção e ajudar a todos, independente se estão iniciando no esporte agora ou se já praticam há tempos, mas muita gente tem perguntado a mesma coisa e a resposta sempre está visível no site.

    Abs.

    • Edson disse:

      URGENTE, ME AJUDEM
      estou fechando a compra de um longboard sector 9 SPROCKET, busco slides em geral. Alguém tem ou já andou nesse long?

  21. Flávio Branco disse:

    Boa tarde

    Sou iniciante e estou montando um longboard com rodas Orangotang, modelo Durian, dureza 86a (amarela), truck Crail invertido 180mm, rolamentos Redbones e shape Eleven de comprimento 40 cm e largura 24 cm. Tenho interesse em dowbhill e quem sabe me arriscar em slides. Gostaria de saber se esse shape flat é adequado para mim e se a Eleven é uma boa fabricante. Tenho opção de mudar o shape para um carve (simétrico), mas realmente estou em dúvida de qual devo escolher. Agradeço pelas orientações. Forte abraço.

  22. Rick disse:

    Landyachtz ou Sector 9??? qual q melhor???

Deixe um comentário

Comentário

sml