Os melhores trucks para longboard

sábado, outubro 20, 2012 @ 09:10 PM Autor: evom

O post de hoje vai para as dezenas de pessoas que me escrevem todos os dias pedindo dicas sobre trucks para longboard. Já era pra eu ter postado sobre o assunto, mas só consegui escrever agora. Se você que é novato por aqui e pretende iniciar nesse esporte fantástico, veja essas dicas para montar um longboard e também esse post sobre as melhores marcas de longboard.

Gullwing Truck

Gullwing Truck

O truck é uma das principais peças de um longboard e responsável pelo desempenho em cavadas, curvas e estabilidade em altas velocidades. Existem diversas opções disponíveis no mercado e nesse post vou comentar sobre trucks que já utilizei e alguns modelos que ainda não usei, mas que amigos usam.

Qual a diferença entre truck invertido e o tradicional e quais as utilidades?

As principais e mais importantes diferenças entre o truck tradicional e o invertido são a performance em curvas e a estabilidade. A forma como a trave do truck invertido (ou reverse) é encaixada na base faz com que ele tenha melhor desempenho em curvas e proporcione maior estabilidade. Os trucks tradicionais não são bons em curvas, mas funcionam melhor em manobras de impacto, como ollie e outras manobras de street que causam impacto no truck.

A escolha entre um truck tradicional e o invertido é bastante simples: se você quer um longboard para passear, qualquer um serve. Se você quer um longboard para slides e curvas, o invertido é o mais indicado. Se você quer mandar ollies, grinds e outras manobras de street, o tradicional é o ideal. Para speed, o invertido é melhor e a opção mais segura.

Angulação da base

A angulação da base do truck é um fator explorado recentemente pelos fabricantes de trucks gringos. Quando iniciei no longboard, há mais ou menos 13 anos, todos os trucks tinham uma angulação “padrão”. Hoje praticamente todas as marcas (gringas) produzem trucks com diversos tipos de angulação de base. O angulo influencia na estabilidade e manobrabilidade do longboard. Dizem as boas línguas que o ângulo de 50 graus é o ideal, mas eu não tenho uma preferência.

Tamanho da trave

A trave do truck é medida em milímetros, por isso a nomenclatura “160mm”, “180mm”, etc. As medidas de trucks para longboard (40 polegadas) geralmente começam em 160mm. Hoje em dia os de 180mm são bastante utilizados. O tamanho ideal do truck vai depender basicamente do tamanho do shape e da modalidade que você irá praticar. Para speed, por exemplo, os trucks mais largos são ideais.

Esse artigo é sobre longboard, mas só por curiosidade os truck de skate também tem tamanhos diferenciados. Truck para skate street têm tamanhos entre 125, 129 e 133mm. Para skate vertical, geralmente os trucks são de 146, 148mm. Para MegaRampa os truck são acima de 200mm, podendo chegar a 215mm.

Vale ressaltar que quanto maior o tamanho da trave, mais difícil é conseguir slides. Por um motivo bastante óbvio chamado lei da física. É muito mais fácil conseguir slides e manobras de giro com um truck de 160mm se comparado com um de 180mm ou 195mm, por exemplo. Porém, os mais largos proporcionam maior estabilidade em altas velocidades.

Amortecedores (bushings)

Os amortecedores para trucks também têm unidade de dureza, assim como rodas. Se seu truck for gringo, dificilmente você precisará se preocupar com isso pois a qualidade dos amortecedores importados geralmente é boa. Para os trucks nacionais é comum precisar trocar os amortecedores logo após a compra. Existem muitas marcas no mercado e particularmente gosto dos amortecedores fabricados pela Independent Trucks.

Truck com amortecedor duplo

Esse tipo de truck foi projetado para máximo desempenho em carving (cavadas) e não é recomendado para slides e altas velocidades (é suicídio, rs). O modelo mais popular é o Sidewinder da Gullwing Trucks que costuma vir de fábrica no modelo da Sector 9 que leva o mesmo nome. É um tipo de truck bem legal, mas muito específico.

Truck com molas

Longboard Pintail

Pintail 37 – truck S8 com molas

Os trucks com sistema de molas da Original Skateboards são os mais populares. Muita gente me escreve pedindo opinião sobre os trucks da Original para slides e a resposta é sempre a mesma: não é a melhor opção. Trucks com molas são projetados para maior flexibilidade em cavadas e indicados para quem quer passear com o longboard. Se você pretende mandar slides e desenvolver um pouco mais de velocidade, trucks com molas não são recomendados. Use os tradicionais (invertidos)! Sem contar que a manutenção e regulagem desse tipo de truck é bastante chata.

Bom, vamos ao que interessa. As marcas!

Truck Randal

Randal Truck

Randal Truck

Randal é uma marca americana de trucks para longboard e uma das mais tradicionais no mundo do skate. O primeiro truck foi fabricado em 1978 (Yeah!) e os equipamentos produzidos hoje estão entre os melhores do mercado. Além de trucks para skate e longboard, a Randal também fabrica eixos para Street Luge. Atualmente os trucks Randal são projetados em computador com modelagem 3D – tecnologia pura!

Eu uso um Randal de 180mm e gosto muito. Se você quer um truck durável e preciso, o Randal é uma excelente opção.

Truck Gullwing

Truck Gullwing

Truck Gullwing

A Gullwing é outra marca americana com tradição no mundo do skate. Os trucks Gullwing tornaram-se populares nos anos 80 e 90, mas a empresa existe desde 1976. O truck Gullwing Sidewinder foi uma grande inovação no mercado com seu sistema de amortecimento duplo. Os trucks para longboard da Gullwing são de extrema qualidade. Eu uso em um semi-long, já testei outros modelos da marca e recomendo.

Truck Gullwing Sidewinder

Truck Gullwing Sidewinder

Atualmente todos os longboards montados da Sector 9 saem de fábrica com trucks Gullwing. A empresa também fabrica um modelo para speed, o Winged Munkae.

Truck Bear

Truck Bear

Truck Bear

Bear é uma marca canadense de truck para longboard e está no mercado desde 2004. Os trucks Bear ficaram conhecidos no mundo do longboard porque vários atletas ganhavam campeonatos usando trucks Bear. O Bear funciona muito bem nos shapes flexíveis da Loaded Boards. Eu já testei, gostei, mas não sei se são tão duráveis quanto os Randal e Gullwing.

Truck Paris

Paris Truck

Paris Truck

A Paris Trucks ficou muito conhecida nos últimos anos por patrocinar alguns dos principais longboarders da atualidade como Adam Colton – que ficou famoso nos vídeos da Loaded Boards / Orangatang, Amanda Powell – uma das meninas mais conhecidas no mundo do longboard feminino, entre outros.

Todos os trucks da marca Paris possuem a angulação de 50 graus na base. O fabricante acredita que essa angulação é a perfeita para proporcionar estabilidade e desempenho em manobras. Eu gosto muito dos Paris Trucks e recomendo.

Truck Aera

Aera Truck

Aera Truck

Se você curte longboard speed, agora a coisa ficou séria! Os trucks Aera são projetados para a modalidade speed e são de extrema precisão. A empresa, com sede em Vancouver, Canadá, é referencia no mundo do longboard speed.

O acabamento dos trucks Aera é coisa de outro mundo. O truck modelo K3 – série 7 – vem com um kit que inclui três tipos de bases anguladas, eixos e pivôs, arruelas e outros apetrechos. A resistência e durabilidade do truck Aera é inquestionável. Se você é praticante de longboard speed, esse é o truck – juntamente com o Caliber.

Truck Caliber

Caliber Truck

Caliber Truck

Os trucks Caliber também são muito usados por atletas de longboard speed e possui apenas duas angulações de base (44 e 50 graus). Um detalhe interessante nos trucks Caliber são os amortecedores, onde o encaixe permite o uso de duas borrachas de tamanhos iguais, o que proporciona menos trepidação em alta velocidade. É um truck de extrema qualidade e precisão. Se você pratica speed, essa também é uma excelente opção.

Truck Independent

Truck Independent

Truck Independent

Agora é a vez dos streeteiros e old schools. Se você já andou de skate alguma vez na vida, provavelmente já ouviu falar na Independent. Uma das mais tradicionais marcas do mundo do skate, a Independent Trucks foi fundada em 1978 (Yeah!) e ficou muito conhecida entre os skatistas por ser um truck muito durável. Quando eu andava de skate na adolescência os skatistas da época brincavam que se você quebrasse um truck Independent poderia parar de andar (rs).

A Independet também fabrica trucks para longboard – trucks tradicionais – e são muito bons. Se você quer um truck para andar em pista, praticar street, ou downhill slide a moda antiga, esse é o truck.

Truck Crail

Truck Crail

Truck Crail

Pra ninguém reclamar que só falo de marcas gringas, a dica para quem está iniciando e quer um truck com bom custo/benefício, o Crail é uma opção. Quando comecei andar de longboard meu primeiro truck foi um Crail. Ele não é bom para manobras de pulo como Ollie e Aéreos porque a trave e o prisioneiro (eixo onde a roda é presa) entortam com o tempo.

Lembrando mais uma vez que essas são marcas que gosto, que uso, que já usei, ou que amigos usam. Existem dezenas de outras e opções para todo o tipo de gosto e de bolso. Antes que alguém comente me cornetando porque não dei detalhes sobre outras marcas ou sobre a modalidade speed, slalom ou qualquer outra, sou praticante de downhill slide (ou freeride para alguns).

Se você curte esses trucks que comentei aqui (ou algum outro que não citei), deixe seu comentário aqui no post. Não se esqueça de usar equipamentos de segurança.

Go longboard!

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250 comentários to “Os melhores trucks para longboard”

  1. JOÃO BITENCOURT disse:

    Amigos bom dia, queria saber se os trucks da Original s8 são bons e se é resistente? obrigado desde já!!

  2. Marlon disse:

    Evom.
    To começando a pesquisar mais sobre as peças que se encaixam melhor ao meu role.
    Comprei um long e na hora de montar o cara colocou aquele pad pra rodinha ñ ecostar no shape. Porem tenho a sensação que o PAD deixa o long mais alto e assim da menos estabilidade.
    Queria saber se isso faz sentido, e se eu colocar um truck mais largo terei mais estabilidade no meu long?
    Abs

    • evom disse:

      Fala, Marlon.

      Se sua roda for muito grande o pad terá que ser alto mesmo. Tente reduzir o tamanho do pad e teste. Se não encostar no shape vale a pena deixar mais baixo. Eu não gosto de pads altos, mas é uma particularidade minha.

      abs.

  3. Marlon disse:

    Evom, sou inciante e estou conhecendo mais sobre long.
    Pra eu ter mais estabilidade, os trucks maiores são mais indicados?
    Talvez eu esteja enganado, mas o meu long tem aqueles pads que deixam ele maos alto e parece que fica menos estavel.

  4. Luiz disse:

    Evom, é como vc cita em várias respostas, cada configuração agrada de uma forma diferente. Eu mesmo estou bastante satisfeito com meu long, gosto de passear, dependendo do momento raspa e também varia de quem está em cima da prancha né… Meu longboard:
    Shape: Pintail 46 Original;
    Trucks: S10 Original (250mm);
    Rodas: Orangutang stimulus 70mm 86a
    Rolamentos: Bones Ceramic.

    To gostando demais de rodar com ele. Abraços.

  5. S.rafael disse:

    Evom, em termos de qualidade para simulacao de surf, qual seria o truck melhor… Revenge ou carver?? A diferenca de qualidade e mto alta??

    Obrigado.

  6. Yuri Almeida disse:

    Cara eu não entendi muito bem na hora que voce falou dos melhores porque n vi nenhum bom para slides e giros, então qual deles e melhor?

    • Totaro Yamashita disse:

      n tem truck bom pra slide e sim roda boa pra slide, mas a maioria dos praticantes de downhill slide prefere o modelo tradicional como os da independent e talz . Se vc quiser praticar o freeride q é um downhill slide bem mais rápido vc pega um truck invertido q vai oferecer uma estabilidade maior

  7. evom disse:

    Galera,

    Tenho recebido centenas de comentários sobre melhor setup e avaliação de marcas. Parece sacanagem mas minha resposta é sempre a mesma: depende. Existem muitas opções de modelos e o que aconselho é testar o máximo de modelos possível antes de comprar um. O modelo que é legal pra mim, não necessariamente será legal pra você. Não existe regra, mas o que existe são marcas ruins e boas. As marcas que considero como boas estão todas aqui no site e em respostas minhas aqui nos comentários.

    Eu sei que é muito conteúdo pra ler, mas dêem uma navegada no site antes de fazer uma pergunta. Muita gente me pergunta a mesma coisa várias vezes. Gosto de dar atenção e ajudar a todos, independente se estão iniciando no esporte agora ou se já praticam há tempos, mas muita gente tem perguntado a mesma coisa e a resposta sempre está visível no site.

    Abs.

  8. Vinicius Abend disse:

    Amigo, estou em duvidas entre Randal, Caliber e Paris, muitos dizem que Randal é mais preciso, pratico speed, preciso de um truck preciso, já testei Paris, achei péssimo, Randal e Caliber não tive a oportunidade ainda, obrigado

    • Leonardo disse:

      Vinicius, como sabemos, as opiniões divergem muito, pois cada um tem uma preferência, e o que vale mesmo é a qualidade em que os equips são fabricados. Claro que a teoria, ajuda a apurar o nosso gosto individual. Tive a oportunidade de testar os 3 trucks Paris (conhecidentemente tbm não gostei), Randal e o Caliber. Sinceramente, após algum tempo andando de Randal, decidi trocar por um Caliber de 50 graus. O truck Caliber, ao meu gosto, me parece mais preciso entre outras, e é uma das mais marcas citadas entre o pessoal de speed, contudo, tenho visto por aqui ( e me incluo nessa leva ) a galera que curte freeride e slides, descobrindo esse truck, que acredito que só não é mais usado, por não ser marca “modinha” e não ser tão divulgado… Aí a gente vê um pouco de preconceito e resistência no uso dele, mas assim como eu, quem experimentou por aqui, não quis mais trocar… Bom, repito, apesar de outros terem apreciado os caliber, repito, é a minha preferência… Vale a pena mesmo testar vários e adaptar ao seu gosto. Não tem fórmula mágica !
      Abç !

  9. samuel disse:

    sou iniciante e quero comprar um long ou semi long e fiquei em duvida nesses
    -Skate Black Sheep Cruiser. Possui Shape Black Sheep com as seguintes medidas: Comprimento: 74cm / Largura: 21cm / Peso aprox: 3.6kg. Truck Fun Light 70mm, Roda Moska Slalom Green 65mm 77A, Rolamento Brutus Abec 1, kit parafusos de Base Philips Brutus. Acompanha lixa grátis. Garantia de troca.(truck mt pequeno)
    - Skate Completo Cruiser Wood Light. Possui Shape Wood Light com as seguintes medidas: Comprimento: 76,5cm / Largura: 21,5cm ( 8,75″ ) / Peso aprox: 2,8kg. Truck Wood Light, Roda Wood Light Speed Wheels 64mm, Rolamento Abec 9. Acompanha lixa grátis. Garantia de troca.
    - Skate Completo Longboard Wood Light. Possui Shape Wood Light com as seguintes medidas: Comprimento: 96,3cm / Largura: 23cm ( 9″ ) / Peso aprox: 3.2kg. Truck Wood Light, Roda Wood Light Speed Wheels 64mm, Rolamento Abec 7. Acompanha lixa grátis. Garantia de troca.

    qual seria melhor pra mim que nunca andei?

  10. Carvalho disse:

    por favor, preciso de uma ajuda urgente. Sou iniciante, estou comprando um truck para primeiramente eu colocar em um semi-long e queria poder usar o mesmo em long num futuro próximo (conforme minha evolução). Encontrei uma oportunidade com bom preço o truck
    Gullwing Charger 10″ , esse truck é bom? é recomendado para qual tipo de rolê? serviria tanto no meu semi como num long depois? agradeço muito essa ajuda. Grato

  11. pleosouza disse:

    Fala ai kara, otimo site. me tirou varias duvidas. sou novo nessa parada de long, akabei de montar o meu com o seguinte setup:
    shape: loaded dervish
    roda: sektor 9 77mm 80a
    rolamento: minilogo
    tuck: globe
    mas acho que errei no truck, vejo a galera fazendo curva tranquilo, mas o meu parece uma scanea, faz curva abertao, nao da aquela cavada legal.
    paguei 170, qual outro truck que vc me indica pra fazer surfing/dancing por esse valor ?

  12. Davi Barros disse:

    Grande EVOM!
    Parabéns pelo site e pela paciência em ajudar a todos!!
    Tenho um semilong (83cm) da BlackSheep e truck é CRÈME de 180mm.
    Gostaria de trocar o truck pois estou achando toda a configuração meio “pesada” e travada.
    Qual seria a melhor opção (marca e tamanho, 160mm ou 180 msm?0 para Roles na orla sem grandes manobras?
    Obrigado!!

  13. marcello disse:

    boa tarde
    sou iniciante e quero montar um long bom, mas não muito caro.
    não estou muito interessado em manobras, slide TALVEZ, mas fora isso…
    gostaria de saber qual marcas de truck são boas, porém, mais acessíveis!!
    já grato!!
    MG

  14. matheus disse:

    gostaria de saber sobre os amortecedores de truck invertido?

  15. ....Guilherme disse:

    Meu brother, já postei aqui nesse topico em 25/12 pedindo ajuda para parafusos dos trucks. Ajudou muito, obrigado. Finalmente terminei de comprar as peças. Ô coisa cara, tive que comprar aos poucos hehehe

    Enfim, comprei trucks paris 180mm e como os importei com o frete mais barato possivel (world mail) no transporte as arruelas da trave se perderam. Qual a real influencia dela na montagem? Muito necessária? Atrapalha o role se montar o long sem elas?

    • evom disse:

      As arruelas servem para que a porca não fique em contato com o rolamento. Mas isso não é problema porque é muito facil compra-las em loja de material de construção.

      Abs.

  16. Fred disse:

    Fala galeta do evom,, tudo bem?
    Eu estou com im problema, e o seguinte: eu desmontei meu longboard para limpalo-lo e quando temontei, percebi uma coisa… Quando faço uma curva par um lado, o longboard vira para o outro! Eu percebi que na verdade é apenas a o truck da frente que vai para o lado errado…
    Sera que eh por causa do posicionamento dos trucks? Eu coloquei os dois virados com o parafuso central para dentro… Esta errado?
    Obrigado galera! Otimo site :)

  17. Diogo Silva disse:

    fala ai cara beleza ?
    tira uma duvida minha to montando um semi long qual tamanho de truck que me recomenda ?

  18. fabiano disse:

    melhor truck do mundo pra tudo sao aera pra tudo nao so pra speed e depois ronim e magum .

  19. Fernando disse:

    O tan tien fica bom com o sidewinder ? Somara andar em pistas planas e dar uma volta.

  20. Bruna disse:

    Ola Pessoal do EVOM !!! Me Ajudem Por Favor !!!
    Sou iniciante nunca andei de Skate e estou interessada a praticar esse esporte e quero comprar um LongBoard, com esses setups

    - Shape Canadian Maple 0,95 cm;
    - Rolamento ABEC-7;
    - Truck em liga de alumínio;
    - Rodas em PU de 70×42 mm.

    devo comprar ou devo pesquisar mais? obs: tenho 1,55 de altura

    Obrigada…Beijoos

  21. Caio Passos disse:

    Acabei de compra um shape TAN TIEN FLEX 2 e queria saber um truck bom e barato pra ele ^^
    Ps: como gastei bastante nele não pode ser muito caro o truck =/
    vlw

    • evom disse:

      Bom e barato são palavras que não combinam na mesma frase quando o assunto é peças de longboard, Caio. Infelizmente aqui no Brasil é assim.

    • ....Guilherme disse:

      Camarada, comprei na skatewarehouse via internet. Paris 180mm. Se voce comprar 1 de cada vez, devido ao peso, voce economiza no frete.

      Fiz duas compras. Trucks USD22 + Frete USD12, logo USD 34 por truck. O par, portanto, 68USD com frete, ou 130 reais. No Brasil, vai custar mais de 200…mas aguenta esperar 4 a 8 semanas SEM RASTREAMENTO da encomenda. Agonia total.

  22. Victor Ruano disse:

    Eu queria compra um longo pra fazer slides e dar um role, qual devo comprar?
    Ps: sou iniciante, e nao pretendo gastar muito

  23. heron disse:

    Oque aconteçe quando estou em downhiil e o truck começa a tremer bastante? é a qualidade do truck que influencia nisso? me mande um e-mail de resposta?

  24. Bruno disse:

    Queria saber qual e o melhor truck para slides no longboard, poderia me falar umas 3 tipos de marcas?

  25. Bernardo disse:

    Queria saber quanto q custa um truck “Slant” quanto q ta saindo ai +/-?

  26. tet0visk disse:

    E.V.O.M, queria saber se os trucks e rodas da marca SATIVA sao bons.. acredito q seja uma marca nacional… Um amigo tem um long completo da marca sativa e esta vendendo!! Acha q é uma boa compra? Grato

  27. Matheus Bento disse:

    Então eu começei a anda de longboard só q eu montei um só pra da uns role. Mais eu quero monta um pra manobras é slide , eu queria sabe ser compensa eu monta . Setup : Shape Loaded Tan Tien Flex 1 , Rodas Orangatang 70mm 86a Stimulus e Truck Sidewinder

  28. Gabriel disse:

    Eu ja tenho um long e estou pretendo comprar um outro para pumping… Duas dúvidas – É mto caro long para pumping? e qual longboard vcs recomendam?

  29. Alfeu disse:

    Evom eu tenho um truck roletado da Randal mas nunca descobri de verdade qual a diferença dele pera os demais?

  30. Vinicius disse:

    Amigos EVOM! Fantástico esse site! Não só isso… vcs interagem, indicam enfim.. parabéns
    Bom… meu filho de 6 anos resolveu andar de Skate e eu resolvi voltar a prática! Meu último skate deve ter tido um shape santa cruz das antigas quando nem existia 2 tails ainda! na verdade era uma rabeta! rsrsrsrs

    Bom, vou comprar um Urgh montado pra ele e encomendar um long pra mim… como não ando faz tempo, pensei num estilo mais surf mesmo… e acredito que com um truck pra isso, slides sejam possíveis tb… corrija-me se pensei errado…

    Bom, estou pensando em um Shape Sector 9 Cloud com um design mais tradicional, não sei se é o ideal pois nunca testei… rodas Gravity Drifter 70mm 80A… fui pelo post e nome… rolamento Bones Super Reds e Trucks : Gullwing Sidewinders.

    O que acha? Podem me ajudar se esse setup vai funcionar?

    Muito obrigado desde já!

    • evom disse:

      Olá, Vinicius.

      Se seu estilo é mais Surf, eu recomendo um modelo Pintail. Veja nesse artigo: http://www.evom.com.br/longboard-pintails
      Você pode colocar as Gravity Drifter e os Bones em um Pintail. Caso você goste do Pintail e queira um com tamanho inferior a 40 polegas, pode usar um Sidewinder. Seja for de 40 polegadas pra cima, use um truck invertido, sem ser o Sidewinder, que fica mais estável.

      Abs.

      • Vinicius disse:

        Depois de muito ler, pesquisar e alguns rolês ontem e hoje experimentando, acabei optando por outro modelo…. veja o setup:
        - Sector 9 Striker
        - Sidewinder
        - Abec 11 FreeRides 72mm 81a
        - Bones Reds

        Abraços!

  31. Adriano disse:

    estou na duvida entre esses 2:

    CALIBER 184MM 44 graus

    Gunmetal 10″/185mm V2. 42 graus

    qual deles vc acha melhor pra downhill speed/slide?

  32. pedro disse:

    Entao pessoal, eu tenho trucks caliber 184 mm 50º e quero trocar por trucks surf rodz ou ronin e queria saber se muda muita coisa q possa diferenciar. Entao se puder me sugerir algo vlw. XD

  33. Ewerton Gonçalves disse:

    Faço muitos slides,e minhas rodinhas gastam rápido, eu gostaria de saber qual a diferença, e qual a melhor roda para slides se é abec11 ou orangatang…abç

  34. Wagner disse:

    Ola,
    qro monta um longboard para freerider mais to em duvida ainda de qual truck e rodinha…
    qual truck é melhor mano o da bear 180mm 50º , Paris 180mm ou o Truck Gullwing Sidewinder?
    e no caso da rodinha Orangatang Durian ou a Orangatang Stimulus?
    obg pela ajuda

  35. Ivan disse:

    Parabens pelo site. Montei um skate street para bowl mas gostaria de montar um short long com meu shape. Não sei se já experimentou esse DIY mas dizem que fica show. A dúvida é a seguinte: truck 180 ou 160, a galera usa 180! E como ele será montado na inclinação do tail qual seria a angulação ideal do truck 45 ,50 e se há necessidade de usar pads. Obrigado, valew.

    • evom disse:

      Ivan,

      Eu nunca fiz essa experiência de montar skates estilo caverboard com shapes de skate, colocando os trucks no tail e nose.

      Abs.

    • André Chagas disse:

      Ivan, Eu tambem penso em fazer essa armengagem no meu shape de skate em quanto não compro um shape de long que leve quase todo meu salario. Encontrei 20 graus na inclinação de tail e nose do shape que tenho aqui. se eu não estiver enganado e essa for realmente a medida padrão, então é só somar esse valor ao grau do truck que vc pretende usar.

  36. Jaymisson lupicinio disse:

    Oi, eu sou novo nesse negocio de Longboard e estou em duvida entre dois ”
    Longboard Fish Tail Roots Shape Fish Tail – 7 lâminas de marfim.
    Truck invertido Tamanho: 180mm
    Rolamentos em aço carbono ABEC 9.
    Rodas básicas em poliuretano. Tamanho: 70mm Dureza: 95a
    Comprimento: 101cm
    Largura: 24cm
    Distância entre eixos: 62cm” e esse outro ”Long Board X7 Bamboo Classic Rodas: 65 mm – 82 Speed
    Peso aproximado: 3.020 Kg
    Dimensões (A x L x P): 89 cm x 23 cm x 1,3 cm” qual é o melhor ???

    • evom disse:

      Jaymisson,

      Existem muitas opções de modelos e o que aconselho é testar o máximo de modelos possível antes de comprar um. O modelo que é legal pra mim, não necessariamente será legal pra você.

      Vejo muito gente reclamando da qualidade dos longboards da X7. Caso você queira comprar veja se o vendedor irá lhe dar garantia no caso de desfolhamento do shape, quebra de trucks ou rolamentos.

      Abs.

    • RODRIGO disse:

      Faaala Parceiro! Como nosso longboards abaixo escreveu, vai depender muito de qual estilo de role vc esta a fim de fazer, mas vou dar meu conselhor pra ti, não me baseando num esquema barato (vc pode se arrepender) mas sim investir um pouco mais de grana e pegar algo um pouco melhor… tanto que sirva pra um role de final de semana, mandar uns slides enfim…
      Shape – Black Sheep (baixo custo beneficio) ja usei muito bom, boa durabilidade, boa flexibilidade
      Truck – Paris ou Randal (insvesti um pouco mais de grana nesse aspecto, vc não vai se arrepender)
      Rolamentos – Red Bones ou Mini Logo
      Rodas – pode começar com uma Mosca 70mm 78A ou algo um pouco melhor ABEC11 70mm 78A
      Pads – da sua preferencia
      Enfim… curta muiiiiiito, não esquece do seu equipamento de segurança

  37. Samuel disse:

    to montando um long e tenho um shape freeride, quero deixa-lo de um jeito que tenha uma boa velocidade mas que também aguente manobras como ollie e talz, estava planejando comprar o truck da crail pois é razoável e barato, mas agora que li ele entorta com o tempo fiquei meio sem saber qual comprar… dica ?

  38. André Zanin disse:

    Conheci agora o site e achei as dicas mto interessantes..
    Gostaria de saber onde vc compra suas peças para long..

  39. Maikon disse:

    Ae… manierão o blog.
    Estava vens uns longs ae no eBay, e vi um pintail 43, estou interessado nele. Quero um long para dar rolê na rua, com umas surfadas… sem velocidade ou manobras mais exigentes… estava pensando em pedir para vir com um truck de 250mm para ficar com mais estabilidade… o que acha? O S10.

  40. Gabriel disse:

    Olá,eu tenho uma shape da black sheep de 82,5 de comprimento e 21,5 de largura qual truck devo usar??

    Por favor me respondam,abraços Gabriel.

  41. Lucas Dutra disse:

    Bom dia, eu estou com um shape loaded dervish sama, qual truck eu coloco nele? tipo de diametro, quantos mm

  42. Wagner disse:

    e ae,
    mano qual melhor truck Bear ou Paris para Freerider?
    vlw ae

  43. Davi disse:

    Opa Rapeize!! Alguém já ouviu falar dos trucks Crème??? Tem noção de preço? Abraços

  44. Carlos George disse:

    Acabei de adquirir meu primeiro Long com este setup:
    Deck – Cush
    Comprimento: 99 cm
    Largura: 22 cm
    Distância entre eixos: 62 cm
    Trucks : Paris
    Rolamentos : Sector 9 cosmic bearing A7
    Rodas : Vintege 80A

    Meu intuito é dar uns rolés, tipo surf.
    É um setup para iniciante?
    Gostaria de saber também o por que de quando a velocidade aumenta o skate fica balaçando. Seria os trucks moles para meu peso ou minha base em cima do skate?

    Parabéns pelo BLOG.

    • evom disse:

      É um setup legal para quem está iniciando, Carlos.

      Quando pega velocidade os longboard tendem a balançar mesmo. Isso acontece quando os trucks estão soltos e pelo posicionamento do corpo. Controlar isso não é uma tarefa simples para quem está iniciando e a dica que te dou é: faça curvas e não desça reto. Fazendo curvas cavadas você manterá o controle sobre a velocidade.

      Abs.

  45. Fabio Daniel Furtado disse:

    Não comentasse a respeito dos TRUCKS REVENGE,
    São bons? qual teu parecer?

  46. Paulo Roberto disse:

    Olá, comprei um long e queria saber se o truck é bom pois curto o estilo downhill, o truck é da marca slant, as rodas sao 62mm e 83 a, rolamentos sao ABEC 7, shape com tail e nose, da uma dica ai por favor, abraços

  47. Fabio Jardim disse:

    Primeiro gostaria de parabenizar pela iniciativa! Sensacional este site:
    Tenho uma duvida: Estou montando meu long, mas estou com medo de virar um frankenstein. Ganhei um shape de uma marca desconhecida Street line, ele tem tail e umas inclinações para baixo, botando no chão da pra passar a mão embaixo, desculpe a ignorancia, mas num sei das nomeclaturas.
    Ja comprei rodas moska 76mm 77A, Rolamento Bones Super Swiss 6 e so falta o truk para montar e sair andando. Mas estou com medo, não tenho ideia de qual compar: Gostaria de saber diante das medidas do meu shape qual o truck mais indicado, de tamanho e inclinação?
    Meu shape tem as seguintes medidas:
    noie 14cm
    tail 16.5cm
    comprimento 97cm
    Por favor me ajudem, quero ir pro calçadão surfar e descer umas pequenas ladeiras. To passando mal vendo essas peças paradas!

    • evom disse:

      Pelas dimensões talvez um truck de 180 ou 200mm, Fabio. Fica difícil avaliar sem ver o shape.
      Quando for comprar seu truck leve o shape na loja e peça a ajuda do vendedor. Tudo vai depender do modelo do shape e do tamanho das rodas.

      Abs.

  48. carlos disse:

    o randal é bom para slides? melhor q bears ou paris?

  49. Ricardo disse:

    Parabéns pelo site, segui algumas dicas como “Andar com um emprestado…..” e agora descidi montar o meu, que será mais para dar rolê pelas ruas.
    Ja sei que quero um shape com tail e nose, por isso gostaria de discas sobre as marcas de rodas e rolamentos que rendam bastante nas pedalas.
    Obrigado

  50. marcio maia disse:

    fala brow,então estou na duvida entre randal 150m ou 180,qual dese é bom para freeride ,falndo niso vc conhece esta marca buck trucks

  51. Douglas disse:

    Gostaria de saber qual truck seria melhor para quem quer simular o surf.
    eu pesquisei bastante eu vi que o skate da carver com aquele truck c7 é um dos mais usados . um amigo me indicou tambem o truck Sector 9 Gullwing sidewinder
    . Qual entre esses 2 são melhores ? qual a diferença entre eles ?

  52. Daniel disse:

    Oi comprei um longboard que veio com pessimas peças mas ja estou trocando e gostaria de saber se devo pegar um truck de 160 ou 180mm para um shape tipo Cruising de 93mm ja com pads ja que o truck que ele esta usando estava fazendo com que a roda encostasse no shape.

  53. vitor disse:

    evom, voce pode me falar qual a melhor marca de :
    truck:
    shape:
    rolamento:
    roda:

  54. Marilia Gil disse:

    E aê galera da EVOM! Adoro o site e ele já me ajudou demais pra montar meu long.
    Montei um com truck crail, 180mm mas achei o truck mole demaaaaais… Dei uma apertada, mas não adiantou mto. Tem como desmontar esse truck ou é tudo uma peça só?

  55. Douglas disse:

    PRECISO DE AJUDA ! Por favor .
    Sou novo nisso tudo sobre skate.
    sempre tive vontade de andar de long board .
    Pois me lembra muito o surf, mais estou com problemas para saber como montar meu skate ( Meio que Simulando o Surf ). Comprei um skate em uma loja com a seguinte especificações
    Long Board X7 Bamboo Classic
    Material: Em madeira de bamboo
    Rodas: 65 mm – 82 Speed
    Dimensões (A x L x P): 89 cm x 23 cm x 1,3 cm
    ABEC 7
    .
    Axo que não era bem o que eu queria ! pois não entendo muito .
    Vi um vídeo no Youtube com o skate que eu gostaria de ter !! ( http://www.youtube.com/watch?v=VwnN0ynPoGE ) achei exatamente o que eu quero . mais não sei como montar um igual. ou melhor !

    Por favor se alguém souber como montar um skate que funcione da mesma maneira do vídeo favor responda este comentário . Fale qual Truck . Rolamento . Rodas .e ( Shape Indicado ? ou pode ser qual quer um ? )

    E se meu skate tem como aproveitar algo dele para monta um igual ao do video ?

    Agradeço quem me responder abraços !

  56. Fernando disse:

    comprei esse shape e estou em duvida sobre qual truck seria mais indicado 160mm ou um 180mm invertido sendo que meu objetivo e dar um role cm slides e se eu teria que colocar pads minhas rodas são da gravity drifter 70mm 77a recomendado ai pelo evom so to esperando o shape vo compra o truck e ja tenho os rolamentos bones red ja queria a opiniao desse menu valeu ai abs.

    AIRFLOW PUMP ACTION 39.4ʺ
    Tamanho: 100cm/39.4″
    Largura: 23.5cm/9.25″
    WheelBase/ Distância entre eixos: 73cm/28.7″
    Peso do Deck: 1.58Kg

  57. evom disse:

    Galera,

    ANTES DE DEIXAR SUA DÚVIDA VEJA SE ELA JÁ FOI RESPONDIDA AQUI. Muitas pessoas deixam perguntas e não leem os comentários antes. Sei que é muita coisa pra ler antes de perguntar, mas todos os dias recebo dezenas de perguntas repetidas.

    Valeu!

  58. Marcelo disse:

    Olá, muito bacana esse blog, parabéns, aprendi muito sobre longboard nesses meses que estou montando o meu.
    Vi que vc disse que o gullwing sidewinder tem 165mm, estou em um site aqui que diz isso “Largura: 9″ ou 22,5cm”. Tenho 2 dúvidas em relação a isso:
    Primeira coisa essa largura de 22,5cm seria a largura total do eixo, e os 165mm seria a largura da trave do meio, correto? ou esse de 22,5cm é outro modelo?
    Segunda dúvida é se vai ficar legal no meu setup que segue a baixo:
    Shape Cush pintail ou gota, tail reto, sem canver ou concave 116cm x 22cm
    Rodas moska 70mm, 80a, 55mm de contato.
    Quero surfar com esse long, e mandar um dancing.
    Espero que tenha entendido.
    Vlw abraço!

    • evom disse:

      Olá, Marcelo.

      Realmente eu disse em um comentário que o Truck Sidewinder tam 16,5 centímetros. Esse tamanho é o tamanho total da trave.
      Se seu objetivo é surfar, esse setup está legal.

      Abs.

  59. Giovane disse:

    Truck invertido da ThisWay é bom?

  60. emerson disse:

    foi mal eu escrevi errado kkkk

    entao vai ai de novo a pergunta , qual seria a diferença visual entre o truck invertido eo tradicional ?

  61. emerson disse:

    mas qual seria a diferença visual entre eles , ou seja como eu diferencio eles visualmente ?

  62. Diogo disse:

    do roles de long- freeride a dois anos e ja ateh me concidro bom no esporte, estou pensando em trocar meu truch, rendal 180mm 50graus seria uma boa opcao? é um dos melhores? agradeco desde ja o site e 10 PARABENS

  63. jeferson disse:

    eae galera blz? eu to afim de montar um semi long mais to com duvida qual truck colocar o 160 mm ou 180mm, pra slide sou novato e num entendo essas coisas o shape e de 93cm . =D

  64. Cady disse:

    Olá, bom gostaria de saber, se o tuck invasor 13 42º é uma boa opção?!

  65. marcio maia disse:

    queria saber se amarca buck trucks é uma boa opçao, e falando francamente na sua opinião arandal é a melhor memo; obrigado

  66. Bom, então, to saindo do street e indo pro long slide, queria saber se o truck da mormai é bom pra slide ou então um snoway! ?

  67. Jessé Sales disse:

    Fala galera, boa tarde e bom ano novo…
    O que vocês acham deste truck: Truck Crail 200 Silver – Eixo 10
    Obrigado.

  68. Guilherme disse:

    eu vou comprar um caliber!kkk

  69. Rodrigo disse:

    Olá, o truck da crail é bom para carving e se deixar ele mais mole é possivel fazer movimentos tipo de surf?
    PS: no momento ele é a opção mais barata eu acho.

  70. vitor disse:

    olá grupo evom já ando de longboard a quase um ano e estava com um truck normal nao invertido e vi uma marca que chama koston e gostei muito do truck deles gostaria de saber se a marca é boa e duravel e oque vcs acham deste truck.

  71. Guilherme disse:

    Estou montando meu longboard, mas fiquei com dúvidas sobre os parafusos do truck. Ao comprar, sempre a opção de 7/8”, 1′ e 1+1/4. Qual tamanho devo usar nos meus Paris180mm? Meu shape é um Fibretec 1030sflex,

  72. Igor disse:

    Olá equipe evom ! Tenho um shape 40 polegadas com tail, rodas abec 11 flashbacck e truck tenho o Paris 180mm estou querendo trocar para freeride e techslide, um truck 160mm é o ideal ? Qual a melhor marca ?

    • evom disse:

      Igor,
      O truck Paris de 180mm pode ser usado tranquilamente. Não entendi porque você quer trocar. As melhores marcas, em minha opinião, estão aqui nesse artigo.

      Abs.

  73. Regiane disse:

    Então, vou montar um long, aprender a andar direito e mais pra frente me aperfeiçoar no surfing e carving, to pensando em comprar os trucks Gullwing Sidewing, rodas Abec 11 Fashback 70mm e um shape pintail 40°, o que acha ?

  74. Namor disse:

    Ola gostaria de saber se tem problema colocar meus truck normal so que invertido ?

    • evom disse:

      Se entendi sua pergunta tem problema sim, Namor. Truck invertido é totalmente diferente dos tradicionais não invertidos. Simplesmente inverter o truck normal colocando o parafuso central apontando para frente é um perigo. Não faça isso!

      Abs!

  75. Alexandre disse:

    Olá, gostaria de comprar um truck de speed, mais estou na dúvida em qual comprar, quero exclusivo para speed, Não sei se compro o caliber 44° ou 50°???

    Abraço…

  76. JAIR disse:

    Olá equipe E.V.O.M, graça e paz!

    Então estou montando um Long, pois curti mto ver meu cunhado e sobrinho andando. Gostaria de sabe se os Trucks da Revenge, Rodas Orangatang 70mm e Rolamentos Red Bones Super, são itens bacana para quem está começando no esporte agora. Valeu. E curti mto o site.

    Grande Abs,
    Jair Neto

  77. bruno disse:

    kerr dizer o tuch eh 160mm 35º… deck

  78. bruno disse:

    tenho um truch randal 180 e deck sector 9 mais ele e alto demais pra speed e otimo mais slide n saii..e as rodas sao largas meio dura sabe pq n sai slide?

  79. Camila disse:

    eu tenho truck Gullwing, porem nao rola de soltar muito ele para da maiores cavadas no slalom. Gostaria de saber qual é a melhor opção

  80. Giovanni disse:

    gostariam q me indica-se um truck de long, resistente para manobras como ollie e etc,com o preço barato…. me ajudem
    obg..

  81. Diego Borges disse:

    Eu comprei shape natural wood 48 polegadas, e estou em duvida em que truck usar, bear 180mm ou paris 180mm. Nunca usei nenhum desses dois modelos, qual é melhor para surf no asfalto ? E que rodas vc recomenda

  82. Gustavo disse:

    Tenho um 852 bear com amortecedores venom e bear, ele vira bem em drop ( base em cima do truck ) tou pensando em comprar os caliber 44, vai virar muito pouco ?

  83. Rick Mendes disse:

    Bom dia equipe E.V.O.M
    A alguns meses comprei um skate para meu filho e isto reviveu o abandonado espirito skatista que ja tive.
    Na minha época desconhecia o longborad, e agora baseado no site de vcs comprei um long visando speed freeride.
    Truck caliber 50º | rodas ABEC11 | rolamento sector 9 ceramic | um shape barato, porque a verba acabou.
    Fico imensamente grato a vcs por postarem informações serias e com embasamento.
    O long chega semana que vem, e dpois de uns rolés e “ralaçoes” entro em contato novamente.

    Ps. Fis uma boa escolha para práticar dos outro estilos do long?
    Abs. Rick

    • evom disse:

      Olá, Rick.

      Gostei desse setup. Você montou um belo longboard! Aproveite bem e não se esqueça de usar equipamento de segurança.
      Fique a vontade para escrever aqui suas impressões sobre o longboard.

      Grande abraço!

  84. André disse:

    Terminando de montar meu long (Bossa Pintail 42″), mas tô em dúvida sobre o par de trucks ideal. Tenho guardado um par de Crail Stout 146mm, mas ACHO que não é o ideal pra minha desejada “tocada de surf”. Muito estreitos e as rodas devem raspar na prancha em determinadas ocasiões.

    Não quero fazer slide ou downhill radical. Meu lance é surf no asfalto e ladeirinhas BEM light. Não gostaria de usar pads/cunhas sob os trucks. A rodas são Orangatang 4President (70mm) roxas…

    Penso no Paris 180mm @ 50º, acham adequado? O que recomendam pra usar em relação aos trucks nesse setup de skate e skatista? :o)

  85. Felipe Figueiró disse:

    tu tem algum site que vende truck randal pra me indicar, estou querendo comprar um, por favor se souber me mande, obrigado

  86. Tiago de Abreu disse:

    Como devo utilizar os pads? Comprei um para que tem uma inclinação, como devo usá-la? Para frente?

  87. Murilo Luis Luz disse:

    Opa ótimo site sempre que tem novidades estou aqui olhando e tenho uma dúvida pratico downhill de bicicleta e na cidade nao ando muito pois é arriscado sair na rua com esse tipo de bicicleta e quero comprar um long queria sabe se a medida das furações são as mesmas para o truck invertido e o street ?

  88. Arlem disse:

    Salve…Salve amigo Evom,

    Acredito que minha última mensagem não tenha ficado gravada aqui nos comentários, eu havia dito que já tinha comprado o Longboard, e agora ele já chegou, é um Bamboo Mundaka Sector 9 2013. Muito show, começando a brincar com ele. Comprei um Capacete Pro-Tec Rasta, e vou comprar as Luvas Landyachtz slide. Só ta faltando encontrar um joelheira com bom preço, acredito que será uma Pro-Tec tb, pois dentre as que tenho visto, tá com preço legal, até pra envio. O Site é EXCELENTE e o nosso papo foi fundamental para a tomada de decisão. O espírito do Site nao poderia ser melhor, Hail the Lion of Judah and the Lamb of God!!!! Forte Abraço & GOD Bless

  89. gabriel disse:

    vou começar a praticar downhill speed mas vo entra com tudo ….
    -qual shape devo escolher (marca e nome )
    -quais trucks
    -rodas
    -rolamento
    ……e queria tamber saber quanto custa um macacao e um capacete full-face

    • evom disse:

      Gabriel,

      Existem muitas opções de modelos e o que aconselho é testar o máximo de modelos possível antes de comprar um. O modelo que é legal pra mim, não necessariamente será legal pra você. Veja esse post com algumas marcas de longboard (todas gringas). Existem muitas marcas nacionais que copiam os modelos gringos e com um custo mais acessível. Nesse post talvez você se identifique com algum modelo.
      http://www.evom.com.br/as-melhores-marcas-de-longboard

      Abs.

  90. Nicolas disse:

    Você conhece os trucks Gunmetal, 180mm, 46°. Sabe se ele é bom?
    Pretendo comprar ele ou o paris, qual dos dois fica melhor com rodas orangatang balut 83a e shape Landyachtz 9two5 2012 ???

  91. rafael disse:

    eu tenho truck randal 180mm queria sabe quanto da pra pega de velocidade nele e se é muito melhor trocar para um caliber ou gun metal

  92. Will disse:

    Opa, blz?
    Parabéns pelo blog, tem me ajudado bastante a iniciar no longboard.
    Comprei meu long montado e desconheço a marca do truck, ele quebrou e estou pesquisando para comprar outro, estava pensando em comprar os da crail mesmo, mas achei os da bear por 170 reais, pouca coisa mais caro que os crail gostaria de saber se vale a pena compra-los.
    Obrigado desde já.

  93. Denis disse:

    Olá pessoal, sobre o truck Crail invertido 180mm, ele vem com o amortecedor cônico MOOG mais duro (95A), sendo possível trocar pelo 90A ou 85A. Realmente ele vira muito pouco com o setup original e acho indicado pra iniciantes por dar mais estabilidade, acredito. Mas queria dizer que como ele é “cônico”, pode ser invertido na base e isso dá um jogo muito maior. Ou seja, sem precisar trocar a dureza do amortecedor é possível deixar o preto (95A) com mais jogo apenas invertendo ele.

    Original ele vem assim: \_/
    Invertido: /_\

    Experimentem, faz uma diferença grande.
    Abs,
    Denis

  94. João Lucas disse:

    Comprei um truck da Crail de 200mm, mas meu abec 11 não entra nele, oq eu faço ?

    • evom disse:

      Estranho ein, João.

      O tamanho dos encaixes de rolamentos e eixos são padrão. Nunca ví acontecer isso.

    • Fernando disse:

      Cara, na maioria das lojas que eu vi que vendiam este truck tinha um grande aviso dizendo que tem que se usar rolamentos especiais, com buracos de 10mm de diametro so a truck faz, recomendo que compre na MonsterSports, tá por 80 reais o rolamento… nenhum rolamento comum vai entrar…

    • Marcio disse:

      João.

      o Rolamento para alguns trucks 200mm é de 10mm

      abraço flw..

  95. RUDSON DIAS disse:

    MUITO IRADO SEU TEXTO SOBRE OS TRUCKS, OSTARIA Q VC PUDESSE ME AJUDAR SOBRE O TRUCK DA CRAIL… JA PERCEBI Q EH O MELHOR CUSTO BENEFICIO AGORA ME DIZ C EXISTE MUITA DIFERENÇA ENTRE O CRAIL D 180MM E O D 200MM?! E OUTRA COMPREI UM GULLWING SIDEWINDER E COLOQUEI NUM SHAPE OLD SCHOOL, VC ACHA DOIDERA OU SERIA MELHOR COLOCAR NUM SHAPE MAIOR D LONG?!

    E QUANTO A RODAS EM RELAÇAO A TAMANHO QUAL SERIA O MELHOR TAMANHO ENTRE 70 E 80MM?!

    DESDE JÁ AGRADEÇO…

    • evom disse:

      Rudson,

      Quanto maior o tamanho da trave mais estabilidade e grip. Se seu objetivo é slides, o recomendado é 160 ou 180mm.
      O truck Sidewinder é muito solto e indicado para surf style e cavadas.
      Particularmente não curto rodas maiores que 70mm. Alguns praticantes de speed usam rodas de 80mm.

      Abs.

  96. junior disse:

    OLa evon, comprei um long da marca CLANS comprei montado ja nao tenho muita noçao de peças, meu long ele é de velociade so que esta deacordo como era pra estar como faço pra melhora-lo ou deixa-lo pra mim da uns role com velocidade com slid e pra mim poder manda umas manobras tbm
    vlw !

    • evom disse:

      Junior,

      Longboard para speed requer peças de qualidade e isso significa que você precisará investir uma grana. As dicas de melhores peças estão todas aqui no blog.

      Abs.

  97. Nicolas disse:

    Primeiramente parabéns pelas matérias… são sempre muito boas e instrutivas.
    Antes mesmo de surgir essa sobre trucks para long, eu estava procurando informação a respeito pois quero comprar mas daí surgiram algumas dúvidas, como:

    - Qual a diferença entre um truck de 40 para um de 50 graus?
    - Algum desses seria mais indicado para freride ou dancing?
    - Achei vários setups de trucks da randal onde foram trocados os amortecedores por um bones por exemplo, os amortecedores que acompanham os truck randal não são bons por acaso?
    - Qual densidade do amortecedor seria mais indicada para a pratica de freeride por exemplo?
    - Amortecedores bones são melhores dos da independent que vc citou no post?

    Desculpa pela enchurrada de perguntas mas é que acredito bastante no conteúdo e na opniões daqui.

    Obrigado, falowww

    • evom disse:

      Olá Nicolas,

      - A angulação da base está relacionada com estabilidade
      - Todos menos os com molas
      - Os amortecedores originais da Randal são bons
      - Eu gosto de amortecedores macios. Cada um tem uma preferencia e isso é muito pessoal
      - Nunca usei amortecedores Bones

      Abs.

  98. Arlem disse:

    Olá amigo Evom,

    Vlw mesmo pela resposta. Bom, eu perguntei sobre Gullwing Sidewinder porque gostei do estilo, mas tinha minhas dúvidas sobre os Slides com ele, por achar ele alto de mais, o que dificutaria ainda mais pra um iniciante. Por suas análises, eu estava na dúvda entre ele eo Paris. Tirando esta dúvida eu vou me concentrar no Truck Paris. Lí que Slides com 160mm saí razoavelmente mais facil do que o 180mm. Contudo, vc dá uma indicação, que talvez devido a evolução de materiais, domínio da Técnica e sua popularização, esta ocorrendo uma migração para os 180mm. Então pergunto eu: Seria melhor investir logo em um 180mm, ainda que por um tempo meus desejados Slides demorem a sair, mas que por outro lago, por estar iniciando, terei um ganho com estabilidade me favoreça? Aguardo aí um retorno, meu véio..pra comçar a encomendar as peças e me infique um jogo de rolamentos…Blz!!! Forte Abraço & GOD Bless

    • evom disse:

      Arlem,

      A diferença de preço entre o 160 e 180mm nem é muito grande. Essa escolha vai depender mais do modelo e tamanho de seu shape. Se for um shape simétrico pegue o 180mm. Os slides virão com o tempo. Essa manobra exige muito treino.

      Abs.

      • Arlem disse:

        Show Evom,

        O modelo que curto é o Pintail 43″, rolézão surf de asfalto e ladeiras moderadas. Ví vários vídeos, e me parece que ambos os Tamahos de Truck, servirão. Vou partir então pro 180mm mesmo. Mais pra frente vou entrar em contato novamente, Evom, pricipalmente no momento de montá-lo no Deck. Falar em Deck, quase apareceu uma oportunidade de pegar um Shape da Sector9 43″, mas to chorando um pouco no preço, mas caso eu consiga os trucks com bom preço, ainda há essa possibilidade. Forte Abraço & GOD Bless

  99. Rodrigo disse:

    Eai E.v.o.m boas dicas!
    Estou pra adquirir as rodas Gravity pra tentar melhorar nos slides e juntamente estou considerando a troca dos meus amortecedores pois estão me parecendo bem gastos e com um “rebote” bem afetado pelo estado físico. A questão é que meu truck é nacional, um Crail de 180mm e já li bastante informações sobre durezas e formatos de amortecedores, onde tirei por conclusão que o ideal seria o Venom. Eles cabem no Crail normalmente? Meu empenho é nos slides, por mais que tenha lido bastante coisa, ainda não sei qual dureza e formato do amortecedor seria melhor, teria alguma dica? Peso mais ou menos uns 75 kg
    Teria alguma marca que foi testada e te agradou? Sei que as respostas dessas perguntas são muito pessoais, por cada um ter seu estilo, mas teria alguma dica pra poder me localizar na aquisição?
    Desde já valeu! Abraço!

    • evom disse:

      Rodrigo,

      Não sei te dizer se o Venom vai servir no Crail. O ideal é levar seu truck até a loja que for comprar e verificar o encaixe na hora. Eu gosto muito dos amortecedores amarelinhos da Independent. São muito bons!

      Abs.

  100. Junis disse:

    Olá, vou iniciar nessa modalidade, mas cada vez que vou nas lojas surgem mais dúvidas sobre o long. A minha dúvida principal é exatamente sobre os trucks. Fui em uma loja onde o vendedor disse que o long era com os trucksr invertidos num preço bacana, quando fui em outra loja o vendedor disse para eu ter cuidado pois nem todos os truks que estão com o eixos para fora são invertidos. Ou seja, o cara colocou minhoca na minha cabeça. O truck crail invertido é realmente similar ao truck invertido Paris, ou ele só tem os eixos para fora?

    Outra coisa como faço para saber se o truck é invertido realmente ou o sujeito apenas mudou a posição de um truck tradicional?

    Desculpa se ficou meio embolado kkkk

  101. Arlem disse:

    Olá Evom,

    O site é simplismente perfeito, e traz toda sorte de informação e orientação. Contudo, as dúvidas são muitas pra quem esta iniciando no esporte e experiência zero.
    Que pretendo montar um Pintail 43″, pois gosto do Estilo Rolézão, mas queria arriscar uns Slides tb. Queria sua orientação sobre as Rodas, Rolamentos e Trucks. Lí todos estes posts, e queria sua avaliação se fiz uma escolha inicial correta, seguindo os detalhes dos seus Artigos. Vamos lá as Dúvidas:

    - Terei problemas para dar Slides com um Truck Gullwing Sidewinder 165mm? Ele funciona bem para um Pintail 43″?
    - ABEC 11 Flashback ou Gravity Drifter?…estou pendendo mais para a Gravity por vc já ter Testado.

    Deck, infelizmente nao vai dar pra pegar um Gringo por enquanto, daí, vou investir nessas peças de Qualidade e um Deck maio o meno….rsrsrs Caso eu me encaixe no esporte, vou investir em uma das marcas indicadas por vc, e faço um UP trocando o Deck.
    Amigo fico ansioso por sua avaliação e posicionamento, pode ser direto mesmo…Forte Abraço & GOD Bless

    • evom disse:

      Olá Arlem,

      Concordo com seu pensamento de comprar truck e rodas gringas e um shape nacional para iniciar. Seu você quiser pode usar um truck nacional, o Crail é uma boa opção.
      Sobre as rodas, eu gosto muito das duas marcas. Ambas são uma boa escolha.

      Se você quer um truck para slides, não compre o Sidewinder. O motivo está descrito aqui no post.

      Espero ter ajudado.

      Abs.

  102. Thiago disse:

    EVOM, boa tarde!

    Qual seria o melhor truck para “simulador de surf”??
    Uso o Gullwing Sidewinder e acho ele bem solto mas já ouvi falar do SURF-RODZ (bem caro por sinal rs) e achei bem curioso um truck da MORMAII modelo SURF IT que não tem experiência na fabricação de peças para long mas o design e o vídeo de promo do produto são bem legais. Você recomenda algum legal??

  103. cristianoskin disse:

    Olá !!! Tenho um Shape de 60 polegadas da siebert surfboards e gostaria de saber qual dos trucks ficaria melhor!!! Os gullwing sidewinder ou os originals s8? Gostaria de usá-lo mais para simular o surf tipo dando umas cavadas e dancing!!! Abraxxxx!!!

    • evom disse:

      Cristiano,

      Em um shape desse tamanho eu colocaria um truck de 195 ou 200mm. Acho que o Gullwing ficaria legal. O Sidewinder e o S8 deixaria seu longboard solto demais e difícil de controlar. Sem contar que o sidewinder tem 165mm. Acho pequeno para um shape de 60 polegadas.

      Abs.

  104. matheus disse:

    quais são os melhores amortecedores para estabilidade?

  105. Leandro disse:

    Olá, tenho um shape “Concave / Camber Mold” (35”) mas com o truck da gullwing de amortecimento duplo, quero trocar para conseguir dar slides, pode ser da mesma marca. Esse shape é aquele vazado onde se coloca o truck, como devo proceder? Posso reutilizar o “encaixe” (parte que fica pra cima do shape)? Se sim, tem que ser da gullwing ou pode ser de outro? Obrigado

    • evom disse:

      Leandro,

      Apesar de ser shape ser vazado no local do truck, a furação é a mesma. Ou seja, tanto faz desmontar a base do truck para usar o encaixe vazado ou coloca-lo como se seu shape não fosse vazado. Sacou?

      Abs.

  106. Luiz disse:

    Qual truck seria melhor para iniciantes no slide?

  107. matheus disse:

    Evom
    tenho um truck crail invertido mas os amortecedores não são muito bons,eu queria um q dese mais estabilidade e q sejam bons sem perder a moleza.

  108. Cleber Hensel disse:

    Muito bom o post…

    Queria a tua opinião sobre os Gunmetal?

    Abs!

    • evom disse:

      Cleber,

      O truck Gunmetal segue a mesma linha dos Aera e Caliber. Não tenho muita informação sobre ele porque nunca usei e não conheço quem use. Se tive alguma opinião sobre e quiser comentar aqui, fique a vontade.

      Abs.

  109. Nícolas de Oliveira disse:

    Olá gostaria de saber a opinião sobre os longs da Traxart, em especifico o modelo DM-195. Este modelo acabei de adquirir.
    Sou novo na pratica de long, testei vários, mas o que mas me adaptei foi com um desce modelo e acabei comprando.
    Não me recordo de ter visto a marca Traxart aqui.
    Estou me apaixonando cada dia mais pelo esporte…
    Gosto muito do site, estão de parabéns!

  110. matheus freitas disse:

    comecei a pouco tempo no longboard meu shape é relativamente grande 112 cm só que ele veio com um truck tradicional com 149mm quando pego altas velocidades ele fica muito instavel,ja apertei ele fiz tudo e n fica bom,acho q vou msm tem q comprar um maior e de preferencia invertido oq vc acha evom?tem alguma outra coisa que vc me recomenda,pq tive até uma fraura em decorrencia desse problema e to bem inseguro em voltar a andar

    • evom disse:

      Matheus,

      O uso de muitos Pads também causa instabilidade. Em alguns modelos de shapes o uso de Pads é indispensável e se for o seu caso não tem muito o que fazer. Teoricamente você colocando um truck invertido terá mais estabilidade.

      Abs.

  111. Leo disse:

    Eu to querendo saber se vc conhece a marca Clans ???

  112. Gabriel disse:

    Amigo, estou pensando em comprar esse longboard:
    Shape Black Sheep – Comprimento: 105cm / Largura: 26cm

    Truck Crail 180mm

    Roda Moska 70mm 77A

    Rolamento Black Sheep Abec 9

    kit parafusos base allen

    Pads

    Eu vou comprar, só pra andar mesmo, da uns role pela cidade e dar slides,mesmo com o truck nao sendo invertido, dá pra dar slide?Mesmo que nao seja tão apropriado, é bom esse longboard?

    • evom disse:

      Gabriel,

      Acho um setup legal para quem está iniciando. Trucks invertidos são melhores para slides sim, mas isso não é regra. Depende do estilo e habilidade de cada um.

      Abs.

  113. molotov disse:

    Tenho o caliber 44, muito bom pra speed, estabilidade extrema, otimo mesmo!

  114. Rick_OntRocks disse:

    Sensacional matéria E.V.O.M!!!!!
    Sou novato em Longboard! Montei meus Setups todos baseados em matérias de vocês, troquei muito emails com vocês sobre trucks! E tudo está nessa matéria!

    Mais uma vez Parabéns pelo trabalho!!!

    Se um dia precisarem de alguém na equipe, nem que seja pra limpar trucks, estou disponível!

    Grande Abraço, e que Jesus continue iluminando nossos caminhos!

  115. Andre disse:

    Meus preferidos são os Paris. Já tive Gullwing e achei BEM ruins. Tenho Randal também, são razoáveis, mas acho os Paris bem mais precisos e estáveis…

  116. Ricardo disse:

    Curto muito os trucks da Gullwing e Paris. Ótimo acabamento e durabilidade.

  117. Sou atleta de carveboard, e me iniciei recentemente no longboard. Setup: Shape Bustin Boombox 42″, Rodas Orangatanga Stimulus 86A, rolamentos Bustin e Truck Paris 180mm. Confesso que me surpreendeu mesmo, achei que não me adaptaria facil, mas o rolé tá fino demais. Recomendo os Paris.

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sml