Equipamentos de segurança para Skate e Longboard

quarta-feira, março 21, 2012 @ 10:03 PM Autor: evom

Pra muitos skaters e longboarders o uso de equipamento de segurança é totalmente desnecessário. Nós do blog evom não vemos dessa forma e o uso mínimo de equipamentos traz grandes benefícios, tanto para quem já é praticante, quanto para quem está iniciando no skate ou longboard. Imagine se esses longboarders da foto abaixo não estivesse usando equipamento de segurança.

Segurança no Skate e Longboard

Segurança no Skate e Longboard

Apesar de gerar um certo desconforto no início, a utilização de capacete, luvas, joelheiras e cotoveleiras transmitem maior segurança e, com o passar do tempo, acabam se tornando parte do skatista ou longboarder. Nós acreditamos que fé e esportes de ação têm tudo a ver e cremos que Deus nos guarda de fraturas e outras sequelas de quedas durante as sessions. Cair faz parte do aprendizado no skate e longboard, porém, não podemos ser negligentes e esquecer de usar equipamentos de segurança.

Hoje vou dar algumas dicas de equipamentos de segurança para skate e longboard para quem acompanha o blog evom. Vou citar algumas marcas (gringas) mas existem diversas opções nacionais com um bom custo/benefício. Tenho recebido centenas de e-mails sobre o post que escrevi sobre as melhores marcas de longboard e dicas para quem quer montar um longboard e a galera têm perguntado onde é o melhor lugar para comprar. Somos de São Paulo (capital) e o melhor lugar é a Galeria do Rock que fica na Rua 24 de Maio, no centro. Qualquer equipamento ou acessório você pode encontrar lá. Vamos as dicas.

Capacete para skate e longboard

Existe uma variedade de modelos e opções de capacetes para skate e longboard disponíveis no mercado. Eu gosto bastante de 2 marcas gringas, a Protec Helmet e a TSG Helmet. Essas marcas são as mais legais e possuem a mais completa linha de equipamentos de seguranças para skatistas de todas as modalidades, desde downhill slide, street, vertical, até longboard speed. A qualidade dos capacetes são excelentes. Eu tenho um capacete da TSG e é bem legal.

Capacete skate e longboard

Capacete skate e longboard

Para longboard speed existem capacetes específicos que se parecem um pouco com os usados por motoqueiros. A Sector 9 tem capacetes bem legais.

O preço de capacetes importados não é muito acessível, cerca de 250 a 300 reais, porém existem opções nacionais com preço entre 60 e 100 reais.

Luvas para longboard e skate downhill

As luvas são equipamento essencial para todas as modalidades do longboard e skate downhill slide e de todos é o mais barato. A luva para skate ou longboard tem os dedos cortados para facilitar segurar o shape em algumas manobras e possui um casquilho de acrílico ou poliuretano que ficam presos na palma da luva por meio de velcro. Algumas luvas para downhill speed não têm o dedos cortados e possuem casquilhos nas pontas dos dedos. Os casquilhos podem ser substituídos conforme são gastos no contato com o asfalto.

O custo de uma luva nacional é cerca de 50 reais, ou mais barato dependendo da marca. Luvas importadas como as da Loaded Board e Sector 9 custam um pouco mais e podem sair por mais de 100 reais dependendo da loja. Pela internet é possível encontrar mais barato.

Joelheiras para skate e longboard

A joelheira é um equipamento desconfortável no início mas é fundamental para quem anda de skate em bowl, half ou miniramp. A galera que anda de longboard não gosta muito, mas vou dizer que as joelheiras já salvaram meus joelhos várias vezes quando comecei andar de longboard. Na época (15 anos atrás) as joelheiras eram gigantes e desconfortáveis. Hoje elas evoluíram e são bastantes atraentes dependendo do modelo.

Joelheira Skate

Joelheira Skate

Algumas joelheiras tem proteção para a canela. Esses modelos são usados por praticantes de downhill speed e skatistas de Mega Rampa. Uma boa joelheira nacional custa entre 100 e 200 reais.

Cotoveleiras

Esse é outro equipamento pouco usado por skatistas. Cotoveleiras são fundamentais para quem anda em half, miniramp e bowl onde quedas em transições são frequentes.

Cotoveleira Protec

Cotoveleira Protec

Cotoveleiras nacionais custam entre 80 e 100 reais.

Wristguard

O wristguard, ou protetor de pulso, é muito usado por skatistas que andam em pista com half e bowl. Ele protege o pulso em caso de queda e serve como apoio para manobras que usam as bordas das rampas.

Wristguard Protec

Wristguard Protec

Um wristguard custa cerca de 80 reais.

Protetor de coluna para longboard e skate

O protetor de coluna é um equipamento de segurança muito específico e é usado por atletas que praticam longboard speed, onde a velocidade pode superar os 100 km/h, e por skatistas de Mega Rampa onde a queda pode causar fratura na coluna e bacia.

Protetor de coluna Skate Protec

Protetor de coluna Skate Protec

Um bom protetor de coluna custa em média 600 reais.

Macacão de couro para longboard

O macacão é um item fundamental para quem pratica longboard speed, modalidade onde os longboarders andam o tempo todo no limite da velocidade e uma queda pode causam grandes estragos na pele. Macacões para longboard speed são reforçados nas áreas dos joelhos e cotovelos.

Sei que a Sector 9 tem uns macacões legais, mas não faço idéia de quanto custa. Não deve ser barato.

Espero ter ajudado aqueles que tinham dúvidas sobre equipamentos de segurança para skate e longboard. Não esqueçam: só cai quem anda, portanto use equipamento de segurança.

Go skate! Go longboard!

Categorias: esporte Tags: ,

Leia também:

Escrito por

blog evom

86 comentários to “Equipamentos de segurança para Skate e Longboard”

  1. douglas disse:

    po pratico longboard donwhiil mais não uso macacão por causa de condições , poderia me enformar ou me indicar algumas marcas ou modelos mais em conta …. obg …

    • evom disse:

      Olá, Douglas.

      O uso de macacão de couro entre praticantes de longboard speed é inevitável. Porém, como a modalidade não é muito difundida no Brasil, é difícil encontrar para comprar em lojas de skate. O que alguns competidores fazem é encomendar a confecção, ou adaptar macacões de motociclistas. Infelizmente não tenho uma dica de loja para te dar.

      Abs.

  2. Pedro disse:

    Cara, acabei de comprar um long mais ainda não tenho os equipamentos. Sou iniciante no esporte e queria saber algumas marcas de equipamentos mais em conta. Este site me ajudou muito a escolher as peças do long! Valeu!

    • evom disse:

      Fala, Pedro.

      Existe muitas marcas no mercado. Acoselho você pesquisar, mas não compre uma muito barata. Eu gosto e confio nas marcas que citei no artigo pois são de extrema qualidade.

      Abs.

  3. DAN!EL disse:

    Luvas triple 8 para slide, são boas? Sei que sector 9 e loaded são melhores, mas triple 8 é boa?

    • evom disse:

      Triple 8 é uma marca bacana, Daniel. Nunca testei as luvas mas se o preço estiver bom em comparação com a Sector 9 e Loaded, acho que vale a pena.

      Abs.

  4. Marcus disse:

    Ola, acabei de comprar umas rodas da These 327 – 69mm/ 82a. Já usou? boa mesmo para slides?

    vlw!

    abraço

  5. Flavio disse:

    Beleza EVOM! Tô a fim de comprar um capacete barato, pois não ando com muita frequência, sou mais freeride e não desço ladeiras “monstras”. Vi um da marca Urgh que tá na faixa de 90 reais. Tem capacete q é de material duro por fora e tem uns que são de plástico, não passa confiança. Tem algo a ver?

    • evom disse:

      Olá, Flávio.

      Nunca usei capacetes da Urgh. O preço está bem acessível se comparado com um gringo. Esta questão do acabamento varia conforme a marca e geralmente as nacionais são inferiores, como você citou, com a carcaça de plástico. Apesar de vocês não descer ladeiras muito íngrimes, capatece é um item de segurança muito importante. Eu te recomendo investir um pouco mais e comprar um bom (gringo).

      Abs.

  6. Caio disse:

    Cara! Parabéns pelo site… Sempre me ajudando nas escolhas… Queria saber se ja experimentou capacete da FOX e da FLY pra long! Estou iniciando agora no esporte… E preciso comprar os equipamentos! Achei varias marcas… E esses foram os que mais gostei! Pode me dizer se são bons?

    Indica alguma loja em especial pra comprar os equipos?

    Obrigado… Abracao!

    Caio

  7. Lucas olivi disse:

    Gostei das dicas , um dia na minha cidade uma menina estava andando de longboard sem capacete quando ela caiu e perfurou o cranio até hoje esta no hospital

  8. FELIPE EDUARDO disse:

    PARABENS! GOSTEI MT DAS DICAS. GOSTEI MAIS AINDA DA FÉ Q VCS TEM NO SENHOR JESUS CRISTO. QUE O SENHOR JEOVÁ DEUS ABENÇOE TODOS DA E.V.O.M.

  9. Cah disse:

    Oiee..

    Estou iniciando no long..ainda nao sei naaaaaaaadaaa – só sei cair- detalhe..

    comprei hoje umas joelheiras da Tracker, são boas ou nao?
    E… o vendedor queria que eu levasse um long completo – da This Way, queria saber se vcs idicam ou conhecem essa marca?

    Beeeeeeiijo!

    • evom disse:

      Oi, Cah.

      Já usei equipamentos da Tracker e são uma boa alternativa custo/benefício para quem está iniciando.
      Não conheço a marca This Way.

      Abs.

  10. Bruno disse:

    Oi , queria saber , tenho um longboard da yourface com rodas da setor 9 de gel e rolamento da reds ,gostaria de saber é bom ?
    Valeu

  11. Ricardo disse:

    Primeiramente parabéns pelo site. Comprei um skate e um skate elétrico (sou novissímo no esporte) e tbm adquirindo equipamentos de segurança. VocÊ saberia me dizer se as cotoveleiras e joelheiras da G-Form são equipamentos confortáveis, não acho em nehuma loja fisica para experimentar, apenas em virtuais.E qual capacete vc recomendaria, o Pro-Tec, o Sector 9 ou o Triple 8? o peso do capacete influencia algo??? Muito obrigado em quem puder me ajudar.

    • evom disse:

      Olá, Ricardo.

      A G-Form fabrica diversos produtos além de cotoveleiras. Nunca tive a oportunidade de testar e por isso não sei dizer se são confortáveis e de qualidade. Aconselhos você comprar de uma marca que tenha tradição no mundo do skate.

      Sobre o capacete, eu prefiro a Pro-Tec. Sector 9 e Triple 8 também são boas marcas, mas a Pro-Tec é especialista no assunto, assim como a TSG.

      Abs.

      • Ricardo disse:

        muito obrigado. Eu acabei por testar as 3 marcas de capacete e optei pelo Triple 8 brainsaver. Acontece q os Pro Tec mais baratos no Brasil não são os top de linha e por bem menos (na faixa de 185,00) no meu caso, comprei um Triple 8 muito Pro. Tbm gostei do Sector 9, mas o Triple 8 caiu como uma luva. Sobre os queipamentos de proteção, acabei comprando um de skate mesmo da marca boadsline e aprovei, veio luvas, joelheiras e cotoveleiras, recomendo pois a proteção é muito grande, cobrindo até as laterais da perna e tem um preço muito acessível (paguei 149,00 no conjunto)

  12. Thiago disse:

    E aê, rapazeada! Alguém aqui já utilizou as joelheiras e cotoveleiras da niggli pads? São bons equipamentos de proteção?

  13. Dayvid Victor disse:

    Olá Pessoal!

    Estou numa dúvida entre esses capacetes Triple 8 [1], ProTec [2] e Sector 9 [3]

    [imagem 1] http://tinyurl.com/b5smmet R$ 160
    [imagem 2] http://tinyurl.com/bzka9cj R$ 200
    [imagem 3] http://tinyurl.com/anp2xfo R$ 180

    Qual a ordem de “preferência” de vocês?

  14. Gustavo disse:

    Evom,

    Tem uns 3 meses que eu ando de longboard, mas como já tinha andado bastante tempo de skate antes e surfo já estou fazendo downhill em uma ladeira média, mas por enquanto sem equipamento de proteção. Depois de uma queda meio tensa por uma falha no asfalto resolvi comprar o equipamento, mas estou em duvida entre comprar joelheira e cotoveleira da tracker ou da pro tec, Quero saber também qual capacete você indica, visto que tenho olhado o tsg que você já falou que é de boa qualidade e o triple eight. Como estou pensando em importar o preço dos capacetes é quase o mesmo, uns 123 reais (tirando os fretes), o da joelheira park da pro torc é mais ou menos 97,49 reais e a cotoveleira park 81,20 reais. Os preços são mais ou menos esses mesmo? Realmente vale esse investimento ou com joelheiras e cotoveleiras de outras marcas mais baratas como tracker teria a mesma proteção? Obs: tenho um problema na patela, e por isso não posso bater o joelho com força.

    abs

  15. Wellington disse:

    Olá caros, estou aqui para resolver um problema que me segue no dia a dia, vou trabalhar de moto todos os dias, eu ja pratico as descidas de longboard, mas quando vou descer tenho que ir de carro pois o skate e grande, teria algum acessorio para eu conseguir levar na moto ? alguem poderia me ajudar ?

    abs

  16. pablo disse:

    eu quero comprar uma roda que eu posso treinar sliders e ao mesmo tempo fazer speed pensei na abec11 flash back mas e muito dura e no speed posso cair também pensei nas abec11 zigzag quase fechei negocio com o cara da loja mas fiquei com medo delas não me satisfazer na aprendizagem de slides novos o que eu faço ?

    • evom disse:

      Pablo,

      A ABEC 11 Flashback tem várias durezas. De 75 a 88A. Dá pra usar uma de 78 ou 80A e ter bom desempenho no slide e speed. Nunca usei a Zig Zag.

      Abs.

  17. Eduardo disse:

    Joelheira triple 8 valem a pena ?

  18. Gabriel Dutra disse:

    Boa tarde. Cara, tu poderias me indicar aonde encontro luvas da Sector 9 ou da Loaded por + ou – R$ 100, como disse na matéria? Só encontro por mais de R$ 200. Belo site, parabéns! Abraço!

  19. nicolas disse:

    Alguém ai sabe se existe escolinha de long em curitiba

  20. nathan disse:

    entao vc nao poderia ver com algum amigo seu e tals aonde posso arranjar um? (700 reais no maximo)

  21. nathan disse:

    cara onde se compra macacao? Tenho 12 anos e levei um super ombo a 60km/h no jardim botanico de londrina e tava com proteçao e tudo mas ralei a parte do abdomem e queria saber se vc sabe onde poderia comprar uma macacao barato (pra baixo de 500 pila) na regiao de curitiba londrina. Pf responda o mais rapido possivel obg

    Abs!

    • evom disse:

      Olá Nathan,

      Cara, infelizmente não tenho uma indicação para te dar sobre venda de macacão.

      Abs.

    • Fernanda disse:

      Eu sou de Porto Alegre, sou motociclista e faço meus minhas roupas de couro na Tacna há anos. A loja também faz macacão de couro pra skatistas.

      A loja fica no Rio Grande do Sul, na cidade de Igrejinha: Tacna é o nome.

      A loja tem site e uma página no Facebook, sei que envia pedidos pra todo Brasil, vale conferir.

  22. deeh disse:

    Eae galera ..
    entao pessoal komecei a andar d skate a trez mesez ,mais komescei pelo longg
    mano pk e mt bom descer ladeira no slid kkk mais nao concigo aprender manobras novas alguem ai sabe ond a galera se reune pros rolles ou algum siye kom tutoriais pra encinar manobra valleu ae bom site este…

  23. Cara parabens pelo blog manero ! DEUS abençoe valew pelas dicas e é nois de long por aew !

  24. Cara to começando a descer umas ladeiras mais longas e atingindo uma velo maneira, mas ocorre que os rolas também estão mais radicais meu camarada ta todo esfolado mesmo rs, usamos capacete, luvas, mas não esta sendo o suficiente precisamos mesmo é de aqueles macacões tem alguma sugestão dei uma olhada nos alpine star de moto velocidade são ótimos é claro mais o custo é muito alto existe uma opção só pra skate ?.. Socorre nosso coro ai cara abraço esse blog é do massa .. Positividade e adrenalina sempre!

    • evom disse:

      Mikael,

      Existem macacões específicos para longboard speed. O problema é o preço.
      Um bom macacão de couro sai por mais de 1000 reais. Muitos longboarders mandam fazer. Não tenho indicação de locais que confeccionem macacões de couro para longboard. Caso você tenha alguma indicação e queira postar aqui nos comentários para ajudar a galera, fique a vontade.

      Abs!

      • Guilherme disse:

        Mikael, Evon.

        Se procura macacão pra Downhill da uma olhada na marca Tacna, eles tem macacões específicos pra skate DH. Eu uso o macacão apenas em competicoes ou em drops que peguem mais velo, + 70 KM, fora isso, em treinos normais so o Capacete, luva , joelheira e as vezes uma cotoveleira (uso aquelas para motocross pois protege o cotovelo e o antebraco) , nao precisa mais que isso normalmente.
        Te aconselho pegar um capacete fullface primeiro do que o macacão.

  25. Jeancarlo disse:

    A Paz, irmão!

    To começando a andar de long agora. Já comprei meu long e agora estou partindo para os itens de segurança. Encontrei duas ofertas boas no netshoes, mas nao sei qual é a melhor marca pra mim, por enquanto.
    Estou em dúvida entre a Aero e a Damatta.
    PS: Meu estilo é DH, mas estou em ladeiras curtas, por enquanto

    Capacete Aero Pro

    Capacete Damatta Manobra

    E gostaria de saber se o preço deste aqui está bom
    Protec

    Desde já agradeço, irmão.

    Fiquem com Deus e que Ele nos abençoe!

  26. Bruno disse:

    Para luvas,capacetes e joelheiras. qual é melhor pro-tec ou tsg ?

  27. solimar disse:

    E ahe evom

    Tenho uma WT de 1988 ate hoje. Realmente desconfortavel mas ja lvrou meus joelhos. Eh melhor que ficar parado com contusao.

    Valew

  28. Leticia disse:

    Olá Evom,
    Eu comprei meu skate faz um tempo, já tenho todos os equipamentos, mais eu não faço a minima ideia de como começar a andar….eu estou tentando muito, mais sempre caio e como muitos dizem tem que aprender a fazer primeiro o ollie pra conseguir fazer outras manobras, mais sempre quando eu vou tentar fazer o ollie o skate roda e eu não consigo…..vcs sabem onde tem alguma escola de skate em Guarulhos ou em São Paulo(perto de Guarulhos ou um lugar bem conhecido), por favor me ajuda, eu já procurei em todos os sites e não achei……..se vcs puderem me ajudar, eu vou ficar muito grata :D

  29. luis gustavo disse:

    Olá Evom,
    queria deixar um comentário sobre meu rolê hj de longboard que num foi nada bem, estava numa ladeira , na ciclovia, axoq eu eu tava mais de 20Kh/h, um carro parou mais na frente bem na ciclovia eu abrir os braços mas eu nao viu e continuou parado e a rua é movimentada, fui desviar o longboard bateu naqueles paralelepípedo que tem na ciclovias fui direto no chão, ta sem luva, sem capacete, sem joelheira, sem cutuveleira, no momento passou uma moto bem perto de mim buzinando o cara gritou: cuidado!! ai eu levantei e fui xingar o motorista: aqui nao é lugar de estacionar nao, ai ele falou aqui é ciclovia e nao skatovia , veyo fikei com uma raiivaa, fikei todo ralado pricipalmente a região lateral do abdomen e tbm os cutuvelos ficaram todos ralados e ta ardendo pra caramba, por isso dou um aviso a todos nao andem de longboard sem equipamento de segurança nao, pq vc pode se machucar muuito igual a mim…

    • evom disse:

      Poxa Luis,

      Espero que você se recupere logo. Usar equipamentos de segurança para andar de skate e longboard é fundamental. Eu já cai sem equipamento e tenho “tatuagens” nos dois cotovelos, joelhos e região da bacia.

      Abs!

      • luis gustavo disse:

        Poxa Valeu mesmo Evom, caramba doi demais veyo creio que ainda mais pra vc que tem tatoo. A partir de agora eu num ando de Longboard sem equipamento.
        Abs!

  30. wallan disse:

    Ola galera,sobre o colete eu peguei um da sctor 9 na galeria do rock,e foi R$1.600.00, mas tem outras marcas mais baratas.

  31. Alex disse:

    Fala man!

    Vc sabe se ja lançaram algum material pra casquilho que não seja polioretano ou acrilico? Ando de Slider e desco ladeira 3 vezes por semana, minhas manobras são praticamente todas com o casquilho sendo meu apoio, logo eles gastam muito rápido. Ja testei todos, o que mais durou foi o da Sector. A duvida é, melhor desistir e voltar a usar pedaços de tabua de corte colados com sapateiro ou continuo na sector?

    Abs

    • evom disse:

      I ae Alex,

      Cara, os casquilhos da Sector 9 realmente são muito bons. Nunca ví casquilhos produzidos em outro material, todos são de poliuretano ou acrílico. Já usei tábua de corte (usados em açougue) e eles duram bastante só que não deslizam tanto como os da Sector 9 ou outros produzidos para downhill.

      Abs!

    • nicolas disse:

      usa pedaços de nylon

  32. lael disse:

    Fala vei,
    ce nao sabe uns lugares que vendem çongs no brasil pela net ?
    so que de marca boa tipo loaded,sector 9… pra downhil

  33. pedro disse:

    quando eu cresser eu quero ser um proficional do skate
    eu ja seii fazer olie…

    • evom disse:

      Olá Pedro,

      Ollie é uma das manobras mais legais no skate. Continue treinando e se divertindo, e não esqueça de usar equipamento de segurança.

      Abs!

  34. Alessandra disse:

    Ola
    Estou precisando de uma orientação, qual e o melhor capacete para pratica de longboard e CARVEM- Pro-te ou TSG…

    • evom disse:

      Olá Alessandra,

      Eu tenho equipamentos dessas duas marcas é em termos de qualidade ambas são excelentes. Qualquer uma das duas que você comprar será uma boa escolha.

      Abs!

  35. luis carlos disse:

    é p. long mano… tem algum problmea? eu pego downhill mas tb slide ja bati de cabeça uam vez e to nessa duvida ai…

  36. luis carlos disse:

    boa noite.. eu qro comprar um capacete mas eu qro fechado.. e sem ser o predator.. pensei em um capacete tipo protec nacional igual q se usa em moto.. tem algum problema ?

    • evom disse:

      Olá Luis,

      Capacete fechado pra andar de skate eu acho meio estranho. É mais pesado e pra mim tira um pouco da visão periférica, mas se você curte não tem problema. O problema é não usar capacete.

      Abs!

  37. Nicholas disse:

    qual seria a melhor luva para downhill com um custo acessivel ?

    • evom disse:

      Olá Nicholas,

      A melhor luva de downhill com preço acessível: luva de pedreiro (de couro) + acrílico colado com cola de sapateiro. Eu já usei e funciona bem, rs. Parece brincadeira mas é verdade.

      Abs!

  38. Renatinho disse:

    Nossa, moleques, este post de vocês está muito bom. Sou skatista há apenas três meses e estou comprando todos os equipamentos ainda antes de entrar de cabeça na parada. Tem que ter essa consciência, senão fica osso. Já comprei algumas coisas, como luva, joelheira e cotoveleira, mas ainda não tive a confiança do capacete, peça mais importante. Qual vocês indicam?
    Tenho usado o site especial da loja de skate da Kanui para ter uma ideia e fiquei em dúvidas entre o Tracker Pro e o Tracker SixGear, tem um mais apropriado que o outro?

    Abração!!

Deixe um comentário

Comentário

sml