Tudo o que você precisa saber sobre Rolamentos para Longboard

sábado, fevereiro 16, 2013 @ 11:02 PM Autor: evom

Nos últimos anos o longboard/skate tem crescido muito no Brasil e fico feliz em poder contribuir para o divulgação do esporte em suas diversas modalidades. Após o artigo com dicas para quem quer comprar um longboard (um dos mais lidos e comentados aqui no site) eu tenho recebido diversos e-mails e mensagens pelo Facebook de pessoas me pedindo informações sobre rolamentos para longboard.

Rolamentos para longboard

Rolamentos para longboard

Existem muitos mitos sobre rolamentos e nesse artigo também vou comentar sobre eles. Velocidade, durabilidade, limpeza, marcas e tudo o que você precisa saber na hora de comprar um bom rolamento para seu longboard.

Rolamentos ABEC

Esse é com certeza o maior mito de toda a história do skate. A classificação ABEC não tem relação alguma com velocidade, e na verdade nunca teve. Alguns rolamentos gringos nem usam essa “rotulação ABEC”. A numeração ABEC diz respeito a precisão do rolamento e não tem relação direta com velocidade. Os rolamentos Bones, por exemplo, não possuem classificação ABEC.

O que significa a numeração ABEC

ABEC é o acrônimo (ou abreviação) de Annular Bearing Engineers Committee – em português, Comitê de Engenharia de Rolamentos Anulares. Essa sigla foi criada em há mais de 30 anos pela ABMA – American Bearing Manufacturers Association. O sistema de classificação ABEC inclui as classes: 1,3,5,7 e 9. Quanto maior a numeração maior é a precisão do rolamento, que pode ser usado em equipamentos que exigem maior performance em altas rotações, como por exemplo equipamentos cirúrgicos e peças de aeronaves, que trabalham em rotações superiores a 30.000 RPM (coisa que nunca alguém irá alcançar com um skate ou longboard). O nível de ruído também é menor em classificações maiores de ABEC, coisa que no skate não faz a menor diferença.

Essa história de que quanto maior o número do ABEC maior é a velocidade é um mito! Também é mito o que dizem sobre resistência. O sistema de classificação ABEC não considera resistência ao impacto.

O que faz com que o rolamento seja duradouro e veloz é o tipo de material com que é produzido e a tecnologia empregada no processo de produção. Por isso os gringos costumam ser melhores. Lá se investe em pesquisa e desenvolvimento de produtos voltados para skate, coisa que não vemos aqui no Brasil quando o assunto é rolamento (e cositas mas).

Alguns fabricantes de rolamentos usam a rotulação ABEC por puro marketing e forma de justificar um preço mais alto em alguns produtos.

Limpeza de rolamentos

Existem “tutoriais” no YouTube explicando como desmontar e limpar rolamentos. Eu sinceramente nunca fiz isso. Se seu rolamento for bom ele raramente vai precisar ser desmontado (a não ser que você faça rally com seu longboard ou skate). Sem contar que tem gente que tenta desmontar o rolamento e acaba fazendo a proeza de quebrar o retentor (parte que segura as esferas). O que costumo fazer é tirar o acumulo de poeira com um pincel ou pano, sem desmontar o rolamento. Basta tira-lo da roda e limpar.

Velocidade do rolamento

O material com que o rolamento é feito influi diretamente na velocidade. Por isso os rolamentos de cerâmica são usados para Speed. A característica física da cerâmica permite que as esferas girem mais rápido, sejam mais leves e criem menos atrito, além de durar mais que as esferas de aço. Os rolamentos com esferas de cerâmica dispensam o uso de lubrificantes.

Melhores marcas de rolamentos

Vou comentar aqui sobre 3 marcas de rolamentos que recomendo pra todo mundo que me escreve. A escolha vai depender do quanto você está disposto(a) a investir e o tipo de modalidade que irá praticar. Speed, por exemplo, exige muito mais do rolamento do que em um passeio pela orla da praia.

Rolamentos Bones Reds

Os rolamentos da marca Bones não possuem classificação ABEC, mas uma classificação criada pela própria empresa, a “Skate Rated”. A Bones Bearings diz que esse sistema de classificação ABEC usado pela indústria não é capaz de refletir a qualidade empregada na construção dos rolamentos Bones. E eu concordo plenamente!

Rolamento Bones Reds

Rolamento Bones Reds

Existem 7 tipos de rolamentos Bones: Bones Swiss, Bones Swiss L2, Bones Super Swiss 6, Bones Swiss Ceramics, Bones Reds, Bones Super Reds e Bones Caramic Super Reds.

Os rolamentos da linha Swiss são mais precisos, duradouros e voltados para competição. Os Ceramics, como o próprio nome diz, são de cerâmica e o Reds são a linha mais simples, mas isso não significa que a qualidade seja inferior. Eu uso os Bones Reds e recomendo para todo mundo que está iniciando ou já tenha experiência. O custo é acessível e a qualidade inquestionável.

Rolamentos Sector 9

A Sector 9 possui três tipos de rolamentos: Cosmic ABEC7, Black Ball Ceramic e o Platinum Bearings. O rolamento Sector 9 Cosmic ABEC7 é o mais simples da marca, o Black Ball Ceramic é o melhor e o Platinum é o intermediário.

Rolamento Sector 9

Rolamento Sector 9

A Sector 9 usa a rotulação ABEC só por marketing. ;)

Rolamentos Seismic

Recentemente eu comprei um jogo de rolamentos Seismic Tekton para testar e estou gostando. O diferencial dos rolamentos Seismic é que todos vêm com espaçadores embutidos. Isso é muito útil, pois corrige falhas de nivelamento, da maior estabilidade a roda, além de mante-las sempre alinhadas ao eixo do truck.

Rolamento Seicmic

Rolamento Seicmic

O recorde mundial de velocidade em um longboard no ano de 2010 foi obtido por um longboarder (Mischo Erban) que usava rolamentos Seismic Tekton.

Preços

O preços dos rolamentos gringos são mais caros que o nacionais e tradicionais ABEC 1. É claro que a qualidade e a durabilidade não dá para comparar.

Se você está iniciando agora compre o Bones Reds. Se já é praticante e pretende se aventurar na modalidade Speed, use rolamentos de cerâmica. Se você não tem grana para investir em um jogo de rolamentos gringo (o Bones Reds custa cerca de 80 reais), compre o ABEC 1 nacional por 30 reais e divirta-se assim mesmo! ;)

Gostou do artigo? Deixe seu comentário no final da página!

Leia também esses artigos
- Trucks para Longboard
- Rodas para Longboard
- Marcas de Longboard
- Equipamentos de segurança para Longboard

Go longboard! Go skate!

Categorias: destaque, longboard Tags:

Leia também:

Escrito por

blog evom

83 comentários to “Tudo o que você precisa saber sobre Rolamentos para Longboard”

  1. Jonathan Ribeiro Lima disse:

    Mano, algumas pessoas falam que o espaçador ajuda a dar slide, pois sem o long/rolamento, fica dando aquelas paradinhas no chão, travando, e algumas pessoas falam que com espaçador ele vai direto, isso procede?

  2. Renato Lopes disse:

    boa tarde. publicação maravilhosa. já vi que você manja demais, e como tenho muito que aprender, vou virar um visitante frequente. tenho algumas dúvidas. será que você poderia me ajudar?

    tenho um longboard da traxart DM-402 e a página da empresa diz que o rolamento usado nesse long é ABEC-9. posso afirmar sem estar errado que este é um rolamento produzido pela própria marca? é comum nessa indútria empresas usarem equipamentos de outras para montarem longboards, como na F-1 onde a McLaren usa motor Mercedez? e como sei se esse rolamento é de aço ou cerâmica? ABEC é restrito somente a rolamentos de aço?

    obrigado pela ajuda desde já!

    • evom disse:

      Olá, Renato.

      Rolamentos de cerâmica são usados em competições e não é comum encontra-los em longboards montados, como os da Traxart. Se você está iniciando no esporte eu te recomendo não se prender a isso, neste momento. Use este rolamento que veio no longboard montado e a medida em que for evoluindo no esporte você poderá optar por um rolamento gringo. Estes rolamentos que estão em seu longboard são produzidos da China e são “genéricos”.

      Espero ter ajudado.
      Abs.

      • Renato Lopes disse:

        ajudou sim, evom. ontem estava no Ibirapuera e andando com dois caras que conheci por lá mesmo pude notar o que você disse, os equipamentos gringos estão muito na frente dos nacionais; o long dos caras andavam muito…remei demais para acompanhar os caras. mas vou seguir seu conselho…vou continuar com meu long original até desenvolver algumas habilidades. valeu mesmo pela ajuda e atenção. muito sucesso pro blog. abraço

  3. Lucas disse:

    Cara, o blog ta de parabéns! To começando agora e tudo que procuro saber venho primeiro aqui! flww

  4. Sergio disse:

    Parabéns pelo site, estou com uma duvida, comprei o red bones, porém depois de uma hore de rolé de skate começei a escutar um barulho rangindo vindo da roda dianteira, isso tem a ver com o rolamento, o que pode ter acontecio?? Sou iniciante e quem trocou o meu rolamento foi o vendedor da loja!
    Obrigado

    • evom disse:

      Olá, Sergio.

      Isso não é normal. É difícil diagnosticar assim. Pode ser que na hora de encaixar o rolamento a capa de proteção das esferas tenha amassado. Mas estou supondo. O melhor é você levar a loja para que o vendedor de uma olhada.

      Abs.

  5. monique disse:

    Adorei sou iniciante e me ajudou muito : )

  6. lucas disse:

    Se eu trocar os meus rolamentos preciso trocar os espaçadores me responde por favor comprei os bones mas n sei se preciso comprar os espaçadores novos

  7. Diego disse:

    Um rolamento ABEC 13 E muito ruim para andar de long e manda street ? e muito ruim para ficar com ele um tempo mandando uns street de long ?

    • evom disse:

      Diego,

      Como menciono no artigo esse lance de numeração de ABEC é pra inglês ver. Compre um rolamento gringo que você vai perceber que a diferença é gritante. ;)

  8. Yuri disse:

    Qual o comentário sobre os rolamentos da Gravity, mais precisamente o Abec 5 deles?

  9. Dio disse:

    Mano, eu to com uma roda pra slide e pretendo começar a praticar a modalidade, tem algum rolamento específico pra slide e tal? Ou posso comprar o Bones?

  10. Leandro neves disse:

    Olá, sei que são muitas perguntas e realmente fica difícil de responder a todos, o material do sit é muito bom. Mesmo assim gostaria de tirar uma duvida, os rolamentos de cerâmica podem ser usados para andar no dia a dia, ou não fará diferença? Estou usando o red’s, mas como anda muito na orla, entra muita sujeira, acabei de abrir para limpar e a parte de dentro esta bem oxidada e aparentemente até com ferrugem, essa peça tem 5 meses, seria hora de trocar?
    Obrigado é parabéns pelo sit.

    • evom disse:

      Olá, Leandro.

      O “problema” de usar skate ou longboard na praia é a maresia e areia. Neste caso não há equipamento que resista sem limpeza e manutenção. Sinceramente não sei se um rolamento de cerâmica vai durar mais nestas condições.

      Abs.

  11. Fábio T. disse:

    Eu queria saber se os rolamentos Bones Reds são “compativeis” com Carveboars… obrigado !

  12. Felipe Vilazante disse:

    Qual a diferença entre o ABEC 5 com o Red Bones? Sou iniciante, devo comprar o Red Bones?

  13. Ronaldo Ferraz disse:

    Cara, parabéns pelo blog!
    Me tira uma dúvida, li sobre rolamentos, mas ainda ficou uma dúvida, pra dar um rolezinho de long qual o rolamento mais adequado e menos barulhanto, o bones REDS manda bem?
    Abraço!

  14. mateo disse:

    já torrei uma grana com peças errei nas rodas, comprei abec 11 flywhweels pensei que eram resistentes por causa da marca no 1º role já apareceram fisuras, as rodas baratas tão aguentado mais, agora faltam os rolamentos, sector 9 black balls ceramic 170 paus e bustin abec 9 70 paus vi bons comentários, os de cerâmica compensam mesmo a diferença é muito grande? eu gosto simplesmente de andar de skate quanto mais tempo em cima do skate sem ter que remar melhor! percorrer longas distancias… Em fim cerâmica ou aço? falando em termos de durabilidade e velocidade. Ajuda ai!

  15. felipe disse:

    boa tarde, recentemente eu comprei um rolamento red super bones. Vou precisar compraros espaçadores?

  16. Bernardo disse:

    Eu uso um rolamento Spitfire no meu long e gostaria de saber se ele é melhor, igual ou pior do que um Bones Red.

  17. luiz gustavo disse:

    procurei em todas skate shop e não achei esse seismic

  18. RIcardo disse:

    Red bones ou Sector 9 Cosmic ABEC7, qual é melhor?

  19. Fernando disse:

    Gostei muito desse site, estou iniciando agora e todas as dúvids que tive de inicio sobre o longboard tirei-as aqui, apesar dos meus 28 anos, de estar começando tarde na pratica deste esporte, estou muito animado. Parabéns pelos organizadores dessa idéia.

  20. Righes disse:

    Simplesmente quero dizer parabéns pela dedicação em distribuir a informação correta para a comunidade praticante do esporte. Fabricantes mal intencionados existem aos montes. Poucos Skaters tem conhecimento, principalmente iniciantes, sobre o produto adequado para utilizar e acabam não obtendo todo o desempenho que o conjunto pode oferecer. Parabéns mesmo. Informação extremamente útil.

  21. Heverton disse:

    Muito bom o site e de grande ajuda!!! :)

  22. Róger disse:

    Olá..pessoal do do EVOM eu li vi que tinha alguns rolamentos que ja usei mas moro numa cidade pequena com poucos recursos.. percebi que não tinha nem um comentario sobre os rolamentos FKD abec 7 … eu estou usando eles no momento no meu longboard ..ja usava eles no meu street mas não era bom pelo fato de ele não ser muito resistente ..porem no meu longboard tem um bom desempenho me atrevo a dizer que estão melhores que meus red bones ..
    ahh sobre o rolamento Mini-logo são muito bons… são os mesmo que ah bones ..unica diferença que não dae para remover a proteção e limpar como os bones .. mas é melhor em custo benificio com praticamente a mesma qualidade …podem comprar sem medo ja usei e não me arrependi …
    o indicado como o EVOM falou realmente é os rolamentos de ceramica para longboard mas pessoas que nem eu que moram eu cidade pequena (no interior) não tem essas opções … então o que eu acho melhor é Mini-Logo-Red bones – FKD (que estão se saindo muito bons pra mim) quase esqueci de falar gosto da modalidade FreeRide :D abração galera

  23. evom disse:

    Galera,

    Tenho recebido centenas de comentários sobre melhor setup e avaliação de marcas. Parece sacanagem mas minha resposta é sempre a mesma: depende. Existem muitas opções de modelos e o que aconselho é testar o máximo de modelos possível antes de comprar um. O modelo que é legal pra mim, não necessariamente será legal pra você. Não existe regra, mas o que existe são marcas ruins e boas. As marcas que considero como boas estão todas aqui no site e em respostas minhas aqui nos comentários.

    Eu sei que é muito conteúdo pra ler, mas dêem uma navegada no site antes de fazer uma pergunta. Muita gente me pergunta a mesma coisa várias vezes. Gosto de dar atenção e ajudar a todos, independente se estão iniciando no esporte agora ou se já praticam há tempos, mas muita gente tem perguntado a mesma coisa e a resposta sempre está visível no site.

    Abs.

    • FLAVIO disse:

      É verdade. Acompanho a Evom há aproximadamente um ano e meio e sempre vejo as mesmas perguntas e comentários… Isso atrapalha colaboradores, usuários etc. Mais atenção galera!!!

  24. Rafael disse:

    Fala pessoal do Evon, beleza?!

    Então, vou comprar um long pra mim na internet. O long vai ser principalmente pra dar um rolê normal e as vezes dar uns slides, me dá sua opinião:
    Shape: SECTOR 9 41.25″ LOOKOUT BAMBOO LONGBOARD DECK
    Trucks: GULLWING 9″ CHARGER SILVER/BLACK TRUCKS
    Rodas: SECTOR 9 69MM 78A TOP SHELF SLALOM BLUE WHEELS
    Rolamento: BONES SUPER REDS 8MM BEARINGS

    Vc acha q com essas rodas vou conseguir fazer slides? Será q vou precisar comprar pads? O q mais preciso comprar sem ser essas peças? Posso fazer a montagem em casa mesmo, ou é mais recomendado ir em uma loja especializada e ver se eles montam?

  25. Alan disse:

    Evom, o rolamento bones swiss é superior em velocidade se comparado ao bones super reds e red bones ?

  26. Lucas disse:

    Qual a diferença entre o bones reds e o bones super reds?

    • evom disse:

      Lucas,

      A diferença entre o Bones Super REDS e o Bones Swiss está no material e acabamento. O Super REDS é produzido com material de melhor qualidade (se comparado ao REDS) e o acabamento também é melhor, o que produz maior velocidade. Já o Bones Swiss é um rolamento de competição e durabilidade.

      Rolamentos de cerâmica da Bones (Bones Swiss) e os de precisão da Seismic (Tekton).

      Abs.

  27. Guilherme disse:

    Parabéns pelo site!! Todas as informações passadas aqui estão me ajudando muito a escolher meu long. Gostaria de saber da tua opinião para um iniciante de longboard. Estou na Tailandia e vou comprar aqui meu long. Na loja que estou negociando irei comprar o seguinte set:
    - Truck Randal 180 R2
    - Deck Landyachtz Tomahawk 40″
    - Nipple Bushing Orangatang (ainda não sei qual densidade)
    - Rolamentos Biltin
    - Rodas Orangatang For President 86A ou ABEC 11 70′s Flashback 81A

    Estou fazendo uma boa escolha? Pesquisei sobre o deck e vi que ele tem bastante cruising e da pra tenta uns downhill.

    Abraço!

  28. MAtias disse:

    Eu uso o Bones Reds e sempre que preciso limpar eu não uso nenhum produto químico, eu desmonto o rolamento todinho e limpo parte por parte com um papel toalha. Mas quem for fazer isso tome cuidado para não quebrar a gaiola e não perder nenhuma bilha.
    Abraços e ótimo blog, continue assim. :)

  29. Fernando disse:

    olá pessoal do evom queria primeiro dar os parabéns pelo site que é conserteza muito util para quem esta iniciando nesse esporte, e queria tira uma duvida sobre os espaçadores que vão entre os rolamentos alguns dizem que trava um pouco a roda, outros dizem que se não usa o rolamento estora queria sabe se o pessoal ai do evom recomenda o uso ou não valeu abs!!

    • evom disse:

      Utilizo rolamentos gringos e não sinto a necessidade de usar espaçadores, Fernando. Recentemente comprei um jogo de rolamentos Seismic, que tem espaçadores embutidos. São muito bons.

      Abs.

  30. Matheus disse:

    a rolamento mini logo, é bom ?

  31. Dougllas disse:

    Boa noite!
    Queria saber sobre os rolamentos Mini-logo que são fabricados pela Bones! O que me diz deles, começei a poucos meses e logo no primeiro mes comprei um, tinha uns globo abec 7 se não me engano.
    E trucks, quero comprar uma para speed e que seja possivel uns slides, pois quero descer uma serra que tem na cidade. Tem algum para me indicar, acessivel?

  32. Patrick disse:

    Po sempre q saio do trabalho cansado ou quando ta chovendo e nao posso andar de long
    paro pra ler aki muito bom
    Parabéns a todos
    Abrç Rj longbord ^^

  33. Mateus disse:

    Onde você comprou os seismics?

  34. Vince disse:

    Evom, é o seguinte cara, eu tô querendo montar um long pra mim pra dar uns slides, tô pegando um truck paris 169mm, rodas abec 11 flashback 70mm 84a e queria saber se você conhece os shapes da flowing boards, pois queria pegar um de bambu e pelo que andei pesquisando esse shape tem saído com uma boa aceitação. Meu velho deu uma empolgada também e tá querendo um pra ele, mas ele é só pra dar um rolé mesmo, sem nenhum tipo de manobra, tem alguma coisa até 400 reais completo que dê pra indicar pro coroa?

  35. léoi disse:

    rolamento spitfire burner é bom?

  36. Bruno disse:

    Galera, estou usando o rolamento da marca Rush modelo Hybrid Ceramic e a impressão que tive até agora é que são muitos bons, boa velocidade, sem ruidos até agora, enfim, estou curtindo.

    Andei pesquisando em alguns foruns gringos e me parece que ele é concorre do Bones Reds, é isso mesmo? alguem conhece sobre estes rolamentos, ou a marca Rush?

    Valeu, fiquem com Deus! xD

  37. joão Pedro disse:

    pra mandar slides no longboard, é melhor trucks mais soltos ou mais “presos” ?

  38. marcelo mota disse:

    Muito bom o artigo dos rolamentos,é sempre bom ter referencia de quem já usou tais produtos,eu queria sugerir (se já não foi publicado) um artigo sobre amortecedores existem vários modelos e durezas para diferentes tipos de utilização e isso influência no estilo de rodar de cada um.Obrigado

  39. Jessé Sales disse:

    Bom dia.

    Vocês conhecem o Rolamento Longboard Crail 10mm Abec 7? Ele é compatível com o Truck Crail 200, que não aceita outro tipo de rolamento.

    Abraços.

    Jessé

  40. Junior disse:

    Parabéns pelo ótimo artigo!
    Estou curioso em relação aos rolamentos Biltin. Sabe me dizer se valem o investimento?

  41. Trakinão disse:

    Otimo artigo! Já sabia disso mas eu mesmo nunca liguei pra rolamento, pego sempre os mais baratos rsrsrs. Pra quem andava com bilha na infancia, os rolamentos de hoje são mto animais! rsrs.. kkk To pensando em comprar um Bones no ebay que sai menos da metade do preço dos encontrados no BR, só pra testar se realmente tem uma diferença mto grande!

  42. Tenho usado rolamentos Bustin, tem alguma referencia sobre os mesmos?

  43. Saulo Mangueira Bezerra disse:

    Parabéns a galera da EVOM .Muito bom o artigo,deu para tirar as dúvidas…

  44. Ewerton Gonçalves disse:

    Eu iniciei com os bones reds e gostaria de saber um rolamento da linha bones superior e que seja duradouro e que aguente, pois ando mais na categoria freestyle e faço tiger claws, etc…

  45. gildnei disse:

    pratico o esporte a pouco tempo , mais ja percebi a diferencia entre os rolamentos gringos são muito bom . A pagina esta de parabéns pela matéria , vcs são froid rsrs … sou d sampa ,mais morando em RECIFE ..esporte crescendo muito aqui , vibe massa . abraços a todos

  46. Luiz disse:

    Eu uso o super red e recomendo

Deixe um comentário

Comentário

sml