Dicas para quem quer comprar um Longboard

sábado, dezembro 17, 2011 @ 04:12 PM Autor: evom

Longboard é um dos assuntos mais comentados aqui no evom e recebemos vários e-mails sempre que postamos algo sobre equipamentos e acessórios para longboard. Para ajudar quem está iniciando no esporte e tem dúvidas sobre como montar um longboard, vamos dar aqui algumas dicas básicas.

Vale lembrar que a variedade de marcas nacionais e importadas é grande, e a variação de valores também, por isso, não vamos citar marcas. Temos preferência por algumas marcas, mas vamos deixar a escolha a critério de nossos leitores. Se vocês quiserem opiniões sobre marcas podem nos mandar e-mails.

Longboard Slide

Longboard Slide

Quando as pessoas me perguntam qual longboard devem comprar eu recomendo fazer um “test drive” em um longboard de alguém antes de investir uma grana. Se você nunca teve um longboard, é legal fazer testes em alguns modelos diferentes pra sentir em qual você ficará mais confortável. Que tipo de shape escolher é sempre a maior dúvida, por isso vale pena andar no máximo de modelos possível antes de comprar o seu.

Antes de comprar seu primeiro longboard, você deve ter em mente que tipo de rolê vai querer fazer. Longboard para downhill slide é diferente de um long para downhill speed, que é diferente de um longboard para andar em pista e por aí vai. Se você não sabe a diferença entre as modalidades de longboard, nós explicamos:

Longboard Downhill Slide

Downhill slide é a modalidade do skate e longboard onde o skatista ou longboarder desde ladeiras realizando diversos tipos de manobras. Essa é a modalidade que nós do blog evom mais gostamos e praticamos. Essas manobras podem ser executadas em pé, com apoio das mãos no chão (usando luvas especiais) e até mesmo com os joelhos (com uso de joelheiras).
O downhill slide é chamado por alguns de freeride.

Longboard Speed

Speed é a modalidade do longboard onde a velocidade é o objetivo único. Nas competições de longboard speed os atletas podem alcançar velocidades que superam os 100 kilometros por hora. Para praticar essa modalidade você precisará de um longboard muito específico e equipamentos de segurança como macacão de couro, luvas e capacete especial para proporcionar maior aerodinâmica.

Longboard Street

Assim como no skate, o longboard street é praticado em pistas (cobertas ou não) com os mesmos obstáculos usados no skate street. Também é possível andar de longboard em bowl, banks e snakes. Não é muito comum ver alguém praticando longboard street, mas eu já conheci algumas pessoas que adoravam.

Bom, vamos às dicas para quem quer comprar um longboard. Vale lembrar que são dicas e não regras.

Shape

Para comprar o shape você deve estar atento a dois fatores básicos: tamanho e concave. O tamanho do shape de longboard é medido em polegadas (2,54 centímetros) e para ser considerado longboard o shape deve ter no mínimo 40 polegadas (100 centímetros). Se tiver menos que isso é considerado como semi-long. O tamanho ideal varia conforme o tamanho da pessoa. O legal é você escolher um shape com tamanho que te deixe mais confortável possível, ou seja, com as pernas nem muito abertas, nem muito fechadas.
O concave (côncavo em português) é a curvatura que o shape tem para dentro. Shapes com concave são mais fáceis de virar nas curvas, pois as bordas praticamente se encaixam na curvatura dos pés.

Formato de shapes

Algumas pessoas me perguntam qual o formato ideal para o shape de longboard. A resposta é: depende muito. Se você quer fazer manobras de Street, o ideal é um shape que tenha tail (parte de trás, ou calda, inclinada para cima) e nose (parte da frente, ou nariz, inclinada para cima). Se você quer fazer Speed o ideal é um shape reto, sem tail e nose, para proporcionar melhor aerodinâmica.

Para downhill slide o ideal é um shape menor, com tail e nose, pois quanto menor for a distancia entre-eixos mais fácil é mandar manobras de giro e slides. Nesse caso tail e nose servem para realizar manobras em que o shape raspa no chão como, tail slide, nose slide e ollie. Se você não for chegado em manobras e gosta de “surfar” nos asfalto (surf style), o ideal é um shape maior para fazer caminhadas (walking) etc,.

Trucks

Truck de longboard

Truck de longboard

O truque é a peça onde as rodas do longboard são presas e são medidos em milímetros. Existem diversos modelos disponíveis no mercado. Os trucks são compostos por cinco peças: base (que fica presa ao shape), trave e eixo (que prendem a roda), parafuso central (que prende a trave na base), e amortecedores (que dão a mobilidade aos trucks).   Quanto maior for a trave, mais aderência o longboard terá. Por exemplo: trucks com trave de 180MM, ou mais, são mais indicados para velocidade. Trucks com 160MM são mais indicados para slides. Dependendo da modalidade é necessário a utilização de um truck específico. Para Speed, por exemplo, os trucks são projetados para oferecer maior velocidade possível com menor atrito e uniformidade do gasto das rodas. Para street a trave tem que ser muito resistente para agüentar os impactos. Já para downhill slide o angulo da base e da trave influenciam no desempenho das manobras.

Considerando que as dicas desse post valem para quem está iniciando no esporte, escolha um truck mais simples (básico de 160MM) que custa menos e a medida em que você for evoluindo adquira um que tenha mais a ver com seu estilo de andar e modalidade. Os trucks nacionais são muito bons e são uma boa alternativa custo/benefício.

A medida dos trucks também tem relação com o formato do shape que você escolher. Por exemplo: se seu shape for muito largo, um truck de 160MM pode ser muito pequeno e as rodas ficarão escondidas.

Rodas e rolamentos

Assim como em todo esporte, quanto melhor for o equipamento melhor será a performance. Por isso, as rodas e rolamentos têm total influência no desempenho de seu longboard. A grande maioria das rodas de longboard são fabricadas em poliuretano e na hora de comprar a sua, esteja atento aos seguintes fatores: dureza, tamanho e área de contato.

Rodas de Longboard Orangatang

Rodas de Longboard Orangatang

A dureza de rodas de skate e longboard é medida pela escala ASTM. Em resumo é o número acompanhado da letra “A”. Quanto maior for o número mais dura será a roda, quanto menor o número mais macia será a roda. Rodas macias têm mais grip (aderência) e rodas mais duras são mais soltas, escorregam mais. Por exemplo, uma roda 75A é mais macia que uma roda 86A, e assim por diante. Rodas com mais grip são adequadas para quem está começando pois dão mais estabilidade em curvas (não desgarram). Rodas com menos grip são mais adequadas para quem gosta de mandar manobras com slide e giro. Existem rodas intermediárias, que proporcionam grip e slides. A escolha da melhor roda depende muito do estilo que você quer desenvolver e de sua habilidade. Nós aqui do blog evom sempre gostamos de usar rodas intermediárias.

O tamanho da roda também é outro fator importante. O tamanho das rodas de longboard é definido em milímetros (MM). Quanto maior for o tamanho da roda maior deve ser a distancia entre o shape e os trucks, pois se você não tiver uma distancia mínima, ao fazer uma curva o shape vai ter contato com as rodas fazendo com que elas travem e você poderá levar um belo tombo. Para aumentar essa distancia é necessário o uso de Pads (que explicaremos abaixo). A maioria dos longboarders usar rodas com 70MM.

Área de contato, como o próprio nome diz, é a parte de roda de fica em contato com o chão. A área de contato de rodas de longboard também é medida em MM (milímetros). Quanto maior for a área de contato, mais aderência a roda terá.

Os rolamentos são fundamentais e existem diversas opções disponíveis no mercado. Pra quem está começando, rolamentos ABEC1 são mais indicados por sua resistência. Existem diversos rolamentos gringos que são recomendados para quem quer velocidade.

Pads

Pads são apoios que ficam entre o shape e os trucks. Os pads servem para aumentar a distância entre o shape e as rodas, fazendo com que a roda do longboard não encoste no shape quando você fizer uma curva.

Pads para longboard

Pads para longboard

Geralmente os pads são fabricados em plástico ou borracha. Dependendo do modelo de seu shape, obrigatoriamente terá que usar pads.

Essas são as dicas básicas para quem quer montar seu primeiro longboard e não sabe por onde começar. Caso vocês tenham alguma dúvida, deixem comentários nesse post que eu respondo aqui mesmo.

Não esqueça de usar equipamentos de segurança como capacete, luvas e joelheiras.

Go longboard!

Categorias: esporte Tags:

Leia também:

Escrito por

blog evom

1.144 comentários to “Dicas para quem quer comprar um Longboard”

  1. Renato Lopes disse:

    boa noite. durante as férias adquiri um long e satisfiz meu desejo e andar em um. me adaptei muito bem a ele e estou apaixonado pelo meu carrinho. já estou fazendo carving e até peter pan já saiu. mas estou com alguma dificuldade em aprender os slides, que soube não ser tão difícil. meu long é rebaixado, e pelo que andei lendo é específico para downhill speed. gostaria de saber se ainda assim eu consigo desenvolver downhill slide com ele ou se terei de comprar um shape mais apropriado? valeu por compartilharem seus conhecimentos…o blog é muito é muito bom. até mais.

  2. Cidão disse:

    Olá Amigo.

    Eu, hoje com 47 anos, já andei de skate pela ruas de Sampa há muito tempo atrás. Recentemente, em passeios de bike com minha esposa, nos parques de São Paulo (Ibira, Vila Lobos, São Bernardo do Campo, onde moro, enfim …) fiquei muito a fim de comprar um Longboard pra mim, só de ver a rapaziada tirando um lazer. Voce acha que ainda há tempo pra isso??? Pretendo dar uns roles de boa, como dizem hoje, e, quem sabe, até mandar uns slides. Mas o intuito é me divertir e matar saudades da juventude. Irei à Orlando em abril. Seria melhor eu esperar e comprar por lá, ou posso fazê-lo aqui?? Li seus vários post que, diga-se de passagem, são excelentes e esclarecedores. Penso que um shape Pintail 40 ou 43, com truck 160mm e rodas 70mm 80A seria uma boa configuração, não??
    Abraço.

    • evom disse:

      Olá, Cidão.

      Nunca é tarde para iniciar no longboard. Conheço pessoas com mais de 50 anos que praticam longboard.
      Comprar nos EUA vai ser bem mais barato e a configuração que você listou é bem legal.

      Abs.

  3. Lucas Senos Coutinho disse:

    Eu queria comprar um longbord, mas estou muito na duvida no que eu devo procurar. Eu queria um longbord que durasse, que eu pudesse mandar slide, e ollie sem perigo de quebrar a roda, e pudesse descer uma ladeira sem intenção de mandar um slide sem perder a aderência. Será que você poderia me dar um exemplo de loja, ou um estilo de long no qual eu deveria procurar para ter o skate ideal sem custar os olhos da cara, ou eu teria que montar ele do zero para conseguir isso?

    • evom disse:

      Olá, Lucas.

      Se você for de São Paulo a Galeria do Rock, que fica na Rua 24 de Maio no centro, é disparado o melhor lugar para comprar um longboard.

      Lá existem milhares de opções para todos os gostos e todos os bolsos também. Você vai encontrar modelos que atendam sua necessidade. Não costumo comprar pela internet.

      Abs.

      • gabriel disse:

        Olá equipe evom,
        Vou comprar meu primeiro long pra aprender a dar slides, irei usa-lo para freeride e manobra, estou na dúvida se compro da marca original ou da loaded, voces podem me dizer se na galeria do rock encontro long da original, e com sua experiência queria saber se me recomenda original ou loaded?

        • evom disse:

          Olá, Gabriel.

          Na Galeria você encontra as 2 marcas, sem dúvida. Eu gosto das 2, mas vale ressaltar que aprender slides exige muito treino e boas rodas.

          Abs.

  4. Victor disse:

    Queria saber se o setup que eu fiz ficou bom …

    Shape: Original Freeride 38″ W concave
    Trucks: Bear 852 Grizzly 180mm
    Rodas: Kryptonics classic 70mm
    Rolamentos: Bones reds
    ps: gosto de freeride e slides
    vlw.

  5. Lucas disse:

    Salve rapaziada,
    Sou iniciante no assunto e queria saber se o long que achei para comprar é uma boa,comprei um Surfeeling,The diamond new.

    Abração!

  6. caio disse:

    oi fui em uma loja e quero comprar um long ele tem abec 11 e mas ou menos 120 cm só q ao pegar nas rodas dele percebi que não são tão apertadas mas num é tão frouxa não é firme mas também não tão apertada entende; então gostaria de saber se isso é normal??

  7. gabriel nascimento disse:

    Oi amigos , gosto de longboard to afim de comprar um no modelo Mini Longboard . tenho 93 kilos , gostaria de saber se ele vai me aguentar e nao vai quebrar . E se nao for icomodo me indique uma marca boa para q nao ocorra essa fato .Desde ja grato.

  8. Maria Júlia disse:

    Eu já andei no skate normal do meu irmão , achei meio difícil de me equilibrar , mas já andei também no long, achei muito mais fácil de andar .
    Como estou começando eu queria alguma dica do que eu posso comprar , pois aqui na minha cidade não tem muitos lugares para andar e eu não vou fazer manobras por um bom tempo .. Então vcs poderiam me ajudar a escolher algum, só para meu começo ?
    Qualquer coisa, vcs tem meu e-mail .. Obrigada ! *-*

    • evom disse:

      Oi, Maria.

      Aqui em São Paulo, capital, existem muitas lojas. Eu não costumo comprar pela web.
      Se algum dia você estiver em SP, ou tiver algum parente que more aqui, o melhor lugar para comprar é a Galeria do Rock, que fica na Rua 24 de maio no centro. Lá existem dezenas de lojas.

      Abs.

  9. Camilla disse:

    Olá, queria saber se o shape e rodas da Traxart são bons?? A roda é 76MM, 78 A.

    Vlw

  10. Kimberlly disse:

    Oi, estou querendo começar a andar… dai estava conversando com uns amigos que andam de skate e longboard e eles me disseram pra comprar um long com abec de 5 a 7 porem, nao sei andar ainda… nem de skate nem de long (risos) e nesta postagem vocês estão dizendo pra iniciantes é bom o abec 1… devo comprar um longboard com abec 1 e quando eu estiver “um pouquinho boa” e saber exatamente pegar equilibrio e tals trocar o abec? por favor me ajudem… que tipo de long devo comprar etc

  11. Alex disse:

    Gostaria de adquirir um long, mas tenho muitas dúvidas o que comprar. Vou andar no asfalto (role) e tenho 100 kg. Qual a melhor escolha na faixa de R$900,00:

    Long Dusters Califórnia – The Doors: The Duster’s The Doors Mojo Rising Bamboo Longboard 8.75 x 37 is a Custom V-ply top with a bamboo bottom, it also has Wood burned logos, the griptape is clear Broadcast griptspe Slant 150 mm inverted trucks, Gold hardware, 1/8″ risers and 65 mm 83A.

    Sector 9 Mundaka: ossui Shape sector 9 em madeira importada com as seguintes medidas: Comprimento: 106cm / Largura: 22cm / Peso aprox: 3,7kg. Truck Sector 9 Gullwing 160mm, Roda Sector 9 70mm 75A White, Rolamento Importado Sector 9 Abec 5, Pad e lixa.

    Obrigado.

  12. joao ribeiro disse:

    to montando um long para freeride e slide esse ficaria bom?
    Shape Sector 9 – Cloud 9
    TRUCK GULLWING CHARGER II
    Rodas Sector 9 – Slide Wheels 70mm 80a
    rolamento bones

  13. David disse:

    Boa tarde pessoal!
    Vi uns vídeos no canal off, no youtube e apaixonei pelo esporte. Queria comprar um longboard para mim e não sei qual comprar, acho que no começo seria só para surfar no asfalto até aprender…qual modelo seria apropriado para mim? queria comprar completo, tem algum site indicado? obrigado!!!

    • evom disse:

      Olá, David.

      O que recomendo é testar o máximo de modelos antes de comprar um. Cada um tem uma preferência. Geralmente o modelo Pintal é preferido por quem está iniciando.

      Abs.

  14. Caio disse:

    Olá, comprei 1 semilong usado da Globe, ele possui tail, os rolamentos dele estão um pouco ruins.

    O que acham do semilong da marca Globe? Qual rolamento coloco nele?

    • Alexandre disse:

      cara,o semi-long da globe é muito bom,eu tenho um tambem,se vc quer slide,um Abec7 resolve sem problema mais se voce quiser speed a marca Red Bones vai ser a melhor opçao

  15. Vívian disse:

    Pessoal…
    tava pesquisando sobre long e achei esse site que é muito massa!! Adorei o post mas não consegui descobrir qual seria minha melhor opção.

    Vou falar rapidinho e espero que vocês possam me ajudar: estou fazendo intercâmbio, mas desde que estava no Brasil tinha vontade de comprar um long. A diferença é que aqui eu tenho muito mais tempo livre que lá e descobri um lugar massa que da pra passear de boa. E, claro que eu pensei logo em arrumar um longboard pra mim. :)

    O problema é: eu não conheço NADA a respeito. Não tenho a noção de qual modelo seria melhor pra mim, já que pretendo passear, mas gosto de velocidade…

    Como não entendo, entrei no site de uma loja perto de onde moro e vi uns modelos, mas preciso de ajuda pra saber o que faço…

    Se vocês puderem, ficaria MUITO agradecida ^^

    valeu

    • evom disse:

      Olá, Vivian.

      O modelo Pintal é muito utilizado por quem está iniciando. É muito popular. Mas, não existe regra. Aconselho dar uns rolês em alguns modelos antes de comprar o seu.
      Não se esqueça de comprar equipamentos de segurança, pelo menos capacete.

      Abs.

    • Alexandre disse:

      depois que testar uns longs,vc deveria tentar um shape da element com uma rodinha de 86A que tem boa aderencia,fazendo com que voce possa pegar velocidade,os rolamentos de velocidade que eu recomendo sao os da red bones pois eles desenvolvem bem,e compre um truck largo com 180mm que vai ser muito bom

  16. Richard disse:

    Queria saber qual o melhor long, para dar um role na rodovia sussa que tem aqui na cidade da uns 10 km, ou seja um long que tenha velocidade pra ir andando e curtindo ao mesmo tempo qual seria o ideial?

    • evom disse:

      Não existe regra, Richard. Aconselho dar uns rolês em alguns modelos antes de comprar o seu.
      Não se esqueça de comprar equipamentos de segurança, pelo menos capacete.

      Abs.

  17. Douglas Pinheiro disse:

    Adorei o post. Me apaixonei pelo esporte e quero praticar.
    Preciso de uma dica de qual modelo comprar já que não sei andar ainda
    Obrigado !

  18. Rubem disse:

    Olá EVOM!
    Estava procurando algumas informações sobre rodas na internet e achei o seu blog.
    Gostaria primeiramente de parabenizá-los pela mensagem que vocês passam com esse nome. Achei o máximo! Gostaria também de dizer a vcs que este blog apresenta um conteúdo maravilhoso, referente aos assuntos abordados..
    Parabéns a vcs por conduzirem muito bem este blog.

  19. Vinícius Rodrigues disse:

    cara, eu quero sabe um bom rolamento e umas rodas boa, para velocidade e manobras! qual o melhor APEX40 ou 41 ?

  20. evom disse:

    Galera,

    Tenho recebido centenas de comentários sobre melhor setup e avaliação de marcas. Parece sacanagem mas minha resposta é sempre a mesma: depende. Existem muitas opções de modelos e o que aconselho é testar o máximo de modelos possível antes de comprar um. O modelo que é legal pra mim, não necessariamente será legal pra você. Não existe regra, mas o que existe são marcas ruins e boas. As marcas que considero como boas estão todas aqui no site e em respostas minhas aqui nos comentários.

    Eu sei que é muito conteúdo pra ler, mas dêem uma navegada no site antes de fazer uma pergunta. Muita gente me pergunta a mesma coisa várias vezes. Gosto de dar atenção e ajudar a todos, independente se estão iniciando no esporte agora ou se já praticam há tempos, mas muita gente tem perguntado a mesma coisa e a resposta sempre está visível no site.

    Abs.

    • Edson disse:

      URGENTE, ME AJUDEM
      estou fechando a compra de um longboard sector 9 SPROCKET, busco slides em geral. Alguém tem ou já andou nesse long?

  21. Flávio Branco disse:

    Boa tarde

    Sou iniciante e estou montando um longboard com rodas Orangotang, modelo Durian, dureza 86a (amarela), truck Crail invertido 180mm, rolamentos Redbones e shape Eleven de comprimento 40 cm e largura 24 cm. Tenho interesse em dowbhill e quem sabe me arriscar em slides. Gostaria de saber se esse shape flat é adequado para mim e se a Eleven é uma boa fabricante. Tenho opção de mudar o shape para um carve (simétrico), mas realmente estou em dúvida de qual devo escolher. Agradeço pelas orientações. Forte abraço.

  22. Rick disse:

    Landyachtz ou Sector 9??? qual q melhor???

  23. Daniel disse:

    Olá eu já vi que varias pessoas fizeram perguntas sobre esse modelo ou modelo parecido, e legal e coerente a resposta de vocês em todas elas, pelo preço é visivel que não é de boa qualidade.

    Mas no meu caso eu to pensando em começar, e caso goste comprei um melhor futuramente, a minha questão é: “Esse modelo é bom para andar em parques e ruas comuns?”

  24. Marcelo disse:

    Prezado,

    Pretendo iniciar no longboard aqui em Salvador/BA e pretendo adquirir um skate de marca Element modelo Travel Well Linear Cut, de dimensões 44″x10″. O truck é Element (não invertido) de 6″ e as rodas são Travel Weell 70mm 78A. Tenho 45 anos, 90 Kg e gostaria de surfar no asfalto, sem interesse em manobras muito radicais. O preço está por R$ 560,00, e esta seria uma boa pedida ? Trocando as rodas por outras mais duras é possível aplicar slides com este skate ?

    Obrigado,
    Marcelo

  25. William Trovó disse:

    Boa noite Evom…

    Brother, estou querendo retornar a andar de Long, pois andava quando mlk com um do meu primo e já faz um bom tempo que estou por fora…

    Por isso gostaria de pedir se poderia me montar um set com o que preciso comprar (boas marcas e custo beneficio bom), não precisa ser extremamente veloz, mas com um bom desempenho! Sei que eu quero dar um role pela cidade e fazer algumas manobras, ou seja, um Downhill Slide intermediário e que tenha um tail, já que me dá maior conforto.

    Já gostaria de agradecer pela ajuda e parabenizar pelo post (essa iniciativa me deu um gás ainda maior de voltar a remar por aí), e o site muito bem feito e atualizado!

    Abs.

  26. marcelo disse:

    olá comprei ontem um Long Koston gan jiang ele é bem grande e flexível alguem conhece este shape e pode dar alguma dica
    Obrigado.

  27. vitor disse:

    tenho 32 anos, ainda dá pra aprender???

  28. Rafael disse:

    Fala galera, blz? Primeiramente, parabéns pelo blog, curti de verdade!
    Bem,
    estou à procura de um esporte novo para praticar e estou desenvolvendo um interesse por longboard. Gostaria de saber de existe algum peso ideal para praticar? Sou um pouco gordinho, porém estou disposto à melhorar minha alimentação deixar o sedentarismo de lado para começar a praticar.

    Valeu, abraços.

    • evom disse:

      Não existe peso ideal, Rafael. O que você precisa ficar atento é a qualidade do shape. Eu recomendo comprar um gringo e que a loja lhe dê garantia no caso de desfolhamento.

      Abs.

  29. freakpolska disse:

    Para curtir a cidade e parques, o que me falam sobre o Pintail 43
    da Original Skateboarding?

    http://www.originalskateboards.com/longboards/pintail-43-longboard

  30. rodrigo disse:

    E aí pessoal do Blog E.V.O.M.!!! Tudo legal??? Moro em Curitiba!!! Bom tô começando a andar de longboard, e buscando na web encontrei o blog de vocês. Li alguns artigos aqui do blog, fiz algumas anotações e comprei um longboard!!! Comprei um shape Sector 9 Roxanne ( Downhill Division ), trucks Gullwing Stalker 50°, rodas Sector 9 ( 80A – 74mm ) e foi montado sem pads. Há algum problema??? Bom, não sei informar precisamente a medida do shape, acho que umas 42″ aproximadamente de comprimento por uma 10″ de largura o shape tem um pouco de cave e não tem tail nem nose. Tenho 1,80m de altura será que é uma boa medida??? Pretendo praticar o Downhill Speed, e gostaria de saber de vocês, se um longboard com essas características se encaixa para essa modalidade??? E também, se é um bom longboard pra quem tá começando??? Bom é isso!!! Valeu galera do Blog E.V.O.M.

  31. Juninho disse:

    Fala galera do evom…
    to na duvida de qual set compro pra começar, queria pra dar um role,
    mais tambem pra mandar umas manobras de rua…

    qual set vc axa mais adequado?

    1. Sector 9 Slingshot
    10.0″ Gullwing Charger Trucks
    70mm 82a Center Set Race Formula Wheels
    Abec 5 PDP Bearings
    Bearing Spacers
    1.0″ Flush Mount Steel Bolts
    3200 Jessup Grip Tape

    2. sector 9 Sand Blaster
    Trucks: 9″ Gullwing Sidewinder Trucks
    Wheels: 69mm (78a) Offset Top Shelf wheels
    Bearings: ABEC 5 Push Don’t Pollute (PDP) bearings

    Ou sei la algum outro de preferencia Sector 9 ou Original…
    Abrass e valeu

  32. Rick disse:

    boa noite. VocÊs conehcem o longboard Sector 9 mini shaka? saberiam me dizer se ele é bom para slides e freeride?
    segue as especificações dele:
    Dimensions
    40.5″ L x 9.75″ W x 28.875″ WB

    10.0″ Gullwing Charger Trucks
    65mm 80a Butterball Wheels
    Abec 5 PDP Bearings
    Bearing Spacers
    1.5″ Flush Mount Steel Bolts
    3200 Jessup Grip Tape

    Grato pela ajuda,

  33. Lameira disse:

    Galera da EVOM, estou querendo montar um Long para aprender, não manjo nada de skate, só quero mesmo dar um rolê, sem nenhuma peripécia…rs
    Tô pensando em montar um mais ou menos assim:

    Shape:
    Um Black Sheep 108cm/10″, plano. Ou um como o Shape Urgh Longboard Vitrola, um pouco mais comprido (114cm)

    Truck Paris Paris 180mm ou Crail 180 Speed Silver

    Rolamentos : Rolamento Sector 9 Cosmic Series, ou RED BONE Reds ou um ABEC (1, 3 ou 5?)

    Roda Kryptonics route 70mm 78a ou Moska 70mm 80a

    Sei que coloquei materiais importados e nacionais juntos, mas se valer muito a pena pegar os gringos, tô disposto a morrer numa grana a mais.

    Vocês acham que essa configuração tá boa ou mudariam alguma coisa?

    Obrigado e um abraço

  34. Ricardo disse:

    boa noite. Uma dúvida q se alguém me respondesse ajudaria e muito. Tenho um shape de 85cm por 23cm (distância entre eixos de 35cm), estou com planos de corta-lo e fazer um semi-long, algo assim. No caso desse meu tamanho de shape, queria fazer algo para slide em descidas (não chega a ser um downhill)… o ideial seria eu deixar os trucks mais próximos da ponta (sendo assim corta-lo bem rente ao local onde coloco os trucks, ou até mesmo fazer uma furação mais para fora) ??? o q eu estou buscando, o q pode fazer a diferença nesse caso? Tipo é melhor deixar os trucks com uma distância maior… desculpe-me pelo incomodo da pergunta complicada. Grato

    • evom disse:

      Bem complicada mesmo sua pergunta, Ricardo. :P

      Eu já cortei shape e tive que refazer a furação. Mas pra isso usei um shape como modelo, para fazer o corte e a furação. Tente achar um shape no tamanho que você quer e use como base. Assim você não correrá o risco errar.

      Abs.

  35. Mateus disse:

    hey, eu gostaria de saber uma marca boa pra eu comprar um shape com tail e nose pra slide + que seja um longboard nao um semi long vlw!

  36. Cauã Ramos disse:

    Comprei um long, q um amigo me indicou…
    Veja se é bom mesmo para quem esta começando com long.

    DESCRIÇÃO DO PRODUTO
    Shape Maple 90cm
    Rolamento ABEC-7
    Rodas 65×42

    Oq devo trocar? ( ele falou que seria bom trocar os rolamento e as rodinhas).

    Obrigado.

  37. Luiz Felippe disse:

    Dai cara.

    Sou de SC, cidade do interior, e queria comprar/montar um long com shape (tail&nose), mas as lojas aqui em maior parte vendem long prontos e caros. Tem alguma loja virtual boa pra conseguir um long pra mim iniciante por um preço acessível? (pode ser loja internacional também). Valeu!

  38. Leonardo disse:

    boa noite.

    estou pensando em montar um long na galeria do rock com 500 a 550 reais. Já andava de skate , da pra montar um long daora?

  39. Vinicius disse:

    Fala ae galera da Evom
    Gostei das dicas desse post .. já andei de skate street e agora queria curtir uns roles de longboard, quero montar um que tenha um estilo surf, donwhill slide com giros e tals.. junto com um pouco de street com uns ollies ou flips para superar os obstáculos da cidade pois vou percorrer longas distancias com ele e queria poder aproveitar ao máximo essas viagens…eae acham possível unir esses estilos ?

  40. Guilherme disse:

    Olá, gostaria de comprar um truck de longboard para um shape de comprimento: 96,5 cm e largura: 25,5 cm, qual seria o tamanho ideal do truck (em mm) ? Grato.

  41. Philipe disse:

    Olá!! Primeiro parabéns pelo site, muito bom!!! Gostaria de saber, queria começar a andar de longboard, gostei do estilo street, pois ja andava de skate. Gostaria de saber qual tipo de longboard você recomenda pra street, pra dar um rolê mesmo. Moro no RJ, você pode indicar alguma loja, ou indicar alguma loja boa e de confiança para comprar online?

    Obrigado, abraçoow!!

    • evom disse:

      Existem shapes de longboard e semilong com tail e nose, Philipe. E são indicados para o tipo de rolê que você quer.
      Não conheço lojas em RJ e não costumo comprar pela internet.

      Abs.

  42. Ronaldo disse:

    Olá! Gostaria saber se é possível um setup pra ladeiras e curvas fechadas. se sim, poderia me passar um setup custo/benefício?

  43. Netão disse:

    Olá, boa noite.

    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo grande trabalho desenvolvido, todo conteudo postado são de grande ajuda e aprendizado.

    Por favor, se puder ajudar, estou interessado em montar um longboard mais não sei qual seria o mais indicado para o meu tipo de rolê.
    Não sou muito chegado no estilo somente velocidade, tenho vontade de andar em ciclovia ou pequenas ladeiras, acho muito maneiro ver a galera surfar subindo calçadas fazendo slides e aquelas trocas de base(shove-it creio eu).

    Fui a uma loja na cidade e me indicaram shapes simétricos, sector 9 mini shaka. Mas por ser um “investimento” com valor alto, gostaria de saber sua opnião, oque você acha?

    Muito obrigado e agrande abraço.

  44. leonardo souza disse:

    Já sei andar e quero comprar um long por 450 reais, eu consigo achar algum com um bom custo beneficio, quero praticar downhill slide. alguma dica de lugar pra comprar, pois só conheço a galeria do rock!

  45. marcello disse:

    sou principiante, sei andar, mas nunca tive um. minha preferencia é de shapes mais “lisos” naquele estilo prancha de surf ou corpo de peixe, porém não muito grandes, mais aqueles de 38 polegadas aproximadamente!!
    gostaria de um long mais para andar, não sou muito de manobras!!
    quais marcas se enquadrariam mais nessas especificações?
    importadas e nacionais!!

  46. Daniel disse:

    Bom Dia,

    cara, estou querendo aprender andar de Long e aprender algumas manobras cabulosas, rs.
    Sou de SP e pretendo ir no ipiranga, Ibirapuera, Santos, Pico do jaragua, Paulista. Gostaria de compar um long, mas fazer um investimento. E Estou na duvida.
    O meu objetivo é mais surfar no asfalto, dancing, curve, slides um long bem versatil.
    To com dois long em mente, um Loaded Tan Tien ou um Natural Wood 48. (long classic)

    Se for o Loaded seria:
    - Truvk Paris 180mm
    - Rodas orotang
    - Rolamento Red Bones

    Se for um Natural Wood seria:
    Paris truck 180mm
    - Rodas Orotang
    - Rolamento Spit Fire

    Tenho visto o pessoal “quintal do ipiranga” e gostei muito da modalidade de Longboard Classic, andar pelo skate, achei muito bacana.
    Mas o Loaded não permite isso, mas ele é bem versatil.. e qual você recomenda.

    Abraços

  47. Diego dIAS disse:

    Boa Tarde,

    Cara estou começando agora, e moro em SP e não tenho muitas opções para andar. Tem aqui por exemplo o parque do ipiranga, achei muito legal as pessoas brincando com o Long, fazendo dancing, zigue zague, emfim.
    E acabei entrando na brisa da vontade de ter um LongBoard.

    Queria saber se esse modelo abaixo, atende essa modalidade?

    LongBoard Surf
    Tamanho 43 ou 109 cm
    Truck Invertido 180mm
    Rodas Siglo Deck 78mm 87A
    Rolamento ABEC11

    Obs: Sou iniciante.

  48. Gláucia disse:

    Bom dia.
    Primeiro parabéns pelo site… Muito útil.. rsrs
    Estou pesquisando, pois quero dar um long de presente..

    Ela é iniciante e pequena.. rs !!!! Vi no poust a cima que é melhor pegar um long maior, com rodas mais macias, já que a intenção são passeios no parque.
    Sabe me indicar uma marca e aonde compra-la. Quero pesquisar valores!!! :)

    • evom disse:

      Olá, Gláucia.

      Se você for de São Paulo a Galeria do Rock, que fica na Rua 24 de Maio no centro, é disparado o melhor lugar para comprar um longboard.

      Abs.

  49. Renata disse:

    olá galera do Evom, queria a opinião de vcs. Eu tenho um longboardcom o shape de 40″ modelo com tail e nose, truck invertido e rodas grandes, estou querendo substituir o truck por um 160mm e rodas apropriadas pra slide que é o q gosto de fazer, vcs acham que o shape ficaria desproporcional? Valeeu

  50. Gabriela disse:

    Eu comecei a andar com o long do meu amigo, e agora eu quero comprar um, mas a minha condição não é muito boa.. Então tem algo que recomende que seja bom mas não muito caro ? obrigada.

    • evom disse:

      Oi, Gabi.

      Infelizmente um longboard legal aqui no Brasil custa muito caro. Existem diversas opções de marcas nacionais, mas que não têm a mesma qualidade que as gringas. Mas independente disso, não desanime! Com cerca de 550 reais você consegue comprar um longboard legal para iniciar no esporte. Se você for de São Paulo a Galeria do Rock, que fica na Rua 24 de Maio no centro, é disparado o melhor lugar para comprar um longboard.

      Abs

  51. davi moura disse:

    estou indo pra sampa agora esse final de mês … gostaria de saber uns locais bons para comprar um long ou monta-lo.

    agradeço desde já a atenção, abraço.

  52. Victor Hugo disse:

    Fala galera do Evom! Tenho um Semi long da Birdhouse, rodas 65 mm/ 78 A, truck 107 mm, rolamentos ABEC 3 e shape projetado em maple canadense. Gostaria de saber em qual tipo de modalidade ele se enquadra melhor e se ele é de boa qualidade. Abração

  53. Alexandre M. disse:

    Brother, primeiramente parabéns pelo site, só conteúdo top.

    Ando de Long, mas numa pegada mais carving. Gosto de umas cavadas em ladeiras de pouca itensidade. Uso um truck Paris Adan Colton, rodas 4President 80A e red bones. Quero trocar de shape, e não sei se aqueles que a fixação do truck “dropped through” é melhor. O que acha, qual o melhor formato/flexibilidade para dar umas cavadas?

    Obrigadão,

  54. Natália Cristina disse:

    Estava procurando informações sobre longboard para iniciantes, achei o blog ótimo,me ajudou bastante.
    Quando precisar de mais informações antes de montar o meu eu volto aqui.
    Obrigada.

  55. Eduardo Dantas disse:

    Evom,

    Gostaria de saber se um modelo Globe Queensberry Cruiser (semi long) pode ser adaptado para a modalidade DownHill Slide. Penso em colocar uma roda Orangatanga 70mm 86a nele.

    Abs

    Eduardo

  56. Jonathan Lima disse:

    olá, estou montando outro long
    E vou comprar um shape da Cush speed, trucks invertidos, e ja tenho rodinhas orangatang 4president.
    Existe alguma modalidade que não seja possível praticar com meu long?
    abrass

  57. Ricardo disse:

    Boa tarde Evon. Parabéns pelo site. Gotaria de tirar um dúvida, sou iniciante, estou treinnando em skate e ontem tive o prazer de experimentar um semi-long (devia ter uns 88cm). Me senti muito bem nele. Qeuria saber qual modelo devo optar já sou muito inseguro e irei andar em um plaza de skate da minha cidade (plaza é enorme com várias áreas para se andar livremente) e tbm irei andar em meu condomínio q tem umas descidas (irei nas leves primeiramente). Queria saber se devo optar por um semi-long mesmo, se ele é mais estável e ual configuração de truck e rodas para q eu precise remar o menos possível. Agradeço qualquer ajuda. Muito obrigado.

  58. gringo disse:

    olá garela da evom queria saber se um shape um pouco mais curto tipo um semi long sem concave é ruim pra speed e se as rodas Orangatang 4 President 80a 70mm é boa pra speed? tô querendo montar um pra mim e me ofereceram essas rodas e o shape seria bom pra ir trampar também haha tks e parabéns pelo trabalho

  59. Willian disse:

    Galera, parabéns pelo blog!

    Tenho uma dúvida que tem me angustiado. Andei a vida toda de snakeboard. Adorava surfar no asfalto e tirar uns slides. Nunca gostei bastante de descer ladeiras na velocidade. Minha pira sempre foi os slides.

    Caindo na onda do longboar, fui muito impulsivo e acabei comprando um.
    Paguei R$500 em um shape cush (gostei, embora seja um pouco pesado), truck tilt invertido, e o vendedor ainda disse que as rodinhas seriam as melhores, peguei uma traxart 68x57mm, 83 A. Ansioso para meu rolé e com as dicas. Gostei muito da primeira impressão. Guenta uma boa velocidade sem balançar, porém, ao tentar fazer slides, o board nem arrasta. Então fui perceber que minhas rodinhas são de gel, eu aperto com o dedo e elas envergam, de tão molinhas que são. Mas 83A não são tão moles, não? Enfim, serã que não consigo fazer slides porque as rodinhas são novas? Ou pq de fato, elas nunca farão, pois são de gel, mole, além do tamanho e qualidade? O que me aconselha?
    Percebi que meu long foi motando mais para speed do que para o freeride… como corrigí-lo?

    É possível depois de um role trocar a rodinha na loja?

    Obrigado!
    Abraço.

  60. Gustavo disse:

    E ai galera da EVOM, o que vocês acham da marca de longboard M16? Estou pensando em pegar um long que tem um shape simetrico, 40″, com truck e rodas M16, mas não conheço essa marca, so li que é da Argentina… Vocês conhecem? É boa?

  61. Diego disse:

    A marca Clans é uma boa marca para longboard?

  62. Vitor disse:

    Eae amgios

    Estou muito afim de comprar meu Long, o post de vcs me ajudou muito, mais ainda tenho uma duvida, estou afim de comprar um Long só para surf no asfalto, queria saber qual o melhor tamanho de shape para isso?

    Parabéns, vcs são muito feras

    Abraço

  63. Andre disse:

    Parabens pela postagem. muito informativa mesmo, me tirou um monte de duvidas.

    Recentemente ganhei um longboard da Cush, mas quem comprou entendia menos que eu e não perguntou ao vendedor especificações mais detalhadas. Olhando asssim, eu chutaria que é um Pintail. Vocês conhecem Pintail da Cush? cush é uma boa marca?
    Olhando, eu consigo descobrir qual a marca da roda, do truck, medidas e etc?????

    abraços e parabens de novo pelo site.

    • evom disse:

      Olá, Andre.

      Conheço a Cush de ouvir falar. Nunca testei, então não tenho como comentar a qualidade.
      Se for um longboard “genérico” pode ser que nem tenha marca no truck e rodas.

      Obrigado por acessar o site e comentar.

      Abs.

  64. MARCIO LOPES disse:

    Boa noite!

    Já tenho um long como rodas Moska 80mm e rolamentos Red Bone, mas quero trocar o meu shape. Ficaria legal essas rodas e esses rolamentos com o shape Natural Wood de 50″?

    Grato

    Marcio lopes

  65. plinio disse:

    Alô galera…

    As dicas do seu site são ótimas, mas ainda tenho algumas dúvidas sera que daria pra dar aquela força???

    Um amigo me ajudou a montar um setup próximo ao que eu quero, algo mais voltado pro dowhill slide, pois acho muito irado as rasgadas em alta, você acha que rola com essa config???

    Shape Eleven Longboard
    Truck Crail 160mm
    Rolamento Element Black
    Roda Moska 70mm Downhill Speed Orange 80A
    Pad Paralelo Longboard Sector 9

    Abraços…
    Parabéns pelo ótimo site…

  66. Victor disse:

    ola pessoal do evom
    não tenho muita experiencia com long, e queria saber qual é o modelo ideal pra mim, eu pretendo dar uns rolezino de skate aki numas praças perto de casa, no museu do ipiraga e fazer uns downhill as vezes, sempre fazendo uns slides, adoro dar slides, e tbm não posso testar modelos pois não tenho amigos que andam de long, vlw

  67. Vitor Hausmhile disse:

    Oi, eu vou comprar esse long : http://www.bustinboards.com/v/bustin_longboards_nyc_sportster_longboard.asp o azul, e quando vejo videos de pessoas praticando longboard o Truque se meche bastante, alguns tem molas outros borrachas, e queria saber se ele long que mandei o link tem tbm ? porque quero fazer manobras.. obrigado

  68. Wagner disse:

    Mano to querendo monta um longboard para freerider qual tipo de sheep, truck, rolamentos e rodinhas vooce me recomenda?
    vlw ae pela força

  69. daniel disse:

    Qual melhor roda para Long, que seja boa pra andar mais em calçadas,
    asfalto, pra só da um rolé e correr bastante, que seja boa pra mandar slides, etc?

  70. Paty Zambrini disse:

    Olá Evon, ganhei um shape, sim apenas o shape HAHAHHA
    e quero montar o resto para poder aprender e andar logo de long, queria saber quanto mais ou menos gastarei para completar esse skate. Quero o básico pois vou usar para passeio mesmo e tô começando!

    Adorei o post!
    Valeu! :D

  71. Marcos Paulo disse:

    Cara quando voce diz “Nós aqui do blog evom sempre gostamos de usar rodas intermediárias.” qual seria a escala utilizada por voces (DUREZA, TAMANHO E AREA DE CONTATO) ? Desde já Agradeço ((:

  72. maria disse:

    Qual é o tamanho de roda ideal para dar slides? E o formato e tamanho do shape influenciam no slide? Qual o ideal? Obrigada

  73. Saulo Mangueira disse:

    Olá,godtaria de entender essa QUESTÃO DOS ROLAMENTOS…
    O que é ABEC 01 |?

  74. flavio disse:

    Qual e a função do truck invertido e o duplo?

    Poderia dar um feedback sobre os trucks de longboards?

    Muito obrigado pela atenção,

  75. Ozieel disse:

    E ai evom, cara é o seguinte: nunca andei de skate, mais comecei a curtir longboard. Moro em Brasília e pretendo montar um pra começar surfando mesmo, e depois de um tempo (com o mesmo long) quero descer umas ladeiras e fazer manobras, qual estilo de long tu me indica? Ah, como nunca andei … acredito que eu vou precisa de um shape que me ofereça um pouco mais de equilibrio, pode me indicar um?

  76. Twing disse:

    Olá qual o long ideal para fazer dancing ou freestyle ?

  77. Felipe rabelo disse:

    Olá, po tenho 550 reais, será que da pra montar um Long bom nesse preço ?

  78. Bruno disse:

    olá Amigos do Evom,
    Li quase todos os posts sobre os Longboards e decidi qual vou comprar, porem devido ao alto preço dos Longs Gringos novos, acho que vou comprar um usado mesmo. Sendo assim qual são os cuidados que tenho que tomar ao comprar um Long Usado (estou com um Loaded Tan Tien em mente).
    Obrigado.

    • evom disse:

      Bruno,

      O problema de comprar um shape usado é a garantia. Eu duvido que algum vendedor irá te dar garantia em um shape usado. De repente vale mais a pena você esperar e comprar um novo.

      Abs.

  79. kimberlly disse:

    eae cara .. então quero mto apender a anda de long mas iniciante .. qual devo comprar: long normal ou long pequeno ? ou é melhor aprende no skate primeiro e depois passa pro longboard ? pq assim, nao tô afim de fazer manobras, descer ladeiras.. quero pra rua, quero apenas surfar no asfalto ..

  80. Vinicius disse:

    Iae To Querendo Comprar Um LongBoard é o meu Primeiro Quero Uma Dica ai Pra saber Qual seria o melhor pra começar ??

    • evom disse:

      Vinivius,

      Existem muitas opções de modelos e o que aconselho é testar o máximo de modelos possível antes de comprar um. O modelo que é legal pra mim, não necessariamente será legal pra você. Veja esse post com algumas marcas de longboard (todas gringas). Existem muitas marcas nacionais que copiam os modelos gringos e com um custo mais acessível. Nesse post talvez você se identifique com algum modelo.
      http://www.evom.com.br/as-melhores-marcas-de-longboard

      Abs.

  81. dian disse:

    Blz ….
    ai to com o skate street normal to afim de fazer meu propio shape
    Para manta um semi long .
    ai minha duvida é eu sei q os truck do long é maior .mais ai posso por os truck
    do street . vai fica muito feio .ese vc conhese auguem q ja fes isso .
    flw ….

  82. Mauricio disse:

    Eu queria saber qual e o melhor shape
    Loaded Boards Tan Tien ou o Aplex 40? ou existe outro melhor? e para o estilo Downhill Slide
    Obrigado

  83. Ber disse:

    Meu long tem a parte da frente arredondada e a de trás vai ficando mais fina,90cm e eu queria saber o que e para ele fazer(freeride,speed, ou street)foi mal mas não consigo dar aquelas medidas que as pessoas dao. Há, embaixo tá uma pintura colorida e “Bel.” Escrito embaixo. Não sei se isso ajuda, mas vai sabe

    Abs

  84. marcio maia disse:

    fala brow blz,ó não sei se alguem ja te perguntou iso ,queria saber qual o melhor modelo para modalidade freeride ,não importa a marca gostaria de saber um tipo de shape bom para frreride ,eu ja tenho um long,mas quando montei eu não conhecia as marcas e modelos acabei montando 1 com trucks da crail tradicional de long,rodas moska só que de islalon eo shape é igual a de skt comum´só que maior (teo e nose),gostei muito dele ,mas pretendo montar 1 para freeride ja tenho rodas abec11 free e trucks da randal só falta o shape iae me da um dica valeu .(modelo e formato);….obrigado.

  85. tibor disse:

    eae
    ando bastande de skate normal e sei andar um pouco de long! montei um loaded tan tien com trucks paris 180mm e orangatang stimulus 86a!
    mais estou com medo de 2 coisas a dureza do shape e e da rodinha
    peso 54 quilos,deveria pegar o flex 3 mais acho que pode ser muito mole! e quanto as rodinhas 86a é muito dura? desco rua e quero aprender slide

    • evom disse:

      Tibor,

      Essas são as indicações de peso do Loaded Tan Tien:
      Flex 1: acima de 270 lbs / 120+kg
      Flex 2: 130-210+lbs / 59-95+kg
      Flex 3: 80-170+lbs / 36-77+kg

      86A é uma dureza boa para slides.

      Abs.

  86. Mauricio disse:

    Preciso da opinião de vocês
    Shape loaded
    Rodas gravity drifiter 70 mm 80A
    Trucks Paris (invertido)
    Rolamentos Bones
    O que acham da minha escolha? Ruim, Boa ou Excelente.

    Obrigado!

  87. José Ronaldo Osório disse:

    E aí evom, estou querendo montar meu 1º longboard e queria a ajuda de você para ver se meu setup está bom:

    . Shape Airflow Fast and Furious ou Landyachtz Drop Speed ou Bombsquad Dragula (estou na dúvida entre os três, help!)
    . Rodas ABEC11 Flashbacks 70mm 81A
    . Rolamento Bones Reds
    . Truck Paris Eixos 180mm – Adam Colton

    O que acha?

  88. evom disse:

    Galera,

    ANTES DE DEIXAR SUA DÚVIDA VEJA SE ELA JÁ FOI RESPONDIDA AQUI. Muitas pessoas deixam perguntas e não leem os comentários antes. Sei que é muita coisa pra ler antes de perguntar, mas todos os dias recebo dezenas de perguntas repetidas.

    Valeu!

    • omar curi disse:

      ola.. parabens pelo site..
      cara eu nunca endei de long.. mais bom a uns dias atraz vi um cara com um skate.. as rodas e o truck eram de long mais shape era bem pequeno como o de um skate comum mais no formato de um de long… poxa curti muito aquele skate .. achei ele otimo pois resolveria minha vida.. penso em comprar um para usar no dia dia no percurso entre o trampo e minha casa.. alem do fato de ele ser pequeno assim eu poderia esconde-lo do meu patrão =). pesquisei em algumas lojas e achei uns bem legais … mais esses dias fiquei sabendo que um amigo meu vai pro estados unidos .. e como lah é tudo mais barato pensei em pedir p´ra ele comprar um pra mim. mais acho que ele soh vai poder trazer o truck as rodas e os rolamentos.. mas como num conheço nada sobre long e muito menos sobre marcas .. peço a tua ajuda .. desculpe se ouver uma pergunta pareciida ..

    • dener castelan disse:

      evom qual o melhor rolamento para longboard: sector nine ceramic ou Bones Swiss Ceramics?

  89. Cleiton Silva disse:

    Fala mano!! To querendo comprar o Original Apex 40 e eu queria saber o que da pra fazer com ele bem e o que nao dá. Qualidades e defeitos!!! As características estão ai:
    Truck: Z-flex preto 180mm
    Rodas: Arbor 70 mm
    Rolamentos: ABEC 9
    Comprimento: 40,75 ”
    Largura: 9,75 ”
    Distância entre eixos: 28 ”

    Peguei essas informações no site!
    Abraços

  90. Fernando disse:

    achei esse long aq msm na minha cidade o vendedor disse que e uma marca gringa STELLA vcs ai do evom ja ouviram fala seria bom pra da um role cm e mandar uns slides abs.
    stella chakra:
    concavo:twin camber
    Construção: Núcleo de bambu vertical e fibra de vidro
    Tamanho: 40″ x 8,75″
    Espaçamento: 30″
    Truck: Paris 180
    Rodas: Stella mondo 78A 75mm
    Lixa: Stella grossa

  91. Fábio Luiz Araujo Martins disse:

    Olá, pessoal. Parabéns pelo site, gostei muito das pergundas e respostas desta página.
    Estou querendo iniciar-me no longboarding, tenho pesquisado mt dicas e modelos, bem como as definições das medidas do meu long desejado. Quero um pra roles em parques e orla, assim como, descer pequenas ladeiras fazendo slides. Tenho visitado algumas lojas para montar, mas tenho me assustado com o valor (R$400, à R$500,), gostei de um montado nestas definições: Shape 40″ Carve Insanos rebaixado, 100cm, abec 11, 160mm, rodas 78mm siglo desk, truck invertido Invert, Brutus ou FLH, D87A, distancia entre os eixos 86cm.
    Tá saindo à R$270, o que acham? Obrigado pela oportunidade de tirar a dúvida.

    • evom disse:

      Fábio,

      Um longboard legal aqui no Brasil custa caro realmente. Infelizmente a diferença entre o dólar e o real, além dos impostos sobre produtos importados, acaba deixando tudo muito caro. Existe uma infinidade de opções nacionais mas infelizmente a qualidade não dá para comparar com a dos produtos gringos.

      Esse longboard que você mencionou é beeeeeeeeem básico e caso você vá compra-lo veja se o vendedor lhe dará garantia no caso de algum problema.

      Abs.

  92. Jhonny disse:

    Ola galera da EVOM, comprei recentemente um semi long da X7 modelo classic bamboo, as informaçoes dele sao shape 89cm , rolamentos abec 7, rodas 65mm, 82A, truck de 160mm, mas acho que sem marca… segue o link , por essas informaçoes, tem como fazer uma avaliaçao? Queria um long so para andar rapido em passeios simples, sem manobrar quase. Teria que mudar truck (um pra 180mm) rodas (70mm e 78A) e um rolamento melhor para isso? É necessario mudar isso tudo pra esse long que te falei? Abraços e parabens!

  93. Mauricio disse:

    faz mt tempo q estou afim de montar um longboard do estilo Downhill Slide
    então eu preciso saber qual a dureza e a milimetragem das rodas (oragatang) pra ser ideal para este estilo e os trucks e rolamentos então o q vocês me recomendariam sobre esses itens?

    obrigado desde de agora.

  94. José Ronaldo disse:

    Olá, estou querendo iniciar a usar long e ainda estou escolhendo algum para comprar, a minha ideia é esse aqui:

    Shape Blunt Roots(Perfect Line)1,10 mts x 26 cm(Shape flat muito grande ou tá bom assim?)
    Truck Crail Invertido 180mm
    Rolamento Reds Bones
    Rodas Orangatang(Estou pensando em Balut ou se puder a Abec 11 Freeride)

    = R$600,00

    O que acha? Quero long para dar uns rolés e também slide. Uma dúvida também, pego um shape flat ou speed? Estou em dúvida também quanto a dureza das rodas, 80a tá bom?

    Forte abraço

    • evom disse:

      Olá, José.

      Nunca usei shapes da Perfect Line e não sei dizer se são bons. O truck Crail é uma boa opção para quem está iniciando e gosto muito dos Bones Reds. Sobre as rodas, se sua intenção for mandar slides, pegue a ABEC 11 Freeride.

      Abs.

      • José Ronaldo disse:

        Então cara, tem shape dessa marca, Cush e Black Sheep, não sei qual é o melhor entre esses, vi até uns comentários que a perfect line é uma das melhores marcas nacionais, mesmo assim estou na dúvida entre esses shapes e o estilo, speed ou flat. E a dureza, pego Abec 11 Freeride 80a mesmo?

        Abraço

        • evom disse:

          Nunca usei mas são marcas com qualidade semelhantes, José. Se for comprar alguma marca nacional veja qual a garantia o vendedor irá lhe dar em caso de desfolhamento, por exemplo. Se você que uma roda para slides, 80A é uma boa dureza.

          Abs.

  95. Thiago disse:

    Beleza cara?…então eu lancei um long Globe Pinner, ele é maneiro pra descer ladeira, mas não rola slide por causa das rodas(globe) serem muito quadradas, só nao conheço o truck um Slant, mas de resto parece ser bom.

  96. Nathalia disse:

    Adorei o site e as dicas.
    Nunca andei mas to querendo andar de Long. Como sou iniciante, gostaria de saber se comprasse um já montado com as características abaixo, faria uma boa compra:
    Shape Maple 110 CM
    Rolamento abec 7
    Rodas de 70×42 mm poliuretano em gel.
    Shape de alta resistência com 9 lâminas de MAPLE
    Truck Blindado para não entrar água.
    Alto desempenho c/ 8 rolamentos Truk em alumínio.
    Dimensões 110cm de comprimento.

    Lembrando que como sou iniciante, nao estou pensando em fazer manobras por enquanto…
    Obrigada!

    • evom disse:

      Olá Nathalia,

      Pela descrição acredito que seja um longboard sem marca. Pode ser uma boa opção para quem está iniciando por conta do custo acessível. Antes de comprar verifique se o vendedor irá lhe dar garantia no caso de problema com alguma peça. A grande maioria dos shapes sem marca costumam desfolhar com o tempo.

      Abs.

  97. Fernando disse:

    este pode ser considerado um long ou skate seria bom para slides ou seria mais para pista tava querendo comprar um montado sai mais em conta mais ja aprendi muita coisa aqu no evom e se for presizo vo gasta um pouco mais e monta um por conta abs.

    Longboard Sector 9
    Modelo: Fanatic
    medida aprox:
    Shape Sector 9: 101,50cm X 23,20cm
    Polegadas: 40″ X 9.2″
    Distância entre os eixos: 68,50cm
    Tail: 15cm
    Nose: 5,50cm
    Truck: Gullwing charger 160mm
    Roda: 65mm Sector 9
    Dureza: 78A
    Rolamento: sector 9 ABEC 5
    Peso: 3,148 KG

  98. emerson disse:

    pow gostaria de fazer 3 perguntas

    - eu queria de saber se vcs criadores do blog se localizam aqui no RJ – riode janeiro e se me indicariam uma loja boa para que eu possa compra o meu primeiro longboard?

    - eu tambem queria ler mas sobre os shaep para que eu possa ter uma noçao melhor de qual eu vou comprar sera q vcs tem algo ai para que eu possa ler ?

    - e qual seria o melhor formato de shaep para usar rodas intermediarias ?

  99. emerson disse:

    Olá amigos, eu gostaria de começar a pratica este esporte fenomenal, mas eu não sei como escolher um long será que vocês poderiam me ajudar ?
    Eu gostaria de pratica o speed mas também queria fazer algumas manobras eu acho que para isso eu teria que usar rodas intermediarias ,mas só que o problema
    e que eu não sei reconhecer uma roda intermediaria será que vocês poderiam me explicar como eu posso reconhecer uma ?

  100. Mauricio Mizarela disse:

    Fala galera da evom,

    primeiramente, parabens pelo site. muito bem feito.

    andei de skate quando era moleque e depois nunca mais… até que na virada desse ano, peguei um long emprestado pra andar na praia…e ai…ja era… to na vontade de comprar um…rs. qual marcas vocês me indicam ?

    a ideia é usar ele de transporte mesmo… ir pra academia e tal…andando no asfalto mesmo….nada de manobras…rs….não era bom quando era novo, imagina agora….rs

    consigo montar um skate “relativamente bom” com uns R$ 350,00??

    conhece alguma boa loja no Rio de Janeiro??

    Abraço.

  101. Fernando disse:

    queria a opiniao de vcs ai do evom sobre esse long que eu encontrei montado ta cm um preço legal se seria bom para madar uns slides ou seria melhor montar um por conta propia mesmo, desd ja agradeço abs.

    Longboard Sector Nine
    Modelo: Sea Shepherd
    Shape Sector 9: 96,50 cm X 22,90cm
    Polegadas: 38″ X 9″
    Distância entre os eixos: 65,50cm
    Tail: 13cm
    Nose: 4,50cm
    Truck: Gullwing Charger 160mm
    Roda: 65mm Sector 9
    Dureza: 78A
    Rolamento: Sector 9 abec 5 grease balls

    o valor de 899 por 791,12

    • evom disse:

      Fernando,

      O Sector 9 Sea Shepherd é praticamente um skate. É bem pequeno e indicado pra andar em pista e não para slides em ladeiras. Aconselho você pocurar um shape maior. Lembrando que para ser um longboard precisa ter no mínimo 40 polegadas.

      Abs.

  102. DIEGO disse:

    olá….
    pratico a modalidade de rollingskate e gostaria da opinião de vcs pelo melhor tipo de roda, levando em conta que desço ladeiras em rodovias chegando a pegar 90 km p/hora , aguardo um retorno, abraços….

  103. Grieco disse:

    Fala, queria saber os shapes que você me indicaria, sei que você já fez post sobre shapes e tal, mas se liga:

    Queria um shape simétrico e com tail e nose pra freestyle, tipo os da Loaded como o Tan Tien, já vi alguns da Rayne mas não me agradaram, é mais freeride, e tem alguns Apex que são legais também, queria saber uma opinião sua, to indeciso pra comprar

  104. berroca disse:

    oi evom
    eu ando de skate ja vai fazer uns 4 anos mas eu nao me animo muito de fazer manobras meu negocio é mais velocidade e alguns slides
    eu to vendo na net um long , e queria saber se é adequado para mim

    shape nove camadas( maple que eu nao sei o que é )
    truck invertido 7” 180 mm
    roda 70 x 31cm 87a
    rolamento abec 9
    da uma olhada no link

  105. Grieco disse:

    Fala aê amigo, queria saber se você usa espaçadores nos longs, e para quê servem? E qual a dureza das bushings que você usa?

    • evom disse:

      Não uso espaçadores, Grieco. Espaçadores são usados para dar mais estabilidade nos rolamentos, mas os gringos dispensam o uso. Uso os amortecedores originais da Randal e Gullwing que vêm nos trucks.

      Abs.

  106. Adriano disse:

    Muito boas dicas, eu pratico longboard a pouco tempo, aproximadamente uns seis meses e curto o downhill slide, porém tenho algumas dúvidas e gostaria de umas orientações a respeito de rodas boas para a prática dessa modalidade, busco uma roda que me forneça uma boa aderência e que me possibilite realizar slides, no caso são as rodas intermediárias, sendo assim, quais rodas você me indica dentre as nacionais e importadas?

  107. Janete disse:

    Comprei um long da hang ten, essa marca é boa?

    • evom disse:

      Sim, Janete. A Hang Ten é um marca californiana com anos de tradição. O preço dos longboards da Hang Ten são mais acessíveis entre as marcas gringas.

      Abs.

  108. Claudia disse:

    Adorei as dicas!!!
    Alguma orientação diferente para o público feminino? Ando bem de patins e quero ver se me dou bem andando de long… Bjs

    • evom disse:

      Oi, Claudia.
      As dicas são as mesmas para o público feminino. Qualquer dúvida em específico fique a vontade para me mandar um e-mail através do formulário de contato no site.

      Abs.

  109. Victor Hugo disse:

    Muito fera esse site, ainda mais que que a palavra do nosso Senhor Jesus Cristo é semeada por aqui! Cara, comprei um Cruiser da Birdhouse e gostaria de saber sobre a marca, se é boa ou não, pretendo usar ele pra dar só uns rolês mesmo, mas também quero poder descer umas ladeiras com ele e tirar umas manobrinhas. Gostaria de saber também quais as diferenças entre o modelo Cruiser e o Longboard. Desde já agradeço! Abração!

    • evom disse:

      Olá, Victor.

      Um skate Cruise é usar mais para slalom e para passeio. Não é indicado descer ladeiras (Downhill) com um Cruiser porque você vai precisar de muuuuuuita habilidade para fazer curvas. A principal diferença entre um Cruise e um Longboard é justamente o tamanho. Um Longboard tem 40 polegadas (100 centímetros) e um Cruise é menor que um skate.

      Abs.

  110. Akio disse:

    Eai E.V.O.M. o blog ta muito legal e uma das melhores coisas aqui é que da pra trocar uma idéia com você, é difícil encontrar isso na internet.

    To com algumas dúvida: Eu uso o long pra me locomover pelas ruas além de brincar de fazer umas manobras simples, mas não consigo pegar muita velocidade e acho que é por causa do rolamento barato (e sem marca) ABEC5 que eu uso.
    Minha roda é Moska 70mm 77A. Qual rolamento bom e barato eu compro? E qual ABEC? Os da Element custam só R$44,00 são bons? E os da Red Bones REDS que não possuem medida em ABEC são bons também?

    Muitas perguntas mas é isso ai, vlw!

    • Akio disse:

      *Os da Element custavam em torno disso na loja que vi e eram abec5.

      Tem alguma recomendação pra capacete nacional? Os importados estão muito caros pra mim por enquanto.

    • evom disse:

      Olá, Akio.

      Esse lance de velocidade não é “culpa” só dos rolamentos. Você pode colocar o melhor rolamento do mundo em uma roda ruim que não fará muita diferença. Eu aconselho os Bones Reds e não gosto da qualidade das rodas Moska para longboard. Tente usar rolamentos gringos, mas se não resolver você já sabe que o problema está na roda.

      Capacete é um item muito importante para sua segurança. Entendo que o preço dos gringos são mais altos, mas vale a pena o investimento no seu conforto e segurança.

      Abs.

  111. Jhonni disse:

    Se meu shape é de 99 cm, eu devo usar roda, truck e rolamento de quanto ?

    • evom disse:

      Depende do modelo do shape e não só do tamanho, Jhonni. Se for um shape simétrico (com tail o nose idênticos) você pode usar um truck maior e rodas maiores. Não existe regra.

      Abs.

  112. nathan disse:

    oiii
    eu queria saber qual diferença entre o longboard de frente quadrada e o longboard de frente pontuda
    ???

    • evom disse:

      Nathan,

      Depende do shape. Geralmente o shape com a frente “quadrada” tem a parte de trás igual e nesse caso o shape é simétrico. Ou seja, não tem parte da frente ou de trás pois as duas são idênticas.

      Sacou? ;)

  113. maycon disse:

    OLá Evom ,

    gostaria de saber si o Semi long , tem algum problema pra mandar slide e Downhill ou e a mesma coisa?

    curto muito esse blog !!! :)

  114. tercio disse:

    cara eu to com 800 reais para montar um long quais marcas você me indica ? eu queria um meio speed e meio slide , abraço .

  115. ygor martins disse:

    eae cara’ eu tava de olho num long da Santa Cruz: o skate cobra. conhece essa marca?se conhecer essa marca de long oq acha dela’? desde ja obrigado

  116. oswaldo disse:

    ola meu camarada,gostaria q vc me tirasse umas duvidas…..quero um long para andar no asfalto(linha reta),no maximo descer uma ladeirinha……so q eu tenho 1,75 m e peso 103kilos.qual shape ,rodas e truck vc me indicaria… obrigado oswaldo

  117. Leonardo Casemiro disse:

    to andando de long nem uma semana, mais ja to andando pra crl …
    e eu quero passar a mandar slides, descer ladeiras, quero me “afundar” mais nesse assunto e nesse esporte.
    meu long é bom, a pesar de ser da centauro e blablabla, eu gosto dele, o truck é bom e tudo.
    só quero trocar a roda e o rolamento .
    meu long é o longboard x seven speed II…
    qual rolamento e qual roda eu boto ?
    abs ..

  118. Bebe disse:

    Valeu ai galera, ajudo muito!!!

  119. Rennan disse:

    Salve galera, estou pensando em comprar um Long ” x7 speed ii “, já q esta bem difícil achar o Loaded Tan Tien. Gostaria de saber se ele é bom para mandar Downhill Slide ?

  120. Victor disse:

    Olá, gostei muito do blog.
    Mas queria uma ajuda, eu tenho um skate ja tem dois anos com ele, andava com ele na cidade que morava, lá era bom para andar. Mas me mudei para outra cidade ( Conceição da Barra-ES ) e aki as ruas são todas de paralelepípedos ( aqueles concretos que odeio ) e me falaram que aki é melhor andar de longboard. Queria saber qual longboard é melhor para este tipo de terreno.

    • evom disse:

      Victor,

      No seu caso um Mountain Board é mais indicado, pois tem rodas maiores e pneus que podem ser calibrados e adaptados para terrenos irregulares.

      Abs.

  121. Gabryel disse:

    Parabéns pelo post, me ajudou muito, porque eu queria um estilo de long pra downhill e não sabia como escolher e a noção de cada componente do próprio skate…
    Continuando a história da modalidade, gostaria de saber qual desenho que me ajudaria a manter a estabilidade e não levar um bom tombo na hora de fazer curvas e coisas parecidas, contando também com o tamanho dos trucks pra n travar.
    Obrigado pela atenção.

  122. Rods disse:

    Fala aí galera,

    Andava de skate quando era moleque, mas nesse fim de semana dei uma volta em um long de um amigo meu e fiquei maluco. Passei o resto dos dias lendo tudo o que podia na internet sobre os longs e o site de vocês ajudou absurdamente. Muito obrigado de verdade.

    O long dele é um set completo da sector 9, o mountain peaks. To pensando em ir pelo mesmo caminho já que minha ideia é mais dar uma volta de bobeira nos fins de semana no aterro do flamengo e quando estiver mais confiante pegar umas ladeiras.

    A minha dúvida é quanto ao truck. O dele é o sidewinder da gullwing e o long que eu andei dando uma olhada é o lookout, que vem com o charger de 10”.

    Vai fazer muita diferença pro “surf”?

    Abraços e parabéns pelo bom trabalho

  123. Iniciante disse:

    Meu amigo, show de bola. Instrutivo o teu blog. Eu sou iniciante (nunca andei de skate) e gostaria de um para dar um passeio na cidade (minha cidade é plana – Santos). O que você me indicaria?

    • evom disse:

      Olá Anderson,

      O que recomendo para quem está iniciando é testar o máximo de modelos possível antes de comprar um. O modelo que é legal pra mim, não necessariamente será legal pra você. Veja esse post com algumas marcas de longboard (todas gringas). Existem muitas marcas nacionais que copiam os modelos gringos e com um custo mais acessível. Nesse post talvez você se identifique com algum modelo.
      http://www.evom.com.br/as-melhores-marcas-de-longboard

      Abs.

  124. Vítor disse:

    Olá,
    parabéns pelo blog muito bom hein… eu queria começar andar de long mas n sei por onde começar direito, gostaria agora pelo começo mas andar d boa talz (walking) q modelo e marcas são recomendados? rodinhas mais duras? shapes largos?
    Muito obrigado desde já!
    Abraços

  125. Eduardo disse:

    Fala galera,

    Quais marcas nacionais vcs indicam pra quem quer um pintail??

    • evom disse:

      Não gosto muito das marcas nacionais, mas a galera que comenta aqui no blog que usa Black Sheep e US Boards gostam. Não sei se essas marcas tem modelo Pintail.

      Abs.

  126. Caroline Detogni disse:

    Oiii..

    Faz tempo que eu to querendo aprender a andar de long.. mas ninguem me ensina..hauhau
    Então.. qual seria um bom long para iniciante??

    Bjooo

    • evom disse:

      Olá Carol,

      Existem muitas opções de modelos e o que aconselho é testar o máximo de modelos possível antes de comprar um. O modelo que é legal pra mim, não necessariamente será legal pra você. Veja esse post com algumas marcas de longboard (todas gringas). Existem muitas marcas nacionais que copiam os modelos gringos e com um custo mais acessível. Nesse post talvez você se identifique com algum modelo.
      http://www.evom.com.br/as-melhores-marcas-de-longboard

      Abs.

  127. jean fds disse:

    este longboard para Slide ?

    shape
    Airflow Fast and Furious 96cm/38″ ou Airflow Speedwing 39″/99cm

    Truck
    Tracker Eixo Fastrack 150mm ou Gunmetal Eixos 10ʺ 185mm v2

    rodas
    ABEC11 Flywheels 76mm ou ABEC11 Grippins CenterSet 70mm

    Pads qual?

  128. qual desliza mais entre essas rodinhas a freeride ou a durian amarela?eu tambem queria sabe se a orangtang in heat amarela é boa? vlw ai se puder responde agradeço e parabens pelo o blog tchau tchau

  129. maycon disse:

    OLá E.V.O.M

    comprei um Semi-Long, si eu nao me engano a marca das rodas estavam assim,
    ABEC11 FCR 608 2 RS , nao sei si eu coloquei certo nao e pq o nome ta pequeno ai eu nao consegui ver muito bem , mais me diz si essa marca e boa!!!
    eu pedi o cara uma roda da ABEC11 ai ele me deu essa, ele disse q era boa pra mandar slide!! me diz si elas sao ruins, pq si for ruim da pra trocar que tenho mais 11 dias de garantia !!!!
    ABS !!! BELO POST .

  130. Wesley Oliveira disse:

    Fala galera do EVOM parabéns pelo blog! Muito massa! Será que poderiam responder o e-mail que enviei ontem? Obrigado galera!

  131. Amanda disse:

    Olá!
    Gostaria de comprar um longboard, mas estou na dúvida do melhor shape, trucks e rodas.
    A principal idéia é descer ladeiras, fazendo um estilo mais surf.
    Mas como já tive um acidente, gostaria de algo mais estável, que me desse segurança, peincipalmente na remada, que é onde mais tenho dificuldade.
    Muito obrigada!

  132. Edson disse:

    Seguinte, comprei um long montado la na gringa e trouxe pra ca, mas o truck é o gulluwing sidewinder que vem com dois amortecedores em cada truck. Esse truck serve para slide? sinto dificuldade na hora de executar, pois ele acaba pegando mais velocidade e nao derrapa. Quais são as opções legais para slide? compensa mais gringo ou nacional?

    Obrigado

  133. Lucas disse:

    Olá Evom , eu queria saber qual a diferença entre o long, eo semi long,,,, qual seria melhor pra mandar Slide? abs!

  134. Christian disse:

    Ei eu vou comprar um longboard com 2 ´V´ na ponta de tras e eu keria saber o nome e pra q serve URGENTE obg

  135. Rodolfo disse:

    um shape simétrico serviria para um rolê de surf e freeride também?! ou somente para freeride? o pintail é mais para surf, mas um simétrico também serviria?

  136. lucas disse:

    oi blz? queria saber qual é a melhor oção montar o próprio longboard ou conprar um pronto ? e qual é o mais econimico ? e o mais aprpriado ? sou iniciante e se montasse qual marca é a mais eficiente e duravel brigado?

  137. Icaro disse:

    Olá,eu queria uma indicação,sou iniciante e quero comprar um long para surf style,nem preciso de manobras e tal,só velocidade mesmo,correr no asfalto. Queria uma indicação de marca e de tamanho do longboard para um iniciante de 1,67 m. Obrigado

  138. Carlos Papalardo disse:

    Boa Noite, Pessoal!

    Sou iniciante no mundo do skate e quero comprar um longboard da original, tenho 1,74cm e 85kg. Pensei em um modelo pintail 43, mas não quero investir em um longboard e depois ter que troca-lo. Estou pensando nos seguintes modelos para o freeride/freestyle: Apex 37, Apex 40 e o Freeride 41. Quero um modelo que me de chance de evoluir e continuar andando sem ter que troca-lo.

    Abs!

  139. Luiza disse:

    Ei pessoal! Poderiam me informar se um Longboard Pintail 40 seria uma boa aposta para freeride para iniciante de 1,65 de altura?
    Muito obrigada (:

  140. Victor disse:

    Ae Evom, blz ? qual roda você recomenda pra donwhill slide ?
    Um shape estilo prancha dificulta os slides ou nada a ver ?

  141. Thael Ferreira disse:

    Gostaria de comprar uma roda para longboard, para descer lombas e fazer slide, que tenha boa velocidade, qual seria a melhor? abras

  142. kaio disse:

    eu vou comprar um shape loaded tan tien mais estou em duvida entre flex 1 ou 2
    meu peso faz diferença altura ? tenho 80 kg e 1,80 d altura
    qual é o melhor pra mim

  143. leandro disse:

    Ola , vcs ai acham que os rolamentos Bones Swiss são bons para velocidade , e que roda vc me indicaria ,eu ñ irei fazer manobras e tals, só irei andar no asfalto .

    Obrigado !

  144. francisco disse:

    Ola, antes de mais nada
    gostei muito das dicas que estão dando.
    sou o mais principiante dos precipitante, RS.
    comprei um shape concavo de 40p, com abe11, roda de 70, poliuretano, tento muito fazer manobras como front shave it, mas cara como e pesado girar, me de uma dicas, mudo as rodas para um diametro menor? mudo de rolamento? para facilitar manobras? ate agora só encontrei o chão que ta se tornando um grande amigo meu, rs.
    p.s tenho 1,65 73k 40a, qualquer dica e bem recebida, abraços.

    • evom disse:

      Francisco,

      Longboard é naturalmente pesado por conta do tamanho. Materiais importados são mais leves e duráveis que os nacionais. Nesse caso não tem muito o que fazer a não ser usar peças gringas.

      Abs.

  145. Rafa disse:

    Oi galera da Evom. Estou muito interessado em comprar meu primeiro long-board. Infelizmente não conheço nada, nem pessoas que andem aqui na região aonde eu moro. Gostaria de saber se, devo comprar um long montado, ou montar um. Quero correr bastante e dar muitos slides. Estou interessado no futuro em praticar downhill mais por enquanto quero conhecer melhor o esporte. Por isso acredito que não é necessário um long profissional logo de cara.
    Não sei se pode postar link, mais podem opinar sobre esse que está a venda:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-443564255-skate-longboard-truck-crail-invertido-abec-11-roda-gel-speed-_JM
    ou esse:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-453475815-skate-longboard-40-abec-11-truck-rebaixado-invert-rodas-78mm-_JM
    Muito obrigado galera!

  146. Daniel disse:

    Ola evom , eu quero comprar um long mas sou iniciante nao sei por onde começar . Quero montar um em que ele tenha bastante velocidade , qual shape é o mais adequado , rolamentos e etc . quais sao as melhores marcas pra tais equipamentos ? responda por favor desde ja agradeço . parabens pelo blog !!!

  147. Maycon Aguiar disse:

    Tava querendo começar agora a andar de long só q meio q ñ sei minha modalidade… Gostaria de dar rolês na rua em alta velocidade e talz mas tbm gostaria de fazer algumas manobras! Cê tem umas marcas de shapes, truck, roda e rolamento pra indicar e q ñ sejam mt caro só pra dar rolês em alta velocidade e quem sabe fazer manobras! no maximo assim 400 reais… Vlw desde já ;)

  148. Juliana disse:

    E aí, galera. Curti muito essa matéria, assim como a matéria sobre as melhores marcas de longboard. Eu já ando de skate há quase dois anos e disso entendo bem, agora venho me encantando pelo longboard, entretanto não conheço ninguém que ande ou tenha um. Ainda assim, vou comprar o meu. Estão aí as dúvidas. Tenho 1,58 e 50kg, qual é o tamanho de shape (Downhill slide, de preferência) mais indicado para minha estatura?

  149. Paulo disse:

    Oque vc acha desse

    Pintail 43 Longboard
    Longboard Bearings: Abec 3 (Speed Lubed) *Standard
    Longboard Trucks: Original S8 200mm Trucks *Standard
    Longboard Wheels: Kryptonics 70mm 78a Classic *Standard*
    Choose Original Trucks Spring (Not Required, Upgrade Only): Medium Tension (Red)
    Get an Original “Save your Soul” T-Shirt 30% Off with your new longboard:: *Black* Mens X-Large
    Para um iniciante

  150. fabio disse:

    GOSTARIA DE SABER QUAL SKATE SERIA MELHOR PARA MIM,GOSTO DE FAZER MANOBRAS MAIS RADICAIS ESTILO SURF,MAIS TAMBEM USAR O PUMPING ,NAO PRECISAR REMAR,TENHO UM PROBLEMA NO TENDAO.OBRIGADO

    • evom disse:

      Fabio,

      Existem muitas opções de modelos e o que aconselho é testar o máximo de modelos possível antes de comprar um. O modelo que é legal pra mim, não necessariamente será legal pra você. Veja esse post com algumas marcas de longboard (todas gringas). Existem muitas marcas nacionais que copiam os modelos gringos e com um custo mais acessível. Nesse post talvez você se identifique com algum modelo.
      http://www.evom.com.br/as-melhores-marcas-de-longboard

      Abs.

  151. Rodolfo Trinca disse:

    Black Sheep é uma boa marca de shape, para mim, que vou comprar meu primeiro longboard?

  152. Esdras disse:

    Pow desculpa incomoda e te enche de perguntas , mas tem como fala um pouco mais sobre truck de mola?

    Brigadao

    • evom disse:

      Esdras,

      O que posso te adiantar, ou aconselhar, é o seguinte. Não use trucks com molas, rs. Dá um trabalho animal pra regular e a manutenção não se compara com o truck com amortecedor de borracha.

      Abs.

  153. Daniel disse:

    Cara, montei o meu hoje:

    Shape: (Chris Wood) Carve, Canadense, razoável, parece ser novo no mercado e de Maple Wood. (R$250)

    Trucks: Paris (R$340)

    Rodas: Orangatang 80A Stimulus (R$300)

    Rolamentos: Spitfire R$(Ganhei de Brinde) =/

    Total: 890 reais

    O que acha evom?

  154. Grieco disse:

    Já teve a oportunidade de testar as rodas Metro Motion, e Volante (da Caliber) ?

  155. Rogerio disse:

    Fala aê,

    Queria saber se você já utilizou algum jogo de rodas da Moska, pra dar alguma opinião..

  156. Eldes Ferreira disse:

    Opá galera da evom, então.. eu to afim de um long a muito tempo, mais sempre que tenho vontade desanimo por n ter uma pessoa para apoiar e tals. Mais agora me inspirei em comprar um long.. mais to com muitas duvidas.. eu to afim de fazer um para speed, tipo sair andando pelas BR e estradas vazias e tals, mais não sei marcas boas, e coisas boas para mim. Tipo tenho 1,84 metros e peso 105 kg.. não sei qual tipo de long é melhor para mim.. e to querendo montar um, tem como ajudar?

    • evom disse:

      Eldes,

      Muita gente me pede opinião sobre qual longboard comprar.
      Meu gosto é bastante específico e procuro dar dicas que possam ajudar qualquer tipo de pessoa. Existem muitas opções de modelos e o que aconselho é testar o máximo de modelos possível antes de comprar um. O modelo que é legal pra mim, não necessariamente será legal pra você. Veja esse post com algumas marcas de longboard (todas gringas). Existem muitas marcas nacionais que copiam os modelos gringos e com um custo mais acessível. Nesse post talvez você se identifique com algum modelo.
      http://www.evom.com.br/as-melhores-marcas-de-longboard

      Abs.

  157. Esdras disse:

    Entao le seu post e me fez entende um pouco mais,bem legal parabens.

    Entao to entrando nesse mundo dos longs agora e to meio em duvida em qual compra ja que so um iniciante

    Andei pesquisando na net e achei esse

    Shape Black Sheep – Comprimento: 105cm / Largura: 26cm

    Truck Crail Invertido 180mm

    Roda Moska 70mm 77A

    Rolamento Abec 9

    Oque voce acha é um bom investimento para um iniciante com altura de 1.82?

    Brigado atençao

    • evom disse:

      A princípio sim, Esdras. A medida em que for evoluindo você sentirá a necessidade de trocar as rodas caso queria realizar algumas manobras com slides.

      Abs.

      • Esdras disse:

        Voce poderia indicar um long razoável para iniciante ou esse que citei a cima é um bom começo?

        • evom disse:

          Esdras,

          Existem muitas opções de modelos e o que aconselho é testar o máximo de modelos possível antes de comprar um. O modelo que é legal pra mim, não necessariamente será legal pra você. Veja esse post com algumas marcas de longboard (todas gringas). Existem muitas marcas nacionais que copiam os modelos gringos e com um custo mais acessível. Nesse post talvez você se identifique com algum modelo.
          http://www.evom.com.br/as-melhores-marcas-de-longboard

          Abs.

  158. Iago disse:

    Olá comprei um long da flying mais não sei muito dele com um truck da brutus gostaria de saber uma pouco dele
    Obr abs

  159. Cabral disse:

    Fala pessoal da EVOM!! Tudo bem com vcs?

    Já ando de longboard (FreeRide) a algum tempo mas achei esse post de vcs muito bom!!
    Tenho umas dúvidas, vou comprar rodas para mandar slide com mais facilidade, já sabia que rodas com dureza maior deslizam mais facilmente, porém estou em dúvida se compro uma ORANGATANG ou MOSKA.
    Minhas dúvidas são as seguintes: 75MM ou 80MM? Dureza 80A ou 83A?? Moska ou Orangatang?

    Agradeço desde já a atenção e mais uma vez muito boas as informações!!

    Um abraço.

  160. Leonardo disse:

    Obrigado pelas dicas!!! Ajudou bastante!!!
    Abraços!

  161. Olá Evom,
    Excelente matéria.

    Se liga to pensando em comprar esse Long…
    LONGBOARD CUSH 43.5″

    A ideia é dar uns rolés pela pista da Lagoa aqui no Rio!
    Sendo um iniciante, vc acha que vale o investimento?

    Abraços!

  162. Thales disse:

    Ola galera , to aqui pra tirar uma duvida, vou comprar um minilongboard cruiser , da marca fish , quero saber se ele é bom , e quero saber qual o nome da manobra de long que freiamos ele de lado. Valeu

  163. Lucas disse:

    Boa noite Evom, cara comprei uma roda orangatang amarela Durian para slides, truck de 180mm e rolamento Red bones, e agora vou comprar meu shape mais estou em duvida, eu ouvi dizer que o shape carver seria exelente para slides mais eu não curto muito o estilo, sera se eu comprar um shape com TAIL teria a mesma função do carver? Ou se eu compra-se um shape reto o speed seria melhor? abraço

  164. Felipe Nevado disse:

    Olá pessoal tudo bem?
    Parabens pelo post, ajudou muito.
    Vocês poderiam dar uma forcinha aqui, por favor?
    estou para comprar meu 1 long, e eu escolhi este,
    Skate Globe Snake Dance Cruiser
    o que vocês acham, ele é bom?

    valeu, abraçãõ!

    • evom disse:

      Olá Felipe,

      Eu nunca usei shapes da Globe, mas tem uma galera que acessar o site que gosta.
      Acho que deve ser uma boa opção para quem está iniciando, só não tenho como afirmar.

      Abs.

  165. Rômulo disse:

    Fala galera da E.V.O.M, parabéns pelo site, muito bons posts e dicas pra galera!
    Eu já andei de skate há algum tempo e estou começando agora no Long e gostaria de montar um para slides, talvez um downhill slide, ja pensei em todas a pessas tipo truck crail msm, rodinhas abec 11(ouvi dizer q são mto boas) e gostaria de saber se este modelo de shape é bom para slides, ou se por ele ter o tail e nose mais inclinados para cima vai dificultar e talvez esbarrar o shape e meus pés no chão?? esse modleo ai
    Shape Cush CARVE

    valew galera

  166. Wellington disse:

    Olá Evom,

    Estou iniciando no ramodos longs, queria uma dica pois andei em um carven de grama, mas andei no asfalto, é mto duro para curvas, depois andei em um carven de surf style, uma delicia…queria saber se existe um long que se aproxime ao carven ( estilo Surf e manobras ).

    Obrigado

    • evom disse:

      Shapes de carverboard são bem diferentes dos de longboard, Wellington, e projetados para cavadas. Eu acho bem difícil realizar manobras com carverboard.

      Abs.

  167. Patrine Corrêa disse:

    Olá Evom, parabéns pela matéria ajudou bastante! Aqui vai a minha pergunta:

    A tempos quero comprar um long para fazer slides, porém tenho medo de tentar montar sózinha e 1 – não dar certo, 2 – o vendedor me enrolar na hora de comprar as peças. Poderia me dar uma ajuda de como montar? Só pra eu ter uma noção do que fazer. Ex: altura, tamanho do long, alguma roda legal, coisas do tipo. Já andei algumas vezes de long e a minha altura é de 1,68. Abs!

  168. Diogo disse:

    Cara eu quero com um long só pra rolé de boa, slalom pelo o que eu vi em outros sites e blogs, qual o tamanho em ” e o concave melhor pra isso?

    • evom disse:

      Não existe regra, Diogo. O tamanho ideal do shape vai depender de sua estatura, além de te deixar confortável. Shapes muito grandes são mais lentos para manobrar e muito pequenos difíceis para se equilibrar.

      Abs.

  169. Lucca disse:

    o que vcs acham da marca GLOBE?

  170. Vanessa Oliveira disse:

    Olá Evom..eu estou iniciando agora nesse mundo de longboards,quero mto comprar o meu so q tenho duvidas. Gostaria de saber se o tamanho do shape influencia,ou melhor nao mto pesado,nao quero um q corra mto..é mais para passeios e tal e quem sabe aprender algo novo como slide, e na questao da segurança se o melhor seria montar ou um completo. De preferencia se puder citar alguns modelos e peças.

    Abs

  171. Pithecus disse:

    E ai pessoal da EVOM!

    bom,to começando a andar delong,e tava querendo monta o meu,eu queria saber se os shapes da INSANOS pra mim que sou iniciante (e quero fazer um surf style) seria uma boa escolha?

  172. Thiago disse:

    Ola, Pessoal

    Bem legal esse site..estão de parabens!!!!!!!

    Tira uma duvuda para mim, o que você acha sobre esse long?
    http://www.hyper.co.nz/ride/product/longboard-completes/403/greymouth-longboard-42/123126/detail
    Ele seria lega para Downhill ou Freeride?

    valeuuuu..

  173. Jardel disse:

    Boa noite.
    Primeiramente, parabéns pelo site, muito legal a dedicação da equipe tanto para os iniciantes quanto para os mais avançados.
    Gostei muito do texto, me esclareceu várias dúvidas.
    Gostaria de uma opinião quanto a confirguração específica para um long de passeio, pretendo usar como meio de transporte. Então, precisa desenvolver boa velocidade e manter sem precisar embalar muito além de ter uma boa mobilidade para curvas.

    Abraço!

  174. Gabriel disse:

    Olá EVOM,
    gostaria de saber um pouco mais sobre os pads… oque eu gostaria de saber é se a distância entre as rodas e o shape interfere no slide e se interfere é pra melhor ou para pior.
    no momento estou com um shape simétrico da madrid e não preciso obrigatóriamente usar o pad…
    Obrigado

    • evom disse:

      Gabriel,

      Os Pads devem ser usados com bom senso. Se você colocar muitos Pads vai ficar impossível mandar slides. A altura ideal é a que te deixar confortavel para fazer curvas sem que as rodas encostem no shape. Shapes simétricos, da Madrid ou outras marcas gringas, geralmente dispasam o uso de Pads.

      Abs.

  175. Diego disse:

    Olá, to começando agora a andar de long, e tenho Mts duvidas, comprei um da traxart igual a esse aquihttp://www.hawaiivirtual.com.br/skate/skate-completo/skate-traxart-longboard-dm-195.html
    Eu gostaria de saber pra qual modalidade ele serve? Toda vez q faço uma curva meu pé ou o shape encosta no chão como eu faço pra ajeitar isso? Eu queria usar meu long so pra surf e pra velocidade se eu colocar um truck180mm e uma roda86A ficaria legal?
    Desde ja agradeço

    • evom disse:

      Diego,

      Isso acontece porque shape rebaixado foi projetado para Speed, não para Surf. Se você soltar muito os trucks ele irá encostar no chão inevitavelmente. Para resolver o problema você vai precisar de Pads.

      Abs.

  176. Lucca disse:

    Tava lendo aqui e achei bem interessante, queria comecar a andar de long mas queria so andar pelas ruas, nao queria fazer manobra nem andar com muita velocidade. Qual o tipo ideal de long pra mim? E a marca?

  177. Boa Tarde,
    Tenho um roda abec11 freeride (deve esta com 74mm) 81a, coloquei rolamento novo mas ainda estou achando lenta, e quando pego o asfalto velho, sinto muito a trepidação e perda de velocidade. Se pegar um face skate, 75mm 83a, posso melhorar o desenvolvimento do skate? Se sim, devo pegar a face no modelo antigo ou novo?

  178. Marcos Marcelo disse:

    Fala galera!! Resovi voltar a andar de skate depois de 10 anos parado e agora quero andar de long, minha duvida é, tenho 1,90 altura e 100kg, tem algum tipo de long mais indicado (shape, rodas, trucks…)
    Grande abraço!

  179. Rogerio disse:

    Na sua opinião, qual a melhor marca para um truck invertido?

  180. Pedro acauan disse:

    qual o melhor tipo de long para fazer slides ou giro ?

  181. Beatriz Sanches disse:

    Oi, eu ando de long a mais ou menos 1 mes, meu long é de 100cm só que as rodas são de silicone e não tem marca especifica, queria saber se é bom ou ruim esse tipo de roda.

  182. Henrique disse:

    ai, meu shape é simetrico e com truck pra fora, a roda á uma orangatang 72.5mm 80a. quando faco curvas as rodas batem no shape e leve um tombo, e se eu deixar o truck apertrado ele quase nao faz curvas
    O shape é um rootsdecks e faço a modalidade Downhill Slide

  183. Isabella disse:

    Olá, já andei de skate, mas muito pouco e nunca pisei em um long. Mas eu acho muito legal e queria começar a andar. O que vc me recomenda já que sou beeeem iniciante?

    Abç.

    • evom disse:

      Olá Isabella,

      Existem muitas opções de modelos e o que aconselho é testar o máximo de modelos possível antes de comprar um. O modelo que é legal pra mim, não necessariamente será legal pra você. Veja esse post com algumas marcas de longboard (todas gringas). Existem muitas marcas nacionais que copiam os modelos gringos e com um custo mais acessível. Nesse post talvez você se identifique com algum modelo.
      http://www.evom.com.br/as-melhores-marcas-de-longboard

      Abs.

  184. rodrigo disse:

    eu tenho 1,85 de altura .q tipo de long seria ideal para mim ?

    • evom disse:

      Não existe regra, Rodrigo. Eu tenho 1,83m e gosto de shapes com 40 polegadas.
      O que costumo recomendar é testar o máximo de modelos antes de comprar.

      Abs.

  185. Gabriel disse:

    Eai cara, to pensando em comprar um Apex 40 pela internet, mas no site que eu quero só está disponível o modelo W Concave, agora que já sei dar uns slides legais, vou comprar esse shape, mas também quero ele pra botar umas tricks (shove it, big spin, no comply, entre outras tricks que os caras botam nos vídeos da Original, já tenho uma base dessas e outras várias tricks porque também ando de street), e quero saber se o modelo W Concave é melhor, pior ou a mesma coisa para botar tricks e slides, do que o modelo AV Rocker Concave? Valeu!

  186. Cadu disse:

    Cara! Animal seu blog! Parabens! Dificil achar blog de skate/long bom!

    Eu andava de skate (street) a uns 10 anos atras. Hoje resolvi dar uma volta de long e achei bem legal. Estou pensando em montar um.

    Estava pensando em montar um carve, pois acho as rodonas trator animais!! Quero usar mais para surf mesmo, mas com o carve eu conseguirei dar alguns slides?Há alguma roda trator que seja mais dura e permita manobras deste tipo?

    Eu montando um carve ou não, queria usar este shape

    http://www.ebay.com/itm/Double-drop-down-through-long-distance-pushing-longboard-skateboard-Downhill-DH-/181014432735?_trksid=p2047675.m1985&_trkparms=aid%3D444000%26algo%3DSOI.CURRENT%26ao%3D1%26asc%3D13%26meid%3D3227447429494769851%26pid%3D100012%26prg%3D1014%26rk%3D2%26sd%3D181014165494%26

    Ele tem alguma peculiaridade específica ou é só o formato mesmo?

    Vlw cara.
    Abs,

    • evom disse:

      Olá Cadu,

      Esse shape é para Dowhill Slide e Speed. Não é um carveboard. Digite “carveboard” nesse mesmo site do link que você vai ver a diferença.

      Conseguir slides com carveboard é bem mais difícil que com um shape de longboard. Infinitamente mais difícil, mesmo com pneus slick.

      Abs.

  187. Antonio disse:

    eu queria fazer giros e slides com mais facilidades que tipos de rodas são mais apropriadas ?

  188. Felipe disse:

    Fala ai galera…Bom, queria uma ajuda de vcs, pq vou pra Orlando em janeiro 2013 e pretendo montar o meu Long lá, mas andei vendo uns sites da califórnia e encontrei um Sector9(complete) barato e pensei em compra-lo agora pela internet e comprar apenas alguns acessórios(rodas,rolamentos,truck) lá em Orlando.
    O que vcs acham ?

  189. Aleff disse:

    Os longboards da marca nacional Traxart são bons?

  190. Eduardo disse:

    E qual a melhor marca de truck entre essas, Invert, Brutus ou FLH?
    att.

  191. Guilherme disse:

    Boa noite!

    to querendo montar um long e andei pesquisando em algumas lojas os produtos nacionais. Gostaria de saber a opniao de vcs referente a isso, pois escuto muito falarem que as marcas gringas sao muito superiores.

    outra duvida é sobre que shape escolher, visto que tenho dois modelos de preferencia: Simétrico com tail e o Paintail.

    Obrigado!

  192. Eduardo disse:

    O que você acha sobre esse long?
    Skate Longboard
    Shape Insanos 40″
    Truck invert 160mm
    Rodas siglo decks D87A 78mm
    rolamento Abc 11

    Ele seria ideal para qual modalidade?
    Att. Eduardo

  193. Felipe disse:

    Olá, tenho uma dúvida.Qual seria o melhor tipo de skate long board para quem nunca teve um long, mas sim um skate ”normal’ e queira andar de long de boa, no parque?

    Parabéns pelo post!!

  194. Douglas disse:

    Tenho um long da SANTA CRUZ shark land e queria saber em que categoria ele se encaixa

  195. gabriela disse:

    Oi!
    Será que poderia me indicar um modelo pronto de longboard para Surf Style? ( shape, rodas, amortecedor, trave, rolamento…) Obrigada! ;)

  196. LUCIANO disse:

    TO AFIM DE MONTAR UM LONG PRA DAR UNS ROLES DE LEVE, QUANDO NAO TIVER ONDA AQUI EM RECIFE, VCS PODERIAM MANDAR UMAS DICAS DE PEÇAS PRA QUEM TA INICIANDO ? DETALHE NUNCA ANDEI DE SKATE MEU ROLÉ VAI SER SÓ DE ANDADA MERMO SENTINDO A BRISA

  197. Tulio disse:

    Parabens pelo site, muito bom!!

    Estou começando no esporte e tenho algumas duvidas quanto ao long que devo comprar. Gostaria de um long para passeio com uma velocidade boa e tbm para slide.

    Estou pensando em comprar, os trucks da crail 160MM, rolamentos da bones red, e as rodas orangatang laranja, ainda estou em duvida em relação ao shape?!?!

    O que vc acha do setup e qual shape me indicaria??

    Desde já muito abrigado… Abraço

  198. Lohan disse:

    Po, legais as dicas pra quem ta começando.
    Li o post e fiquei interessado em praticar. O problema é que nunca tive contato com skate algum.
    Será que poderia me dar dicas de peças de long para iniciantes com o intuito de “surfar” no asfalto?
    Conversei com alguns amigos e me disseram que comprar longs montados geralmente não é boa idéia mas não tenho noção alguma das peças que sejam boas ou não pra começar.
    Obrigado.

  199. Leandro disse:

    olá, tenho o seguinte longboard

    http://www.tactics.com/sector-9/the-pass-sidewinder-35-drop-through-complete-longboard/silver-trucks-green-wheels

    Truck Mount Style: Drop Through
    Grip Tape: Grip with Printed Graphic
    Board Series: Sector 9 Sidewinder Series
    Deck Construction: 4 Ply Maple + Fiberglass
    Deck Features: Concave / Camber Mold
    Trucks: 9″ Gullwing Sidewinder Trucks
    Wheels: 69mm (78a) Nineball Slalom wheels
    Bearings: ABEC 5 Push Don’t Pollute (PDP) bearings
    Details: Slight nose and kick tail

    o rolamento estragou já comprei “red bones” e agora vou comprar ABEC 11 freerides 81A 66MM será que eu vou ter problemas em dar slides? minha configuração atual não me dava mtas escolhas nos slides, só abaixado para parar o long. Fico preocupado se precisarei trocar o truck, me ajude por favor

    obrigado, leandro.

    • evom disse:

      Leandro,

      Essa roda é legal, mas acho muito grande para um semi-long. As rodas originais desse Sector 9 são de 69mm. Rodas muito grandes são mais difíceis de conseguir slides. Recomendo você pegar uma roda com no máximo 70mm.

      Abs.

  200. Gabriel disse:

    Eai td bem ?

    Tenho uma duvida,
    eu vou montar um novo long , irei comprar as peças num site dos eua : , e queria saber se ja ouviu falar bem ou mal desse site e se o long q eu vou comprar tem peças boas e se o preço ta bom .

    Shape: Bustin Boards, modelo: Rat Mobile 36 polegadas

    Rodas: Sector Nine, modelo:Race Formula 70mm 80a

    Truck: Paris Longboard Trucks:180mm Silver

    Rolamento: Bones super red´s

    No total deu 305 dollares ja com o frete pro Brasil e convertendo pra real da + ou – 610 reais.
    o site gringo é /www.edgeboardshop.com

    Valeu pela ajuda,
    Muito bom esse blog.

  201. Luciano disse:

    Olá!

    Primeiramente, quero parabeniza-los pelo site. Gostei muito das informações disponibilizadas aqui. Show de bola!

    Andei de skate há alguns anos arás, mas como comecei a estudar e trabalhar, fui tendo cada vez menos tempo para me dedicar ao esporte e acabei “desistindo”. Recentemente andei assistindo alguns vídeos da marca “Original” e simplesmente não consigo resistir a vontade de praticar o longboarding. Meu objetivo é apenas dar alguns rolés de bobeira “surfando” o asfalto de leve e conforme for evoluindo, quem sabe descer algumas ladeirinhas (nada muito hardcore). Pretendo comprar meu primeiro long pelo da original, pois gosto muito da publicidade deles e me atenderam muito bem, todas as vezes que pedi algum tipo de informação, e pelo que me informaram, é uma marca “de confiança”. O modelo que eu mais gostei foi o pintail 40, mas é aí que vem minha dúvida em relação às rodas/rolamentos e o investimento. A configuração deles standart (shape, truck s8 200, rolamento ABEC 3, e rodas kryptonics 70) já seriam ideal para um iniciante andar nas ruas do RJ? Um conhecido me informou que valeria a pena investir um pouco mais e importar junto rodas orangtang e rolamento red bones, pois, além de ser muito mais caro por aqui, esse “upgrade” se adequaria mais ao asfalto daqui. Qual seria a opnião de vocês?

    Muito obrigado!

    • evom disse:

      Luciano,

      Não tenho dúvida de que a configuração “padrão” descrita no site da Original Skateboards para o Pintail 40 e outros modelos são bons para quem está iniciando. Levando em conta o tipo de rolê que você pretende fazer, não vejo motivo para substituir alguma peça.

      Abs!

  202. LEONARDO disse:

    OLÁ AMIGOS, ESTOU QUERENDO COMPRAR UM LONGBOARD SÓ P/ DAR UNS ROLES BASICOS, VÍ UM DA: Longboard Montado Black Sheep
    Shape Black Sheep – Comprimento: 105cm / Largura: 26cm
    Truck Invertido Crail 180mm
    Roda Moska 70mm 77a
    Rolamento Abec 9
    kit parafusos base allen + Pads
    MAS ESTOU PREOCUPADO COM MEU PESO (110 KG) SERÁ Q ELE VAI AGUENTAR??

    • evom disse:

      Leonardo,

      Esse setup está okay para quem quer passear com o longboard e não se preocupa com manobras. Quanto ao seu peso, não sei dizer. Se você for comprar em uma loja física, troque uma idéia com o vendedor sobre isso.

      Abs.

  203. Solimar disse:

    OI Evom

    Qual a diferença entre um semi-long de 40′ com concave duplo (tipo shape de street) e um shape long plano? É possivel mandar ollies num shape semi-long de 40′??
    Um shape semi-long de 40′ Blacksheep seria uma boa relação custo/benefício???

    Valew….

    • evom disse:

      Solimar,

      Se o shape tem 40″ então é um longboard. Para ser semi long o shape deve ter menos de 40″. Pra você conseguir ollie o shape precisa ter tail (parte de trás inclinada, assim como em um shape de skate). Shape com concave duplo foi projetado para ser mais sensível as cavadas e curvas.

      Muita gente que comenta aqui no site usa Black Sheep. Eu nunca usei, mas acredito ser uma boa opção custo/benefício para quem está iniciando.

      Abs.

  204. Vitor disse:

    Olá! Se puder me ajudar estou querendo compra um long,e com um para mandar uns slides
    Longboard Montado Black Sheep

    Shape Black Sheep – Comprimento: 105cm / Largura: 26cm

    Truck Invertido Crail 180mm

    Roda Moska 70mm 77a

    Rolamento Abec 9

    kit parafusos base allen + Pads

    Muito Obrigado!

  205. elli disse:

    tem como dizer se serve para slide , se não serve oq devo trocar?? agradeço des d já
    truks -Revenge
    rodas – mosca 76mm 80a speed
    shap street line 94cm

  206. Dayvid disse:

    Olá Pessoal,

    Quando adolescente andava de skateboard street e mini-half;
    Decidi voltar a andar e acabei optando por andar de longboard;

    Comprei um longboard com:
    Shape 40” reto
    Truck Rebaixado Invert (repare que não é invertido)
    Rodas 78mm, abec 11

    Ao andar, vi que não conseguia “surfar” como outros longboarders,
    parece que meu long não “vira” curvas muito fechadas, isso é
    porque o truck dele não é invertido? Para que modalidade esse
    long é indicado?

    Muito obrigado

  207. lucas koala disse:

    evon tem como me dizer se esse mini long é bom para slide e para o meu tamanho

    tenho 1.65 de altura peso 50.kl

    descrição do mine long :
    modelo: slalon /cruiser c/tail
    tamanho :79 cm
    truck long : 160 mm brutus, invert ou flh
    rodas: siglo deck 70 mm 97 A
    rolamentos: ABEC 11
    distancia entre eixos: 60 cm

  208. Daniel Moura disse:

    eai Evom,
    gostaria da sua opinião, quero um shape para freeride e downhill ao mesmo tempo, e estava em duvida entre o SECTOR 9 40″ NATASHA , LANDYACHTZ 40.5″ SWITCHBLADE e LANDYACHTZ 41.25″ SWITCH , qual o melhor para mim? (tenho 1,76 de altura).
    E com relação aos trucks, estava em duvida entre CALIBER 9″ RAW 50 CAL e o PARIS 180MM X 8MM ADAM COLTON. qual o melhor?

    • evom disse:

      Daniel,

      Todos os modelos de shape e truck citados por você são muito bons e top de linha. Meu gosto é bem específico e não sei dizer qual é o melhor pra você. Sempre digo para a galera que comenta aqui que, o ideal é testar um modelo antes de comprar um. Se você já teve experiência com algum desses modelos, fique com o que mais lhe agradou. Se ainda não testou, teoricamente qualquer um será uma boa escolha.

      Abs.

  209. Rodrigo disse:

    Se puder me ajudar desde já agradeço, tenho 1 long aqui com shape reto que não precisa de patch , trucks crail invertidos, rodas macias de 70 mm darkstar e rolamentos darkstar. esse long ta bom pra começar a praticar o long speed? por q senti ele na ladeira um pouco instavel, mas não cheguei a perder o controle, mas se eu pegasse um pouco mais de velocidade acho q perderia, alguma dica de como melhorar o desempenho?

    abraços

  210. Amanda disse:

    Sou iniciante e vou comprar um long pra dar um rolé básico com meus amigos mas quero tentar mandar uns slides, achei um com as características abaixo e queria saber se é bom para mim (tenho 1,63cm):

    MEDIDA – 74x20cm
    Dist. entre eixos – 48cm
    Truck US normal 160mm
    Rodas Moska slalon 65mm 74A
    Rolamentos abec 7

    Me ajude por favor! rs

  211. Bucaneiro disse:

    Boa noite.que bom achei esse blog aqui.
    Sou iniciante em Longbord apenas 60 dias.
    Eu quero velocidade em calçadão sem muitas manobras pois ja tenho 54 anos.
    Como faço para pedalar menos e andar mais? qual roda ? macia ou dura?
    O meu long e grande mede 115cm ! rodas macia marca indefinida.

    Fico no aguardo.
    1 Abraço a galera de longuistas.

  212. Eduardo disse:

    Fala parceiro.Eu tô querendo comprar um shape mais estou na dúvida entre 3 shapes: O SwitchBlade 36, que parece ser bom ainda mais porque sou pequeno,o Tan Tien que todo mundo que usa gosta e o Wolfshark,que dizem que é muito bom também.
    Você conhece os três e sabe dizer qual o melhor para slide ?

    Abs

    • evom disse:

      Eduardo,

      O 3 shapes que você citou são sensacionais. Pra mim o SwitchBlade e o Wolf Shark da Landyachtz são muito pequenos (tenho 1,83m). Já usei um Tan Tien e é fantástico. Todos são legais. A escolha vai depender mais do seu estilo e da sua altura. Se você for alto e não tiver problema para mandar slides com shapes de tamanho inferior a 39″ (eu tenho essa dificuldade) escolha um dos Landyachtz.

      Abs.

  213. Gabriel alvesan disse:

    Eai Evon, tudo bem?
    Talvez a pergunta que eu vá fazer seja equivocada, mas eu eu ja andei e dois tipos de long, o de downhill slide, e downhill speed, e me identifiquei muito com os dois. Gostaria muito da ajuda de vcs para me auxiliar a montagem do mesmo. Mas a minha dúvida mesmo é se eu poderia colocar no truk da frente rodas de speed, para ganhar maior velocidade, e no truk de tras, e colocar rodas para slide, ou pe um suicídio kk agradeço desde já.
    e parabaéns pelo o saite, muito boom mesmo kk

    • evom disse:

      Gabriel,

      Esse raciocínio seu não faz muito sentido, pelo seguinte motivo: rodas boas são projetadas para desempenho em altas velociadades e slides. O que vai determinar isso é a dureza da roda e o material.

      Falando ainda um pouco mais sobre rodas, muita gente pensa que todas as rodas de skate e longboard são feitas com o mesmo material (poliuretano), mas não é tão simples assim. Cada marca tem um composto de poliuretano e isso é um segredo de cada marca. Se você comparar rodas de diferentes marcas e todas com a mesma dureza irá perceber que são muito diferentes.

      Abs.

  214. gabriel disse:

    Po eu só iniciante tenho 1,93cm e causo 43 qual seria o tamanho certo do shape para eu usar????? Eu só quero ficar surfando no asfalto vlw!!!!!

  215. Luiz disse:

    E ai Evom, to gostando muito do site de vocês, parabéns.
    Estou a fim de comprar um longboard e não curto fazer manobras e tals. Quero um pra usar como meio de transporte (Porque eu não gosto muito de bike).
    O caminho que eu vou fazer é praticamente plano, mas como toda cidade tem alguns trechos de subida e descida que você não sabe que existe quando está a pé, só quando está em uma bike ou coisa com rodas. Eu gostaria de saber qual modelo de shape e as medidas ( Tamanho e etc ) que vão suprir minhas necessidades.

    Tenho 1,75m e 68kg. Lembrando que estou a fim de usar como meio de transporte! Valeu ai! Abraço.

    e é asfalto,.

  216. Hugo Barros disse:

    Bom dia.

    Andei de skate na infância e vou voltar a praticar aos 30 anos. Tenho pesquisado na internet e até estou usando o EVOM’s blog. Gostaria de saber onde posso encontrar, por um preço justo, o Loaded Tan Tien Flex 2? Pode ser site ou loja física. Quero voltar em alto estilo. Hehehe!

    Valeu!

    • evom disse:

      Olá Hugo,

      “Preço justo” é uma frase que não combina com shapes gringos aqui no Brasil. Infelizmente!
      Não costumo comprar pela internet. Se você for de São Paulo a Galeria do Rock, que fica na Rua 24 de Maio no centro, é disparado o melhor lugar para comprar um longboard.

      Abs.

  217. Pedro disse:

    Comprei um Longboard na Centauro, um X7 Swell. A medida do rolamento é ABEC 5, rodas 75mm e 82A. Não consegui identificar qual das três categorias é o skate, você sabe me dizer? As medidas do shape são 105 x 24. Valeu.

    • evom disse:

      Olá Pedro,

      Não conheço esse longboard então não tenho como avaliar. Se você tiver um link com fotos do shape me mande por e-mail que te respondo.

      Abs.

  218. Eduardo disse:

    Fala cara,
    eu to afim de montar um long pra pratica de slide e queria saber se esse ficaria bacana.

    Shape : Wolfshark da Landyachtz
    Rodas : Stimmulus amarela ou abec11 flashback
    Rolamento : red bones
    Truck: Paris 180mm

    abraço e valeu

    • evom disse:

      Muita gente gostaria de ter um longboard com um setup desse, Eduardo. Inclusive eu. Prefiro a ABEC11 Flashback.

      Acho que respondi sua pergunta, rs.

      Abs.

  219. Rodrigo disse:

    Aê rapaziada do EVOM…tava querendo um long só pra ficar de rolar na orla da minha cidade..nada de manobras nem downhill…que shape devo usar?

    obrigado

    abração

  220. Robert disse:

    Oi Evom

    Queria saber se você conhece um truck invertido até 100 reais… iria pegar o Crail… mais alguns amigos me disseram que é oco por dentro…. é verdade?

    e você já ouviu falar de rodas Krown? são boas?

    • evom disse:

      Procure um Truck chamado DarkStar. Tem um bom custo benefício.
      Já usei Crail e nunca tive problema.

      Abs.

      • lucas disse:

        Ola evom poderia me dizer pra que tipo de stilo o meu long esta?
        configuração: Shape: Dervish, Truck: Paris 195, rodinha orangtang 75mm 83a Rolamento: Bones swiss. não sei se esta pra freeride mais espero que esteja e me deem sugestao pra trocar pessas pra deixar pra freeride.

        • evom disse:

          Esse setup é bom para freeride sim Lucas. Só acho que o truck é muito grande pra mandar uns slides. Eu usaria um de 180mm, mas isso não significa que você precise troca-lo agora. Aproveite ao máximo seu longboard.

          Abs.

  221. Victor Hugo disse:

    Uma roda de dureza 87A da pra mandar slide normal?

  222. Matheus disse:

    Olá evom, sou eu de novo rss.

    Gostaria de saber se o shape da Original Freeride 41 é bom para slide e pra freeride. E também se as rodas Abec 11 Retro ZigZags 70mm 77a são boas para isto.

    Á propósito, ótimo site! Abraço.

  223. Fernando disse:

    Fiquei apaixonado pelo Tan tien porém ele é um pouco caro aqui no Brasil, sem chances de tirar um.

    Custo x Benefício cheguei a conclusão que das nacionais o melhor seria tirar um black sheep, estou correto ou tem algum outro melhor em quesito custo x benefício?

    Fico preocupado com o setup porque meu skate fui montar um dos mais baratos e tive várias dores de cabeça tendo que mudar peça depois.

    Teria algum email para eu mandar todas minhas dúvidas e não lotar aqui?

    Grato Fernando.

    • evom disse:

      Conheço muita gente que usa Black Sheep e gosta. Não curto a maioria das marcas nacionais por conta da baixa qualidade.

      O e-mail está na página de contato.

      Abs Fernando.

  224. Isabela disse:

    Eu sei que pode ser uma pergunta idiota, mas quero começar a andar de long e tenho uma dúvida. Se você estiver descendo uma ladeira, não precisa ser muito inclinada, e vem um carro e você precisa parar, como você faz? Pra skate normalmente é só pisar na parte de trás, e no long? Não sei se você entendeu muito bem uahauhauhauaha obrigado.

    • evom disse:

      hahahahahahaha

      Seguinte Isabela,
      Parar um longboard é uma tarefa bem mais difícil que no skate. No long usamos o slide para parar ou reduzir a velocidade. Pra você entender, em linhas gerais, o slide faz com o que o longboard deslise na horizontal. Isso pode ser feito com ajuda de luvas ou com o movimento do próprio corpo em pé. Se você já assistiu algum vídeo de longboard aqui no evom, com certeza já viu alguém mandando um slide.

      Abs.

  225. Matheus disse:

    Olá, gostaria de saber o nome do shape estilo Tan tien. e também gostaria de saber quais rodas devo usar para freeride e slide também.

    Abraço.

  226. Luiz Felipe Gonçalo da fonseca disse:

    OI ,eu queria saber se eu posso pegar os trucks do meu skate e colocar eles de forma invertida na prancha do meu Long board ja com as rodinhas boa para fazer slide e claro, agradeço desde ja…
    Sao quase 3:00 da madruga tomei o maior rola com asfalto molhado,equipamentos sempre galera”

  227. Fernando disse:

    Olá, adorei o tópico de vocês, estou querendo pegar meu long por volta desse mês e tenho algumas dúvidas, estou afim de mesclar entre speed e slide, como shape gosto e acho bonito é nesse estilo(não sei o nome do modelo, http://www.ecompleto.com.br/i/fp/115/249685_1.jpg ).
    Ele é usual para fazer o que pretendo?

  228. Rafael disse:

    iae cara tudo bom …
    quem sabe vc pode me ajudar quero montar um long para fazer slide ..
    tem como vc me dizer que tipo de truck se é melhor invertido ou nao o tipo de shape e de rodas ….’”para pratica de slide’”
    se puder responde agradeço valeuuu

  229. André disse:

    Eu estou pensando em montar um longboard pra carving e eventualmente vou dar algum slide se necessário, com a seguinte configuração:

    Shape: Sector 9 – Honolua

    Truck: Bear, Gullwing ou Randall – Qual eu é melhor?

    Roda – Orangatang 4Presidente Purple

    Rolamento: Bones Super Reds

    Qual a sua opinião sobre essa configuração?

    Abrass e mto obrigado

    • evom disse:

      Olá André,

      Acho legal esse setup. Gosto dessas 3 marcas de trucks. Tenho 2 Sector 9 com trucks Randal e Gullwing e os dois ficam muito bem. O Bear funciona bem nos shapes da Loaded Boards.

      Abs.

  230. Rafaela disse:

    Tipo o meu shape é pintail, e na região onde fica as rodas o é cortado saca, eu quero fazer downhill slide, qual seria o melhor truck? O tamanho dele, o amortecedor. No down é bom usar truck invertido?

  231. guilherme disse:

    eu qero começar a andar de long mais nao entendo nada sobre os estilos qeria qe voces mi indicasem um stilo de long , eu quero um long somente pra andar em rua asfato , nao quero aprender muitas manobras somente aquelas que voce anda sobre o long vira ele e tals , qeria que mi indicasem um shape um truk rodas essas coisas , fico muito agradeçido desde ja

  232. Leone da Silva Gonçalvez disse:

    ola evom
    dei uma olhada nos topicos do site e nos comentario e aprendi muita coisa de verdade

    agora estou iniciando no longboard e quero praticar a modalidade Slide, montei um long nessa setup queria que avaliace e me desse opnioens para futura melhorias… e uma setup bem “humilde” pois claro estou iniciano

    shape – Cush modelo assimetrico

    truck – Velocyter invertido 180mm
    (Trocarei por Crail invertido 160mm pois pelo que entendi 160mm melhor para slide do que 180mm e crail pelo custo e ate por ser um nacional bom)

    Rodas – Mentex 70mm 83A
    (Apos bom uso trocarei por Moska 70mm 83A)

    Rolamentos – Abec 11
    (trocarei por Red Bones mes que vem)

    E uma setup certa para modalidade Slide? e essas minhas opcoens de mudancas futuras estao certas ou erradas? me de sua opniao sobre tudo

    agradeço desde ja

  233. Igor disse:

    Então…eu não conheço muito sobre long,mas qual a diferença principal no truck,invertido do normal ? abs

    • evom disse:

      Ivertido dá mais estabilidade e é melhor em curvas. Basicamente é isso.

      Abs!

      • jailson disse:

        Boaa tarde vou montar um Long e ja tenho rolamento e rodinhas que sao: Orangtang + Ceramic bones swiss, so q nao faco a menor ideia de qual truck e shape comprar, se for possivel quero que seja pra freeride e surf style sera q podem me recomendar um shape e um truck pra esse tipo? Abraço.

  234. Leonardo disse:

    olá eu quéro aprender a mandar slide no meu long board mas eu acho ele pesado e não consigo mover ele na hóra de praticar a manóbra. eu ja uso rodas adequadas pra slide e rolamentos abec 9, mas eu acho o shape e o truck muito pesados e não consigo mover o longboard na hóra de praticar a manóbra. qual a opinião de voces a respeito disso ?

  235. Leonardo disse:

    a marca gul é uma marca boa pra shapes de longboard ?

  236. ei voces podem responder éssa minha pergunta ?
    eu quero aprender a mandar slide no meu longboard mas eu acho ele muito pesado, eu jah uso as rodas adequadas para slide e uso rolamentos abec 9 mas acho que não consigo mover ele corretamente na hóra de fazer a manóbra por causa do meu shape que é grande e o truck que é pesado. vcs pódem me ajudar sobre éssa questão ?

    • evom disse:

      Leonardo,

      Slide é uma manobra que exige muito treino. A principal dica para quem quer aprender o slide é aprender antes o 180. Na execussão do 180 você vai sentir o movimento do corpo (que é similar ao movimento do slide) e estará muito próximo de aprender. Não se esqueça de flexionar bem os joelhos.

      Abs.

      • Gabriel Nagib disse:

        Cara, aproveitando sua resposta, eu to com um long que comprei pronto, não vi nada antes, agora medindo vi que ele tem 94cm, truck de 180mm, e rodinhas duras, mas sem marca nem numeros indicando nada. o shape é um pouco concavo, mas sem tail e nose inclinados, eles são mais finos só.

        consigo fazer o 180 colocando um pé o nose e o outro no meio do skate. só que eu vi que no slide a galera manté os dois pés na mesma posição (perto do tail e nose,mas não neles). só que assim não sai por nada. só falta tentar agachado e usando puxando com a mão. se não der, estou desconfiado que essa rodinha e esse truck são muito ruins para um iniciante tentar.

        • evom disse:

          Provavelmente suas rodas não são boas para slides Gabriel. Esse minha avaliação é bem generalista. Se sua roda tiver muito grip (aderência) você não vai conseguir mesmo.

          Abs.

  237. Lucas disse:

    Ola,
    Eu vi um longboard de mais ou menos 90 cm com um formato de que no tail e nose ele eh fino e no meio largo (como se fosse a cabeca e depois o ombro de uma pessoa), shape reto, sem elevacao nas pontas. Entao… o shape e o truck sao da black sheep, as rodas moska, o rolamento pode escolher e nao varia muito o preco que eh de 480. Vc acha que eh uma bom preco? E esse tipo de long eh bom para andar pelas ruas com bom asfalto e pouco movimento? Porque meu principal objetivo nao eh nem fazer manobra nem slides. E se vc nao achar esse long bom, tem alguma marca por um preco como esse mais ou menos que seria ideal para isso?
    Obrigado

    Lucas

    • evom disse:

      Lucas,

      Pela descrição e preço acho que pode ser uma boa. Muita gente que está iniciando tem usado os shapes da Black Sheep e rodas Moska. Se sua intenção não é fazer manobras vá em frente. Não esqueça de usar equipamentos de segurança (principalmente capacete).

      Abs.

  238. Beto disse:

    olá rapaziada da evom,gostei mt da pagina,vocs explicam bem pra quem ta iniciando,bom eu gosto mt do estilo freeride,e tenho um shape com tail mais sem concavo,estou aprendendo a dar varias manobras com ele,mais andei vendo uns videos em q os caras mandavão uns slides super esticados, e queria aprender tbm,fazer uma mistura do freeride com o surf stile,e queria uma dica de shape e rodas em q eu possa deslizar bastante nos slides e mandar umas manobras.se vocs poderem me ajudar estarei grato.
    forte abraço’

  239. Felipe Viana disse:

    O que voce acha dos boards da Landyatchz?

  240. Bruno Marques disse:

    Voces ja testaram os longboards da santa cruz?Eles são recomendados para freeride e downhill?

  241. Leone da Silva Gonçalvez disse:

    ola, montei um longboard essa semana e estou em duvidas se fiz a compra certa dos trucks ainda. ..
    tinha opcoes entre um Crail invertido no valor de 158,00 e escolhi por indicaçoens de amigos e do vendedor pelo custo beneficio um velocyter invertido no valor de 113,00…. fiz bem em escolher o velocyter ao lugar do crail em relacao ao preco? ou deveria ter gastado mais e ter ficado com o crail?

    desde ja agradeco

  242. Ricardo Souza disse:

    Olá,
    Vejo sempre casos negativos em compras pela internet. Inclusive não recomendava. Gostaria de compartilhar uma boa oportunidade que tive neste mês. Comprei no ebay, depois de muita pesquisa sobre os vendedores e processo, um long sector 9 punta lobos da série bamboo. O long é novo e original. Custou no total R$700 já com frete e imposto alfandegario. demorou menos de 15 dias para chegar.
    Caso queiram saber mais detalhes me enviem um e-mail que passo os dados, fotos e histórico sem problemas. ricardofersouza@hotmail.com
    Abraços,

  243. Douglas Almeida disse:

    nunca andei de long, mais fiquei curioso em aprender a andar e gostaria de montar um pra mim, não quero fazer muitas manobras quero mais para dar um role na quebrada pra curti a vibe.
    que tipo de long seria bom ?

  244. Thiago disse:

    Não gosto de mandar manobras curto apenas de andar sem compromisso, aproveitando a paisagem rs. Montei meu setup com shape Bossa LDP36″ trucks gullwing sidewinder rolamentos red bones e rodas traxart 76mm 78A. Você me indicaria alguma mudança?

    • evom disse:

      Thiago,

      Nunca usei os shapes da Bossa e não sei se são bons. Os trucks Gullwing e os rolamentos Bones Reds são muito bons (eu uso) e a roda Traxart é uma boa opção para o tipo de rolê que você quer fazer.

      Go longboard!

  245. Jocemar disse:

    Olá amigos.Tenho um long com Shape Darkstar 107x24cm , truck Darkstar tbm ,rolamento agacê e rodinhas Moog. Gostaria de saber de oq devo trocar para conseguir mandar alguns slides? Não sei a dureza das rodas mais tenho quase certeza que não são boas.Devo trocar o shape tbm??Qual jogo de rodas e qual shape? Obrigado

  246. Paulinho disse:

    Ei evom o meu rolamento é abec 1 e eu tava pensando em coprar rolamentos RED BONES que meu colega disse que é mto bom o que vc acha deles?
    Agradeço des de já.
    Go longboard!!!

  247. kaio disse:

    Manow evon! Queria sebar se um truck gullwing de 160mm da pra dar um role com meu mini-long?(Ele tem 70 cm o shape e 20cm de largura ) vc acha que um maior seria melhor ou menor? vlw desde sempre!

  248. Paulinho disse:

    Evom meu skate tem 97 centimetros eu posso considerar um longboard ?
    E tbm o meu shape e da flying
    track solo
    rodas flying tbm
    e os rolamentos sao sol
    sao boas?

    • evom disse:

      Para ser considerado longboard o shape deve ter no mínimo 40 polegadas (100 centímetros).
      Não conheço as marcas citadas, Paulinho. Fico te devendo essa informação.

      Abs.

  249. Camila disse:

    Brô, to querendo comprar um LONG e me atrai muito pelo estilo Downhill Slide, mas nunca andei de LONG na minha vida muito menos de SKATE .. haha ou seja oq ja se supoe, é eu não entendo nada sobre .. Gostaria que vc montasse um pra mim (em teoria tipo, medidas de rodas, shape, que rolamentos, tamanho de trave .. que eu deveria escolher para não fzer um mal investimento) tendo em vista essa minha “vasta experiencia” .. Muito Obrigada, ficaria bem grata se vc me respondesse um pouquinho rápido pois em muito breve estou fzendo essa aquisição .. Flw irmão ;)

  250. BARUC SILVA disse:

    boa tarde , estou querendo comprar o shape hussein mas não consigo o contato dele, por acaso voces tem para passar para mim .
    muito obriga

  251. Cassiano disse:

    Cara curti o seu site………
    Eu queria saber um shape bom pra mim tipo eu quero mais pra dar role por ai nas ruas e não sei o shape legal pra mim e não quero um pra fazer manobras vlw

    • evom disse:

      Olá Cassiano,

      Existem muitas opções de modelos e o que aconselho é testar o máximo de modelos possível antes de comprar um. O modelo que é legal pra mim, não necessariamente será legal pra você. Veja esse post com algumas marcas de longboard (todas gringas). Existem muitas marcas nacionais que copiam os modelos gringos e com um custo mais acessível. Nesse post talvez você se identifique com algum modelo. http://www.evom.com.br/as-melhores-marcas-de-longboard

      Abs.

  252. marlon disse:

    galera, gostaria muito de saber qual é a melhor ORANGATANG para slide, qual modelo? me disseram que stimulus é boa mais como tem varios modelos oranga.. é isso, Abrç.. ;)

  253. Pedro Farias disse:

    Boa tarde!

    Quero comprar meu 1º long pra downhill slide e estou fazendo uma pesquisa de preço, marca, completo e peças. Queria tua opinião sobre este Long Board X7 Joplin.

    Você aconselha outro modelo montado?

  254. marcio disse:

    Parabéns pelo blog, é show!
    To querendo comprar um long, achei um sector nine por um preço bacana, porém é usado, o que me diz? é um bom skate?
    Link do produto:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-439628405-sector-9-j-bay-bamboo-skate-longboard-completo-long-_JM

  255. Andrei disse:

    Bicho, parabéns pelo site, é muito bom, está me ajudando muito!
    Você conhece marcas nacionais de shape, rodas e trucks, para long, que tenham um bom custo/beneficio para iniciantes?
    (Na real curti muito alguns modelos sector 9 e loyal dean, porém são caros e como estou começando não sei se vale investir tanto)

    • evom disse:

      Andrei,

      Existe um infinidade de marcas nacionais com um bom custo benefício. O que costumo recomendar é testar o máximo de modelos possível antes de comprar um. O modelo que é legal pra mim, não necessariamente será legal pra você. Um longboard montado com peças nacionais e gringas sai em média R$ 550 reais.

      Abs.

  256. Douglas disse:

    evom

    quero por um rolamento bones, mas nao sei a diferença entre os modelos, swiss e super

    • evom disse:

      A diferença entre o Bones Super REDS e o Bones Swiss está no material e acabamento. O Super REDS é produzido com material de melhor qualidade (se comparado ao REDS) e o acabamento também é melhor, o que produz maior velocidade. Já o Bones Swiss é um rolamento de competição e durabilidade.

      Eu uso o REDS e gosto muito.

      Abs.

  257. matheus disse:

    To montando um long com:
    Shape da sector 9 revolution
    Truck Gullwing Stalker
    Roda BIGZIG 75mm 81a

    Ele vai fica bom para speed?

    • evom disse:

      Matheus,

      Esse setup está mais para um estilo surf style.
      Para speed o indicado é shape simétrico (se possível rebaixado), roda de 70mm com maior área de contato (tipo 53mm, por exemplo) e truck de performance para essa modalidade (Caliber, por exemplo).

      Abs.

  258. Vinícius disse:

    Como é o seu long, vc que pratica Downhill Slide, qual é pra vc, um long bom pra esta modalidade?

  259. Caio disse:

    Tem como subir meios fios, calçadas e obstáculos sem ser com Ollie? Tou pensando em arrumar um longboard sem Tail…

  260. Lukinha disse:

    gostaria de saber marcas de shapes, Trucks e o formato de shape para quem quer praticar speed.

    desde ja agradeço !!

    abs!

  261. Rogerio disse:

    Fala aê, queria saber a diferença de desempenho das rodas de acordo com seus tamanhos, por exemplo entre uma de 70 e uma de 77mm ?

  262. Lukinha disse:

    eae Evom, suave ?

    Gostaria de saber com quantos anos é o ideal para começar a praticar o longboard ? tenho 15 anos mas n sei se quero slide ou speed . Gostaria de saber marcas confiáveis e baratas para speed e slide.

    VLW !! até mais

  263. Rogerio disse:

    Fala aê, você por acaso já testou as rodas Zombie Hawgs, 76mm, 88a? Queria uma opinião antes de comprá-las.

  264. Rogerio disse:

    Fala galera, queria saber sobre as diferenças no desempenho dos trucks de 160 e 180 mm, e notei um truck da Gullwing que era mais alto que o normal, tipo um truck duplo, qual a diferença nisso?

    • evom disse:

      Rogerio,

      Truck com duplos amortecedores foram projetados para cavadas. Sobre a largura da trave quanto maior, mais estabilidade e aderência irá proporcionar. Por exemplo, um truck de 200mm proporciona mais estabilidade que um de 160mm. Mas isso não significa que você precisá comprar um truck de 200mm, pois o tamanho deve ser casado com o tamanho do shape.

      Abs.

  265. Camila disse:

    Qual é o melhor modelo de Longboard para iniciantes? Mais pontudo ou mais redondo? Não quero um que pegue muuuuita velocidade. Agradeceria bastante se você me mostrasse algum modelo. Obrigado.

  266. Crystian disse:

    Fala, parceiro. Comprei um shape rebaixado e quero saber qual é o pad específico para usar nele. Porque creio que sem pad o truck fica totalmente inabilitado de encaixar certo no chão, correto? Ou não tem nenhuma diferença? Grato desde já. Abraço.

    • evom disse:

      Crystian,

      Os shapes rebaixados foram projetados para a modalidade speed dispensando o uso de Pads, por isso mesmo são rebaixados. Não vejo sentido colocar pads em um truck rebaixado.

      Abs.

  267. lucas disse:

    oi minha roda tem 70mm e 82a e boa para dar slides pq n consigo a roda fica travada ai n consigo jogar o long pros lados

    • evom disse:

      Lucas,

      Pela descrição de tamanho e dureza, sim. Porém, esses não são os únicos fatores que determinam se a roda é boa ou não para slides. O material também é muito importante.
      A maioria das rodas novas têm uma película que faz com que ela literalmente trave no chão. Quando ela for gasta, e perder essa película, você conseguirá tirar o melhor que ela pode dar. Entendeu?

      Abs.

  268. Erick disse:

    Galera,

    Vcs indicam algum site pra comprar no exterior que voces á tenham utilizado?
    Eu queria muito um Pintail 46 Original Skateboards pra minha coleção.

    Valew and Go longboard!

    • evom disse:

      Comprar no exterior é meio complicado, dependendo do site. Sem contar que o produto será tributado pela Alfândega. Nunca comprei em sites gringos por conta disso. Mas você pode tentar pelo próprio site da Original Skateboards, que em minha opinião tem os modelos pintail mais legais. http://www.originalskateboards.com/

      Abs.

  269. Karina disse:

    estou querendo começar a andar de long, e tenho muitas duvidas do formato do shape, qual vc me recomendaria para começar ?, quero usar o longboard para transporte diariamente e para final de semana fazer uns slides . Qual o melhor formato de shape ?

  270. Aislan Roque Cagni disse:

    Rapaz,

    Esta difícil de escolher hein. Sou um completo iniciante, costumava pegar umas ondas de leve, mas nunca tentei me acostumar ao skate.
    Andei esses dias de long e gostei bastante, estou indo atrás de comprar um. Sei que você não gostam muito de recomendar, porém pessoa a ajuda. O que vocês considerariam o mais intermediário possível?
    Pensei em pegar o seguinte

    Shape: Globe
    Rolamento: Abec 07
    Rodas: 69mm/83a
    Truck: Invertido 180 mm (Magnésio)

    É um long comprado pronto da Globe. Parece razoável para iniciante?

    Abs,

  271. Vinícius disse:

    Conheci o blog faz pouco tempo, quando pesquisei sobre alguns longs pra freeride. Sou skatista iniciante e queria começar a andar de long.
    Queria saber se vocês da evom, que tem muito mais experiência que eu, poderiam me dar um setup bom pra esse shape:
    Shape: Rayne Supreme
    Rodinhas:?
    Trucks:?
    Rolamento:?

    Lembrando que quero um long para freeride.
    OBS: Peso 50 kg e tenho 1,66 de altura.
    OBS: Sim, sou magro pra caramba, as vezes tenho medo de voar com um vento forte, hsuaauhsua
    OBS: Zuera…

    Desde já agradeço.

    Go Longboarding forever!

    • evom disse:

      Vinicius,

      Esse lance de sugerir equipamentos eu não curto muito porque o que é bom para meu estilo de andar, não necessariamente será bom pra você. Esse shape é bem legal e eu colocaria um truck de 180mm e rodas de 70mm com dureza entre 77A e 83A. Trucks bons: Gullwing, Randal, Bear e Paris. Rodas que talvez você goste: ABEC11 Flash Back, Orangatang Stimulus (eu não gosto muito delas pra slides), Gravity Hi Grade ou Drifter.

      Abs.

      • Vinícius disse:

        Muuuuuito obrigado, cara, você não sabe o quanto me ajudou agora. To lendo todos os posts de vocês sobre equipamentos e estou adorando. Sério, valeu mesmo cara…

  272. Kaaw disse:

    Taum, nunca andei d long e a minha galera é mais sk8, intuam naum tenho nem idéia d como é e pá, só que andei pesquisando e tals eme appaixonei por long, to pensando em compra um pronto! Será q é uma boa? Moro em Curitiba tem alguma loja a me indica? Bjs e desde já obrigado ;)

    Go longboarding!!

    • evom disse:

      Olá Kaaw,

      Um longboard montado é uma boa opção para quem está iniciando no esporte e não quer gastar muita grana.
      Tente testar o máximo de modelos antes de comprar o seu. Assim ficará mais fácil na hora de escolher qual comprar.

      Infelizmente não conheço loja em Curitiba.
      Abs!

  273. Ian disse:

    Cara , já andei de long por um tempo , entao tenho certa experiencia .. Vou montar um num site que gringo que um amigo recomendou , quero andar na rua , de rolê , as vezes umas ladeiras , e consequentemente rasgadas pra reduzir a velocidade caso necessario , mas sem manobras . Me diz o que você acha do long que montei e se está bom para o que pretendo fazer !

    - Shape Sector Nine Super Shaka Comprimento: 40.25 ”
    Largura: 10,25 ”
    Flex: Médio
    - Rodinhas Sector Nine Formula Wheels
    Diâmetro 77 milímetros
    Durômetro: 78a
    - Trucks Original S8 200mm com os Pads da propria Original , já inclusos com os trucks
    - Rolamentos Red Bones

    Desde já , obrigado , Go Longboard !

  274. Caio disse:

    Cara, vou começar a andar de Longboard, aqui na minha cidade não sei se tem gente que anda… não posso testar antes de comprar, porquê a maioria das comprar será via internet. Tou querendo algo barato…

    Meu objetivo é andar aqui na cidade, no dia-a-dia, e as vezes descer umas ladeiras, fazer alguns slides. O que você pensa sobre rodas 78m, 87a? E qual concave você me recomenda?

  275. Pablo disse:

    Boa noite,

    Eu nunca andei de long, nem de skate. Então no sabadão eu estava dando um rolê com minha namorada e vi uma galera de long em um parque no Rio de Janeiro, eu achei muito louco, parece ser bom demais.
    Mas eu já tenho 23 anos, será que dá pra aprender ainda?
    Se der me ajudem aí, to louco pra andar de long.

    Valeu e parabéns pelo site, nota 10.

    Jah Bless

  276. Yuri Schiavon disse:

    Comprei um longboard pra speed, com aquele shape de 1,04 x 0,24 m só que rebaixado, consigo mandar slides, mesmo com esse shape rebaixado pra speed, e qual roda seria melhor pra isso se possivel?

  277. Caio disse:

    É possível montar um para, de vez em quando descer umas ladeiras, um que tenha freio? Qual o ideal para locomoção no dia-a-dia?

    Vaaleu brothers =)

  278. Tami disse:

    Olá, Adorei o post ! Parabéns !
    Não ando de skate, mas to muuuuuuuuuuuuito afim de começar! Qual melhor modelo?Moro no Rio é mais pra dar umas voltas no plano mesmo !
    Aguardo a resposta,Desde já agradeço !Bjuuu

    • evom disse:

      Existem muitas opções de modelos e o que aconselho é testar o máximo de modelos possível antes de comprar um. O modelo que é legal pra mim, não necessariamente será legal pra você.

      Abs!

  279. Felippe disse:

    Eai cara beleza ? Descobri o blog aqui e ta me ajudando pra caramba a montar um long ! Só tenho uma duvida pontual: Comprei um trucl da Randall de 180mm, uma roda Orangatang Stimulus 83a e um rolamento red bones. Falta só o shape, qual você indica pra essa configuração ? Quero usar o long como meio de transporte e também pra um downhill ocasional.

    Abraço !

  280. Henrique disse:

    Olá, estava olhando um semi-long(ou mini cruiser) da Santa Cruz, se chama Santa Cruz Landshark, tem aproximadamente 70cm de comprimento e 20cm de largura, com um tail estilo shark. Eu gostaria de saber quais as manobras que eu posso mandar com ele, quero um skate para surfar no asfalto, mandar manobras simples como ollie e rasgar(slide,carving).

  281. Caio disse:

    cara eu comprei um long reto sem pesquisar antes e agora que eu entrei no site de voces eu queria saber se tenho muitas possibilidades de fazer manobras como dos long’s que tem tail e nose.
    abraço.
    obs: curti o site de voces.

  282. Vinicius Silva disse:

    Ae galera beleza ae , queria pedir ajuda vocês vo montar um Longboard pra ” STREET” Sou Iniciante , ja andei um pouco de Skate .
    vocês poderia me dar uma ajuda pra escolher as peças e tals e qual Shape e bom pra Iniciante e pra Street ?

    • evom disse:

      Olá Eric,

      Eu não costumo indicar porque meu gosto é muito específico. Existem muitas opções de modelos e o que aconselho é testar o máximo de modelos possível antes de comprar um. O modelo que é legal pra mim, não necessariamente será legal pra você.

      Abs!

  283. Eric disse:

    Eu moro em uma cidade com poucos morros, gostaria de comprar um semi long de rua mesmo, para andar em retas e dentro da cidade. Poderia me indicar um modelo de long para isso, ou até mesmo uma marca com modelo já montado. Abraços

    • evom disse:

      Olá Eric,

      Eu não costumo indicar porque meu gosto é muito específico. Existem muitas opções de modelos e o que aconselho é testar o máximo de modelos possível antes de comprar um. O modelo que é legal pra mim, não necessariamente será legal pra você. Eu gosto de algumas marcas como Sector 9, Loaded Boards e Original Skateboards.

      Ainda sobre marcas existem várias nacionais. Um longboard com peças nacionais vai sair em média 500 reais. Um gringo sai por 1000 no mínimo. Existem muitas marcas nacionais que copiam os modelos gringos e com um custo mais acessível. Nesse post talvez você se identifique com algum modelo. http://www.evom.com.br/as-melhores-marcas-de-longboard

      Abs!

  284. marcelo disse:

    entre um truck darkstar 180mm invertido e um invert 160mm qual o melhor para dar um role e mandar slides?

  285. brandao disse:

    qual a diferença entre truck invertido e o normal?
    abbççç

  286. Andrew disse:

    Oi tenho 1,86 e 72 Kg na minha rua é uma ladeira nao muito alta mas com o long pega uma velocidade, queria saber qual o melhor pra descer e dar os slides?

    • evom disse:

      Depende Andrew,

      Na verdade não existe regra pra definir qual o melhor. Existem muitas opções de modelos e o que aconselho é testar o máximo de modelos possível antes de comprar um. O modelo que é legal pra mim, não necessariamente será legal pra você.

      Abs!

  287. Bruna disse:

    e quando o shape é pra speed, bem reto, ainda tem como dar slides e fazer aquelas curvas? (acho q o nome é pumping, nao sei explicar)

  288. Vinicius disse:

    Eaí, cara, tudo bom? Entããão, o que vcs acham dos longs da Urgh? Vou comprar um porque o preço (na minha opinião) tá muito bom, e a marca é conhecida faz teeeempo já. Qual é a opinião de vcs?

  289. Bruna disse:

    Eu queria comprar um long, mas sou iniciante e queria “surfar” mesmo no asfalto e mais pra frente aprender uns slides. Achei dois shapes bem legais, mas um é reto, pra speed, e o outro é semi-long, cruiser, faria muita diferença na hora de fazer curvas e slides?

    • evom disse:

      Sim Bruna,

      Shapes modelo cruiser são mais indicados para passeio. Mandar slides com shapes pequenos é super difícil. Dependendo da sua estatura o ideal é um shape maior (longboard ou semi-long). Lembrando que longboard tem no mínimo 40 polegadas, ou 100 centímetros. Menos que isso é considerado semi-long.

      Abs!

  290. ygor disse:

    em primeiro lugar muuuuito obrigado esse site ta me ajudando de mais.
    eu sou leigo no assunto e sou um pouquinho pesado, tenho 110kg e 1,78 de altura.
    a um tempinho atras tive uma experiencia ruim com um skatinho, quando fui andar com o do meu primo estourei o rolamento do skatinho, depois disso nunk mais toquei em um. isso pode acontecer comigo se eu comprar um long’?

    por favor me ajude. achei esse long na net
    Shape: Eleven / Insano
    Truck: Invertido 180mm
    Roda: LB importada 70mm 81A
    Rolamento Abec9
    esse é um long bom pra mim q tenho 1,76 de altura e 110kg’?

    • evom disse:

      Olá Ygor,

      O rolamento pode quebrar por vários motivos. Os princpais são: marca tabajara, ou falta de lubrificação. Se você não andar com eles na chuva, dificilmente precisará lubrica-los.

      Não conheço essas marcas, mas a princípio parecer ser legal para quem está començando.

      Abs!

  291. lucas disse:

    so eu lucas de novo tenho 11 anos tem como me indicar um site brasileira q vende long da loaded ,e luvas para slide por favor.obrigado

  292. Allane disse:

    Olá, queria uma ajuda.. curto downhill slide andei com três longs diferentes porém me indicaram outro, me indicaram o com tail e nose, porém gostei dos outros que eu testei, deveria seguir as indicações ou comprar o qual eu mais goste?! :s obrigada!

    • evom disse:

      Olá Aline,

      Shape com tail e nose é mais indicado para quem faz manobras usando essas partes do shape. Se você andou em outros modelos sem tail e nose, e gostou, fique com o que mais lhe deixou confortável.

      Abs!

  293. xfilipex disse:

    Otimo site parabens!
    gostaria de sua ajuda pois andei de skate por 6 anos e tal agora começei com long
    e estou tendo dificuldade com os slides, estou com uma oragantang in heat 86a e um shape rebaixado, e nao consigo dar slides por nada tem a ver com shape ser rebaixado q eh mais dificil?
    obrigado desde ja!

  294. Marcelo disse:

    Boa noite!
    Ganhei de presente uma tábua longboard “folha seca” da fibradesing que possui aproximadamente 91cm de comprimento e 15 de largura no local dos trucks, quais acessórios que me recomendam? Meu objectivo é utilizar o skate para passear com minha cadela em espaço plano…

    Obrigado e aguardo resposta.

  295. Lucas disse:

    O que vc acha de um mini long? Tô pensando em pegar um mini.

  296. Pedro disse:

    Primeiro queria parabenizar o site, muito bom.
    Estou fazendo intercambio no Canadá, e ouvi fala na marca Sector9, nunca tive experiencia com long mas estou querendo compra um. Estou na dúvida se compro um pronto ou monto o skate? Tenho 1,85 e queria só surfa e bem mais pra frente aprender slide uma vez que aqui nao tem ladeiras e é mais dificil. Espero que voce possa me ajudar ! hahahaha
    Obs. Nao faço idéia de que truck comprar, shape, rodas e rolamento.
    Obrigado desde já !

    • evom disse:

      Olá Pedro,

      Sou suspeito pra falar da Sector 9. Sou fã dessa marca! Os boards montados da Sector são perfeitos, pois os caras sabem como usar bem o conjunto shape, roda e truck na hora de montar. Aí na gringa existem várias opções legais. Escolha a que mais lhe agradar.

      Abs!

  297. wallace disse:

    Você poderiam me dizer com quanto mais ou menos da pra montar um long legal?

    • evom disse:

      Depende Wallace,

      Um longboard gringo sai por R$1.000,00 em média. Um nacional pela metade do preço. Tudo depende de quanto você está disposto a investir.

      Abs!

  298. Viviane disse:

    Olá, quero começar a andar em long mas não tenho ideia de quase nada. Já ando de skate mas não sou muito de saltos. Quero um long para “surfar”, um long para Downhill Slide. Você pode me dizer algumas marcas? Se eu for em alguma loja, compro o primeiro que vejo pela frente, pois como já falei, não faço ideia de qual seria o ideal pra mim. Precisa ter tail e nose? Muito obrigado, aguardo pela resposta.

  299. Rogerio disse:

    Olá, gostaria de saber quais as diferenças entre os longs que tem o truck virado pra frente, e os que tem virado pra trás, já que já vi dos dois tipos mas não vi diferenças..

    • evom disse:

      Olá Rogerio,

      Acredito que esteja falando sobre trucks invertido e o convencional. Se for isso, a diferença está na estabilidade e nas cavadas. O invertido tem melhor performance.

      Abs!

  300. Rafael disse:

    Bom,eu quero comprar um longboard,e eu queria descer ladeiras,e queria saber qual tipo de long é bom,que faça curvas facilmente,porque tem varios.

  301. Lucas disse:

    Vou comprar meu primeiro long, porém andei pouquíssimas vezes e não sei descer em ladeiras ainda, então quero aprender no reto mesmo e dar uns slide daora. Teria algum long que ao mesmo tempo é bom pro reto e também é bom pra ladeiras? Porque quando eu já pegar o jeito não vou querer comprar outro porque não é muito barato, né :/

    • evom disse:

      Olá Lucas,

      Na verdade não existe essa diferença em longboard pra andar no reto ou ladeira. Pra você encontrar o modelo ideal para essas duas situações eu recomendo testar o máximo de modelos antes de comprar o seu. Não existe uma regra. Você só vai achar o ideal testando.

      Abs!

  302. Eduardo disse:

    Olá amigo, Tenho 36 anos 1.80alt. e 89kg, pois queria saber se posso usar um Long para o dia a dia na rua como exercicio, pois gosto de skate.
    Já que sou iniciante gostaria de saber qual Long ideal para comprar?
    Obrigado
    Eduardo R. Pedroso

  303. lucas disse:

    oi comprei um long na centauro chamado speed li tenho 11 anos e ando de skate a 4 anos vc acha q eu saberia andar em um long

  304. Thiago disse:

    Então galera, achei ótimo esse post explicando direitinho, mas ainda sim ando com algumas dúvidas.. será que voces podem me indicar um long para iniciante mesmo, todo intermediário pra quem ta começando, e peso 70kg
    Obg, abraços.

    • evom disse:

      Olá Thiago,

      Eu não costumo recomendar longboards aqui no blog. Muitas pessoas me pedem isso, mas meu gosto é muito específico. O modelo que é legal pra mim, não necessariamente será legal pra você. O que recomnedo é testar o máximo de modelos possível antes de comprar um.

      Abs!

  305. victor disse:

    qual a diferença entre um truck rebaixado e o invertido?

  306. Marcos Paulo disse:

    Olá , me interessei muito e to querendo comprar um long , gosto de Downhill slide e tal, tenho 1,72 altura e peso 70 kg , pode me dar dicas de uma configuração maneira de long ? Obrigado

    • evom disse:

      Olá Marcos,

      Existem muitas opções de modelos e o que aconselho é testar o máximo de modelos possível antes de comprar um. O modelo que é legal pra mim, não necessariamente será legal pra você. Veja esse post com algumas marcas de longboard (todas gringas). Existem muitas marcas nacionais que copiam os modelos gringos e com um custo mais acessível. Nesse post talvez você se identifique com algum modelo. http://www.evom.com.br/as-melhores-marcas-de-longboard

      Abs!

  307. João Marcelo disse:

    olá, estou com truck invert 160 mm eles são bons pra surf e slides? e tbm estou na duvida de qual rolamento comprar, vejo varios tipos de abec(1,3,5,7,9) e não sei a diferença entre eles e tbm gostaria de saber se redbones é melhor que abec.
    abççç

  308. ygor disse:

    ola,
    sou iniciante no que diz respeito a long, e sou tb um pouquinho mais pesado peso 110 kg e achei essa long aqui Long Board X7 Speed Ii. ela é boa para o meu peso ou devo escolher outra? se puder me ajude dando algumas dicas e algumas opiçoes de long e marcas boas. desde ja agradeço.

  309. Danilo disse:

    Qual seria o melhor truck: Randal, Paris, Original..?

  310. Gabriel disse:

    Fala galera da Evom,
    Primeiro parabéns pelo excelente site, as dicas e matérias são excelentes tanto pra quem está aprendendo, quanto para quem já sabe.
    Eu recentemente comprei um USBoards Banzai montado, mas estou achando ele muito travado, não consigo manter uma velocidade boa por muito tempo.
    Só trocar os rolamentos por um melhor (Red Bones) dá resultado ou uma roda boa também influencia muito na velocidade final?
    Ainda não me preocupo com slides nem nada, só to afim de dar um role msm nos fds!

    Grande abraço e muito obrigado!

  311. Sami disse:

    Olá… curti muito o site! Tão de parabéns!! Jesus não é religião… Jesus é vida!
    Bom eu tô querendo comprar um longe tanto para surf style e downhill… tenho um 1,63m de altura, qual é o tamanho ideal do shape pra mim?

    I’m a Jesus Freak!

  312. Felipe disse:

    Oi, estou querendo começar a andar de long mas nunca andei e tenho muitas dúvidas sobre como devo montar um long para aprender. Tenho interesse em praticar freerid e também “surfar” com ele em alguns lugares, mas acredito que com o mesmo eu possa fazer isso.

    Tenho 1,80 e 70kg

    não conheço marcas e gostaria que vocês me indicassem alguma configuração e até mesmo alguma marca com custo/beneficio bom, pois será meu primeiro long.

    vlw!!

    • evom disse:

      Olá Felipe,

      Existem muitas opções de modelos e o que aconselho é testar o máximo de modelos possível antes de comprar um. O modelo que é legal pra mim, não necessariamente será legal pra você. Veja esse post com algumas marcas de longboard (todas gringas). Existem muitas marcas nacionais que copiam os modelos gringos e com um custo mais acessível. Nesse post talvez você se identifique com algum modelo. http://www.evom.com.br/as-melhores-marcas-de-longboard

      Abs!

  313. Vitor disse:

    Evom, olha, to querendo comprar esse long, acho ele maneiro, só não sei se vale apena, tenho 60kg e 1,62 de altura, http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-435350484-skate-longboard-102cm-truck-blindado-roda-importada-gel-78a-_JM vou compra-lo em meu aniversário e quero sua opnião sobre esse long aí, achei ele bom, de acordo com a postagem, as rodas nao parecem ser muito ruim e a shape tambem não, bom, se puder analisar e me dizer estarei muiito agradecido, obrigado pela atenção :)!

    • evom disse:

      Olá Vitor,

      Não conheço o vendedor nem a marca. A princípio é um longboard para iniciante. Recomendo você conversar com o vendedor e acertar bem a questão da garantia para não ter problemas.

      Abs!

      • Vitor disse:

        Oi denovo, poderia me dizer para que tipo de modalidade é o longboard que coloquei no comentário anterior ? e se ele está apto para andar nessa modalidade, tipo, com as rodas certas pra ele, se nao estiver, pode me dizer qual roda/truck ou outro acessorio coloco para deixa-lo apto para essa modalidade ? Obrigado, e por favor nao confunda pois foi o unico modo que encontrei para fazer essa pergunta rsrsrs, abraços!

  314. Raphael disse:

    E aí cara, Então estou muito afim de comprar um Long quero um pra andar no estilo “SurfStreet” achei esse na Central (Urban Surf) Oque acha está dentro dos padrões pra esse estilo? abraços!

    • evom disse:

      Olá Raphael,

      Nunca usei longs da Urban Surf. Um amigo meu usa shapes dessa marca e gosta. Acho que pode ser uma boa opção custo/benefício. Tente testar um antes de comprar.

      Abs!

  315. Lucia disse:

    Olá!! Tudo bem? Puxa, adorei o post! Estou pesquisando alguns longs e as dicas estão me ajudando bastante. Mesmo assim, estou um pouco insegura para comprar. Vi uns modelos grindos (Sector 9 e Original) e queria saber a opinião de vocês. Sou super iniciante, tenho 1,55m e 52kg, e a minha ideia é um surf style. O que vocês acham dos modelos Sector 9 Honolua (46.0″ L x 10.0″ W x 32.5″ WB, 10.0″ Gullwing Charger Trucks, 70mm 75a Nineball Wheels, Abec 5 PDP Bearings), Original Alders 40 (Original S8 200mm Longboard Trucks, 70mm x 78a Duro Kryptonics, Abec 3 Speed Lubed Bearings) ou o Original Pintail 37 (Kryptonics Classic 70mm x 78a Wheels, Original S8 200mm Trucks, Abec 3 Speedlubed Bearings)? Ou será que não é por aí? Desde já agradeço a atenção. Beijos

    Opa ! Tenho 1,65m e 52kg. ;)

    • evom disse:

      Olá Lucia,

      É por aí sim.
      Sou fã da Sector 9 (tenho dois longboards dessa marca) e da Original Skateboards. Considerando que você curte o estilo Surf Style, qualquer um desses modelos serão uma boa. Os modelos Pintail são mais apropriados para quem gosta de Surf Style.

      Já viu esse vídeo da Original? http://www.evom.com.br/longboard-pintails

      Espero ter te ajudado e obrigado por acessar o blog.

      Abs!

      • Lucia disse:

        Pow, já vi os vídeos da Original sim e achei incrível !! Você acha que o Original Pintail 37 é uma boa? Não é pequeno para quem etá aprendendo e precisa de mais equilibrio? Bjs

        • evom disse:

          Com certeza é uma boa e pela sua estatura não acho pequeno um de 37″. Eu tenho 1,83m e ando em um de 32″ (não vale dizer que eu ando em um pequeno porque já tenho experiência) rsrs.

          Ah! Não esqueça dos equipamentos de segurança.

          Abs!

  316. ygor disse:

    oi,
    eu sou um pouquinho mais pesado, peso 110 kg, e com 1,80 de altura, e estou começando agora. gostaria de saber um long bom e resistente mais q de preferencia não seja muito caro. eu nunk comprei um long, pois tinha medo q ele quebra-se com meu peso, mais dei uma pesquisada aqui e vi q existem alguns bem resistentes. desde ja agradeço.

    • evom disse:

      Olá Ygor,

      Existem várias opções de shapes disponíveis no mercado que poderão atender sua necessidade. Só recomendo que você não compre um shape flexível por conta do seu peso.

      Abs!

  317. Yara disse:

    Estou afim de comprar um long na centauro esse aqui > http://www.centauro.com.br/long-board-x7-joplin.html, um amigo me falou que a marca não é boa, mas como eu estou começando agora eu acho melhor comprar um mais barato e depois ir montando um melhor, mas estou com dúvida ainda.

    • evom disse:

      Olá Yara,

      Não conheço essa marca, mas aparentemente é uma boa opção custo/benefício para quem está começando. Não se esqueça de usar equipamento de segurança. Se tiver alguma dúvida sobre o assunto veja esse post: http://www.evom.com.br/equipamentos-de-seguranca-para-skate-e-longboard

      Abs!

      • Caio disse:

        Boa tarde ae gelera,

        Bom. Estou querendo comprar um long para freeride e para dar umas voltas na orla. Estou na dúvida de comprar qual desses 2, ambos da mesma marca.

        1- Skate Globe Prowler Cruiser 40

        2- Skate Globe Queensberry Cruiser

        Caso eu estiver viajando e nenhum dos 2 servirem para oque estou querendo me desculpe,rs as unicas experiencias que tive com skate foram na infancia quando eu pegava o skate de um primo meu escondido e ficava descendo uma ladeira de perto de casa! rs

        Tenho: 19 anos, 1,90 e uns 120 quilos +/-.
        abraçs

        • evom disse:

          Olá Caio,

          Muitas pessoas me perguntam sobre os longboards da Globe. Nunca testei mas, dependendo do preço, acredito que seja uma boa opção para quem está iniciando.

          Abs!

  318. Henrique disse:

    Oi, Primeiramente queria parabenizar aos 3 pelo blog otimo trabalho o de vocês e tambem pela paciência para esclarecer as duvidas de tanta gente! E queria saber se um rolamento ABEC-7 é bom para iniciante? (Rodas 70×46 mm – Dureza: 83A) e se um Cushion 90A é muito duro! Abs!

  319. Diná disse:

    qual especificação para a escolha do long para ser Longboard Downhill Slide e speed? bom eu quero um long para iniciantes so que seja para Downhill Slide e speed! tenho 14 anos e 50 quilos eu ach q isso influencia mt num skate eu n queria comprar em partes (montar) pq a grana e mt pouca !! se puder me ajudar mt obrigado!!! otimo post!!

    • Diná disse:

      o ve se esse é bom achei na centauro por R$399,90

      Conheça o Long Board X7 Bamboo Classic!

      Arrase nas manobras radicais com o Long Board X7 Bamboo Classic, feito em madeira de bamboo resistente, com rodas ABEC 7. Além disso, ele tem base antiderrapante e uma incrível ilustração na parte inferior do shape. Adquira já o seu e prepare-se para mandar bem na pista, na rampa ou nas ruas.

      Principais Características

      Material: Em madeira de bamboo resistente
      Base Antiderrapante
      Rodas: 65 mm – 82 Speed
      Idade Recomendada: Uso recomendado para pessoas acima de 14 anos
      Peso aproximado: 3.020 Kg
      Dimensões do Produto (A x L x P): 89 cm x 23 cm x 1,3 cm
      Origem: Importado
      Garantia: Contra defeitos de fabricação
      SAC: (11) 4004-8008 ou (11) 2168-2809

      Outros Diferenciais

      Parte inferior do shape com ilustração
      ABEC 7

    • evom disse:

      Olá Diná,

      Existem uma infinidade de modelos para downhill slide e speed. Eu recomendo um shape simétrico, ou seja, que tem a parte da frente e de trás do mesmo tamanho (iguais). Trucks invertidos de 180mm e rodas com dureza entre 77 e 83A.

      Lembrando que essa configuração não é uma regra. Eu montaria dessa forma, mas cada pessoa tem uma preferência de modelos de shapes, trucks, rodas, etc. Isso é apenas uma referência. Eu recomendo que você tente testar o máximo de modelos possível antes de comrprar o seu.

      Abs!

  320. Ana disse:

    Oi, gente. :D
    Parabéns pelo post, aprendi bastante coisa e gostei muito.
    Sou do Rio de Janeiro e vou procurar pela loja do Dudu no Arpoador como alguns recomendaram.
    Mas queria tirar uma dúvida pela questão das rodas e do shape.
    Sou baixinha, tipo… 1,55m >_> Então não sei bem se devo comprar um shape muuito grande. Eu gosto de Downhill slide e tal, mas também quero só dar uns rolés.
    E eu queria comprar rodas intermediárias, então queria saber qual exatamente vocês do blog costumam usar.
    Abraço. :D

  321. João Marcelo disse:

    olá, eu to querendo montar um long pra dar uns roles, quais modelos vc me indica? tenho 1,82 e uns 78kgs,(de preferencia o melhor custo beneficio ahaha) desde já, obrigado

  322. Gabriela disse:

    Oii, tenho 1,56 de altura e peso 48kg, que tipo de long voce acha que é ideal para mim? Sou iniciante… bj

    • evom disse:

      Olá Gabriela,

      Pela sua estatura e peso talvez você se identifique com um semi-long, ou seja, com tamanho inferior a 40 polegadas (1 metro).

      Abs!

  323. Willian disse:

    Boa noite! Nunca consegui andar direito de skate quando era pequeno! Passeando de bike por parques como Ibirapuera e Vila Lobos em São Paulo, comecei a observar a prática do longboard… achei interessante e tive vontade de experimentar… gostaria de adquirir e começar a praticar… Vcs podem dar umas dicas e ajudar o cabaço aqui (rs) a ingressar neste esporte! Obrigado! Abraço!!

  324. Renato Sales disse:

    olá, estou afim de comprar um long, como sou iniciante, quero comprar um só pra surfar, é melhor comprar um montado, ou montar um na galeria? muito bom o blog parabéns, e parabéns pelas mensagens abençoadas de Cristo que vcs passam.

    • evom disse:

      Olá Renato,

      Depende da grana que você está disposto a investir. Na galeria existem várias opções custo benefício, motados ou para montar.
      Legal que você gostou do blog.

      Abs!

  325. wallace disse:

    Vocês saberiam me indicar uma marca nacional boa pra longboards?

    • evom disse:

      Olá Wallace,

      Se eu disser que não, você ficaria chateado? Rsrs
      Nacional, e, boa, são palavras que não combinam na mesma frase quando o assunto é skate e longboard. Infelizmente a qualidade das marcas brasileiras não chegam perto das marcas gringas. Com algumas raras excessões de trucks.

      Abs!

  326. Léo disse:

    Boa noite! primeiramente queria dizer que curti muito o post, e queria saber como eu deveria montar meu primeiro long para Slide. Tipo, eu sei andar de skate normal e tal, mas long será o meu primeiro, então como devem ser as medidas de um long para fazer slides endo que sou iniciante? Abraço!

    • evom disse:

      Olá Léo,

      Existem muitas opções de modelos e o que aconselho é testar o máximo de modelos possível antes de comprar um. O modelo que é legal pra mim, não necessariamente será legal pra você. Veja esse post com algumas marcas de longboard (todas gringas). Existem muitas marcas nacionais que copiam os modelos gringos e com um custo mais acessível. Nesse post talvez você se identifique com algum modelo. http://www.evom.com.br/as-melhores-marcas-de-longboard

      Abs!

  327. eduardo disse:

    eae,

    eu li o post das rodinhas e curti as dicas q vocês deram. só que nao ta escrito ali quanto que é a dureza de uma rodinha intermediaria.. quanto seria?? tipo as 80a ??

    pq eu tenho as kryptonic route 70 e quase nao consigo rasgar com meu long. queria trocar de rodinha só que nao sei qual comprar. queria saber uma que seja intermediaria e barata ao mesmo tempo.

    vlw

    • evom disse:

      Olá Eduardo,

      Roda intermediária, para mim, tem dureza entre 75 e 80A. Lembrando que pra mandar slides você vai precisar treinar muito. Essa manobra exige muito empenho.

      Abs!

  328. Gilmar disse:

    Eae brother!

    Gostaria de saber mais sobre amortecedores.. o meu long não esta virando legal nas curvas.. ja soltei bastante o parafuso central e mesmo assim tah duro pra virar e faz mto barulho.. eu vii no YouTube q tem vários tipos de amortecedores gringos pra algumas modalidades soh que eu não entendi.. Gostaria de saber qual o amortecedor ideal pra fazer curvas bem fechadas e se eu posso lubrifica-lo??

    • evom disse:

      Olá Gilmar,

      Um bom amortecedor nunca precisará de lubrificação. Amortecedores de truck são medidos pela dureza, com nas rodas. A dureza ideal vai depender do truck, se é invertido ou não, por exemplo. Recomendo que leve seu truck até uma loja especializada e converse com o vendedor. Vendo seu truck ele terá melhores condições de te recomendar um bom.

      Abs!

  329. Talles disse:

    Boa noite galera,
    Gostaria de saber se esse longboard é bom para slide e resistente …
    nao conheço essa marca tb, gostaria de saber se é boa,

    Longoard Rebaixado >> Skate Longboard Speed Rebaixado Dark Star

    abraços

  330. isabele disse:

    Ola,

    Estava querendo um long,apenas para andar na rua e tals,qual voce me indica?So que estava querendo dar um personalizada nele..onde voce me indica?

  331. Jean disse:

    Evom podia Avaliar esse long para ver se bom para slide e fre rider ?

    LONGBOARD_COMPLETO_SECTOR_9_SPROCKET

  332. Alan P Oliveira disse:

    Boa noite fellas !!!,
    Podem me dar mais uma ajuda, é referente as rodas do long, estou querendo comprar um com rodas trator, é mais pra rolê na orla,porém, tem uns picos por aqui com ruas largas e curvas bem rápidas, vocês acham que é uma boa começar assim?? quero pegar essas rampas aqui(rsrsrsrs). Eu gosto dessas rodas,mas não sei se para esta finalidade seria uma boa. Começo com essas trator ou fico com os modelos mais duros?, eu ví em um site de compras uma pra eu começar, já que como é meu primeiro eu não vou assim am algo tão caro.

  333. kaio disse:

    manow!! ver queria um long para dar uns role e da unns slides tou em duvida com esses trucks ou o randal 180mm invertido ou o Gullwing 160mm invertido quero fazer essa duas coisas da um role e mandar uns slides? qual vc recomenda mermo que os dois sejam bom mais qual vc pegaria e pq? vlw manow e tudo de bom pra vc fique com Deus!

    • evom disse:

      Olá Kaio,

      É mais fácil conseguir slides com trucks de 160mm e por uma questão lógica: são mais estreitos e consequentemente têm menos resistência ao asfalto. Quanto mais largo for o truck, mais força é necessária para fazer o longboard desgarrar.

      Gullwing e Randal são duas excelentes marcas gringas. Eu tenho um Randal invertido de 180mm e já usei Gullwing também.

      Abs!

  334. Gilmar disse:

    Eae brother frmza??

    Então.. comprei um long da Black Sheep cujo o shape é curvado na ponta, truks de 180 e rodas Mosca 70mm 77A e rolamento Abec1. Gostaria de saber se existe Truks mais baixo, pois o meu shape não tem pads, e queria saber se ele fica mais baixo do jeito que esta? Nuca tinha andado de skate na minha vida, mas a vontade foi tão grande de começar a andar logo, que até to indo bem sozinho. Só que a altura esta m deixando com mto medo de fazer as curvas.

    • evom disse:

      Olá Gilmar,

      Cara, pela configuração que você descreveu seu long deve estar na altura normal de qualquer longboard. Eu não me preocuparia muito com isso não. Aproveite seu longboard e não esqueça de usar equipamento de segurança.

      Go longboard.
      Abs!

  335. Alan P Oliveira disse:

    Olá, gostaria de saber uma configuração boa pra eu andar de rolê pela orla e que tenha bastante facilidade de movimento, pois gostaria de fazer tipo um surfe na pista já que existem ruas bem largas por aqui. Obrigado, tenho 1,85m e peso 75 Kg. OBS: rodas tipo track são boas pra isso?

    • evom disse:

      Olá Alan,

      A sua pergunta é a mais feita aqui nos comentários desse post e em todo o blog. Todo mundo quer saber qual a configuração ideal, mas a verdade é que a configuração perfeita (talvez perfeita não exista) varia de pessoa para pessoa.

      Existem muitas opções de modelos e o que aconselho é testar o máximo de modelos possível antes de comprar um. O modelo que é legal pra mim, não necessariamente será legal pra você. Veja esse post com algumas marcas de longboard (todas gringas). Existem muitas marcas nacionais que copiam os modelos gringos e com um custo mais acessível. Nesse post talvez você se identifique com algum modelo. http://www.evom.com.br/as-melhores-marcas-de-longboard

      Abs!

  336. cleyver disse:

    boa tarde evom… to com outra duvida… fui comprar um truck pro meu long dark star rebaixado… e nao soube decide qual comprar… estou em duvida entre um Gullwing 230 mm ou um crail 180mm e um Paris 180mm… me diz ai qual seria o melhor? ja li seu comentário sobre os trucks…. abs… fique com Deus…

    • evom disse:

      Olá Cleyver,

      Eu gosto bastante da marca Gullwing. Paris também é um excelente truck gringo e Crail é a marca nacional com melhor custo benefício. 230mm eu acho muito grande e se você quiser um truck pra dar um rolê básico ou arriscar uns slides eu recomendo 160 ou no máximo 180mm. A marca que você irá escolher vai depender da grana que você está disposto a investir.

      Espero ter ajudado.
      Abs!

  337. pedro disse:

    tenho 1,93 de altura qual um bom tamanho de board para mim? para que eu consiga pegar uma velo com seguranca e para que fique confortavel.. pela questao da altura

  338. Gabriel disse:

    gostaria de saber se este shape seria recomendado para realizar slid
    http://www.originalskateboards.com/longboards/drop-freeride-41

  339. Karina disse:

    Olá, muito obrigada vocês me ajudaram muito.. Parabéns pelo site =D

  340. Rodrigo Arroyo disse:

    Qual a diferenca entre trucks invertidos e normais para longboarding

  341. Kellwyn disse:

    Shape de LongBoard… da Black Sheep… Éh bom?

    Se você não testou me diz o que tenha escutado sobre a qualidade…

    • evom disse:

      Olá Kellwyn,

      O pessoal costuma perguntar bastante sobre os shapes da Black Sheep aqui no blog. Eu nunca usei e até agora não vi ninguém falando mal, pelo menos em comentários aqui no evom.

      Abs!

  342. Daniel disse:

    Eu posso fazer um pads “caseiro” ?se sim com o que ??
    e como fazer ??

  343. Rafael Felix disse:

    Olá, Eu tenho uma dúvida …

    Eu gostaria de saber qual é melhor um – Longboard ou um Semi-Long ?

    Valew

  344. carlos patrick rockenbach disse:

    quero montar um para speed, tenho duvida em qual roda deve escolher, qual seria melhor uma orangatang in heat 75mm 56mm 86a, ou então uma orangatang 4president 70mm 53mm 86a, e não sei se orangatang é uma boa marca se tiver uma melhor me fale, quero comprar um shape da loaded dervish sama, e um truck da paris 180mm , rolamentos red bones, me de opinioes caso tiver algo melhor.

  345. Igor disse:

    Ae mano , queria saber qual é o nome e o modelo do shape do video
    http://www.youtube.com/watch?v=s2B409UMnUU&feature=share
    é old school ?
    e shape old school pode ser considerado como long ou semi-long ?
    abraços !

  346. Querooo um long ,, para Fazer bastante slides ,, Qual éh o melhor tipo de roda ??
    Pod ser 78A 70mm??

  347. kaio disse:

    evon manow vc tem facce? E uma pergunta vc e envangelico ?
    vlw

  348. Rafael disse:

    koee, eu gostariia de um shape pequeno e truck e rodas que sirvam para rasgada… e manobras como ollie , flip… qual seriam as melhores???

  349. kaio disse:

    Evon urgente queal melhor rolamento para long spitfire ou bones??

  350. kaio disse:

    KAIO disse:

    brow desculpas por tanyas perguntas mais é pq seu site e dez e quero saber o certo para n comprar errado!

    queria saber com seria uma roda intermediaria?? a dureza , tamanho , e estilo? quero andar de downhill slide mais andei em uns longs dos meus amigos e axei que treme mt axo que é pq e mt dura a roda!! vlw mermo

  351. kaio disse:

    kaio disse:

    manow Free ride e downhill slide e a merma coisa ou não?

  352. amanda disse:

    Olá , então eu já sei andar de long e tal, e gosto de velocidade, só andar sem manobra nem nada, e estou querendo comprar um, porem não sei qual modelo exato pedir, shape, rolamento etc.. me ajuda ?

  353. Pedro disse:

    Ola !
    entaum eu gostaria de comecar o esporte com um long menor, nao tem algum modelo do tipo ?

    Abraco !

  354. Mac disse:

    vlw chapa, me ajudou muito mesmo. parabéns!!!

  355. Mario disse:

    ola EVOM eu quero comprar um sahpe sector nine freeride, queria saber se o Sahpe “sector9 carbonite” é da modalidade freeride ou Downhill? abçs

    • evom disse:

      Olá Mario,

      Eu tenho um shape Sector 9 Carbonite da série Platinum e é excelente pra Freeride. Eu recomendo. Porém, ele não está disponível mais no site da Sector 9, acho que deve ter saído de linha. Eu algumas lojas aqui em SP ainda é possível encotra-lo.

      Abs!

  356. Marcela disse:

    bom dia!
    tô começando agora no long e estou procurando preços mais acessíveis.

    quero comprar um mais pra passeios e rolês no parque e gostaria de saber as diferenças dos seguintes modelos:

    - http://natoigshop.com.br/produto/Skate-Longboard-40-Abec-11-Truck-Rebaixado-Invert-Rodas-78mm.html

    - http://natoigshop.com.br/produto/Skate-Longboard-Truck-Crail-Invertido-Abec-11-Roda-Gel-Speed.html

    - http://www.centauro.com.br/long-board-x7-speed-ii.html

    valeu! :D
    e mto bom seu blog, tá ajudando bastante!
    abrço o/

    • evom disse:

      Olá Marcela,

      Esses modelos são bem parecidos em termos de configuração. É mais uma questão de gosto. Qualquer um desses pode atender as necessidades de um iniciante. São todos de marcas nacionais.

      Abs!

  357. Victor disse:

    Cara, preciso de uma ajuda, aquele shape mais quadrado( onde as rodas ficam aparecendo, nao lembro o nome) eh recomendado pra quem quer fazer slide???
    Abrços !!

  358. víctor disse:

    vou estragar a mola de amortecimento do truck do meu Apex37 se eu apertar o parafuso central demais?
    quero dar um long nacional pra minha namorada, a marca Cush pra shapes é boa?

    muito bom o Blog, sempre ajudando

    • evom disse:

      Olá Víctor,

      Não vejo por que apertar demais o parafuso central desse truck. Caso ele esteja muito solto você pode apertar, mas de continuar solto pode ser que a mole precise ser trocada.
      Nunca usei a marca Cush, mas shapes nacionais para quem está iniciando costumam ser uma boa alternativa custo/benefício.

      Abs!

  359. Gustavo disse:

    Complementando, o setup é o seguinte: Shape pintail 40″, rodas com 75mm/83A, rolamentos bones red, pads inclinados e amortecedores khyro.

  360. Gustavo disse:

    Evom, que diferença vou sentir usando um truck Randal 150mm ao invés de 180mm, para um “surf style” no calçadão ?