Inauguração do Novo Ginásio e Estádio do Ibirapuera

domingo, maio 22, 2011 @ 07:05 PM Autor: evom

Boa notícia para o povo paulistano! A Cidade de São Paulo ganhou hoje duas arenas esportivas de primeiro mundo. Foram reinaugurados o Ginásio e Estádio do Ibirapuera depois de uma reforma que durou pouco mais de sete meses. Junto com a reforma dois novos ginásios de treino foram construídos ao lado do estádio. Até outubro, serão entregues o ginásio Mauro Pinheiro e o complexo aquático Caio Pompeu de Toledo, cujas obras estão em andamento.

Novo Ginásio do Ibirapuera

Novo Ginásio do Ibirapuera - Crédito da Imagem: Luiz Doro / adorofoto

Pista de atletismo Classe 1 – O Estádio Ícaro de Castro Melo foi totalmente reformado, recebendo novas cadeiras na área do público, 470 refletores para eventos noturnos com transmissão em HDTV, novo gramado no campo de futebol, pintura das arquibancadas e, o principal, uma pista de atletismo moderníssima, já aprovada para receber a certificação Classe 1, a máxima concedida pela IAAF -Federação Internacional de Atletismo.

O piso sintético, Regupol, importado da Alemanha, é o mesmo utilizado no estádio de Berlim, quando o jamaicano Usain Bolt bateu os recordes mundiais dos 100 e 200 metros rasos e 4x100m, no Mundial de 2009.

Além da pista, foram construídas uma nova area de saltos e outra de arremessos, uma rampa paradiso (para treinos de subidas e descidas) e uma rampa de acessibilidade.

Novo Estádio do Ibirapuera

Novo Estádio do Ibirapuera - Crédito da Imagem: Luiz Doro / adorofoto

O campo de futebol, inteiramente renovado, contou com um sistema de grama natural em rolos de carpete (big roll), que elimina muitas emendas. O sistema de irrigação do campo é automático.

Ginásios – O ginásio do Ibirapuera recebeu a maior reforma desde que foi inaugurado em 1957. A cobertura foi totalmente refeita. Externamente, o Geraldo José de Almeida recebeu placas isolantes termoacústicas e depois uma manta tensionada que eliminou os vazamentos e melhorou o aspecto estético do ginásio. Internamente, o teto recebeu 1.600 sonofletores, que evitam a propagação do som. A área foi inteiramente reformulada para permitir acessibilidade para pessoas com deficiência.

Ginásio do Ibirapuera

Ginásio do Ibirapuera - Crédito da Imagem: Luiz Doro / adorofoto

O piso, de poliuretano importado da Alemanha, foi ampliado a ponto de permitir jogos oficiais de tênis (nesta semana foi confirmado um torneio da ATP no local para novembro deste ano) e de outros esportes. O sistema de iluminação foi inteiramente reformulado com instalação de 3.000 lux (acima do pedido que era de 2.600 lux) que permitirá transmissões em HDTV. Todas as cadeiras foram trocadas e a tribuna de honra e cabines de imprensa também foram reformadas, entre outras benfeitorias. Ao todo foram reformados 46 banheiros só no ginásio.

Dois novos ginásios para treinamento foram construídos na área ao lado do Estádio Ícaro de Castro Melo. As quadras poliesportivas também têm piso de poliuretano importado.

Só não foi divulgado o valor total da reforma no Ginásio e Estádio do Ibirapuera. As benfeitorias são bem vindas, assim como todo investimento para a prática de esportes e suporte aos atletas amadores e profissionais.

Fonte: divulgação ZDL – texto adaptado

Categorias: cultura, esporte Tags:

Leia também:

Escrito por

blog evom

1 comentário to “Inauguração do Novo Ginásio e Estádio do Ibirapuera”

  1. Eduardo Trindade disse:

    O valor da reforma no Ginásio Ibirapuera foi de R$ 33 milhões, divulgado pela Secretária de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ-SP) – http://migre.me/a6ups – Todo investimento em esporte e educação é bem vindo.

Deixe um comentário

Comentário

sml