Tudo o que você precisa saber sobre Rolamentos para Longboard

sábado, fevereiro 16, 2013 @ 11:02 PM Autor: evom

Nos últimos anos o longboard/skate tem crescido muito no Brasil e fico feliz em poder contribuir para o divulgação do esporte em suas diversas modalidades. Após o artigo com dicas para quem quer comprar um longboard (um dos mais lidos e comentados aqui no site) eu tenho recebido diversos e-mails e mensagens pelo Facebook de pessoas me pedindo informações sobre rolamentos para longboard.

Rolamentos para longboard

Rolamentos para longboard

Existem muitos mitos sobre rolamentos e nesse artigo também vou comentar sobre eles. Velocidade, durabilidade, limpeza, marcas e tudo o que você precisa saber na hora de comprar um bom rolamento para seu longboard.

Rolamentos ABEC

Esse é com certeza o maior mito de toda a história do skate. A classificação ABEC não tem relação alguma com velocidade, e na verdade nunca teve. Alguns rolamentos gringos nem usam essa “rotulação ABEC”. A numeração ABEC diz respeito a precisão do rolamento e não tem relação direta com velocidade. Os rolamentos Bones, por exemplo, não possuem classificação ABEC.

O que significa a numeração ABEC

ABEC é o acrônimo (ou abreviação) de Annular Bearing Engineers Committee – em português, Comitê de Engenharia de Rolamentos Anulares. Essa sigla foi criada em há mais de 30 anos pela ABMA – American Bearing Manufacturers Association. O sistema de classificação ABEC inclui as classes: 1,3,5,7 e 9. Quanto maior a numeração maior é a precisão do rolamento, que pode ser usado em equipamentos que exigem maior performance em altas rotações, como por exemplo equipamentos cirúrgicos e peças de aeronaves, que trabalham em rotações superiores a 30.000 RPM (coisa que nunca alguém irá alcançar com um skate ou longboard). O nível de ruído também é menor em classificações maiores de ABEC, coisa que no skate não faz a menor diferença.

Essa história de que quanto maior o número do ABEC maior é a velocidade é um mito! Também é mito o que dizem sobre resistência. O sistema de classificação ABEC não considera resistência ao impacto.

O que faz com que o rolamento seja duradouro e veloz é o tipo de material com que é produzido e a tecnologia empregada no processo de produção. Por isso os gringos costumam ser melhores. Lá se investe em pesquisa e desenvolvimento de produtos voltados para skate, coisa que não vemos aqui no Brasil quando o assunto é rolamento (e cositas mas).

Alguns fabricantes de rolamentos usam a rotulação ABEC por puro marketing e forma de justificar um preço mais alto em alguns produtos.

Limpeza de rolamentos

Existem “tutoriais” no YouTube explicando como desmontar e limpar rolamentos. Eu sinceramente nunca fiz isso. Se seu rolamento for bom ele raramente vai precisar ser desmontado (a não ser que você faça rally com seu longboard ou skate). Sem contar que tem gente que tenta desmontar o rolamento e acaba fazendo a proeza de quebrar o retentor (parte que segura as esferas). O que costumo fazer é tirar o acumulo de poeira com um pincel ou pano, sem desmontar o rolamento. Basta tira-lo da roda e limpar.

Velocidade do rolamento

O material com que o rolamento é feito influi diretamente na velocidade. Por isso os rolamentos de cerâmica são usados para Speed. A característica física da cerâmica permite que as esferas girem mais rápido, sejam mais leves e criem menos atrito, além de durar mais que as esferas de aço. Os rolamentos com esferas de cerâmica dispensam o uso de lubrificantes.

Melhores marcas de rolamentos

Vou comentar aqui sobre 3 marcas de rolamentos que recomendo pra todo mundo que me escreve. A escolha vai depender do quanto você está disposto(a) a investir e o tipo de modalidade que irá praticar. Speed, por exemplo, exige muito mais do rolamento do que em um passeio pela orla da praia.

Rolamentos Bones Reds

Os rolamentos da marca Bones não possuem classificação ABEC, mas uma classificação criada pela própria empresa, a “Skate Rated”. A Bones Bearings diz que esse sistema de classificação ABEC usado pela indústria não é capaz de refletir a qualidade empregada na construção dos rolamentos Bones. E eu concordo plenamente!

Rolamento Bones Reds

Rolamento Bones Reds

Existem 7 tipos de rolamentos Bones: Bones Swiss, Bones Swiss L2, Bones Super Swiss 6, Bones Swiss Ceramics, Bones Reds, Bones Super Reds e Bones Caramic Super Reds.

Os rolamentos da linha Swiss são mais precisos, duradouros e voltados para competição. Os Ceramics, como o próprio nome diz, são de cerâmica e o Reds são a linha mais simples, mas isso não significa que a qualidade seja inferior. Eu uso os Bones Reds e recomendo para todo mundo que está iniciando ou já tenha experiência. O custo é acessível e a qualidade inquestionável.

Rolamentos Sector 9

A Sector 9 possui três tipos de rolamentos: Cosmic ABEC7, Black Ball Ceramic e o Platinum Bearings. O rolamento Sector 9 Cosmic ABEC7 é o mais simples da marca, o Black Ball Ceramic é o melhor e o Platinum é o intermediário.

Rolamento Sector 9

Rolamento Sector 9

A Sector 9 usa a rotulação ABEC só por marketing. ;)

Rolamentos Seismic

Recentemente eu comprei um jogo de rolamentos Seismic Tekton para testar e estou gostando. O diferencial dos rolamentos Seismic é que todos vêm com espaçadores embutidos. Isso é muito útil, pois corrige falhas de nivelamento, da maior estabilidade a roda, além de mante-las sempre alinhadas ao eixo do truck.

Rolamento Seicmic

Rolamento Seicmic

O recorde mundial de velocidade em um longboard no ano de 2010 foi obtido por um longboarder (Mischo Erban) que usava rolamentos Seismic Tekton.

Preços

O preços dos rolamentos gringos são mais caros que o nacionais e tradicionais ABEC 1. É claro que a qualidade e a durabilidade não dá para comparar.

Se você está iniciando agora compre o Bones Reds. Se já é praticante e pretende se aventurar na modalidade Speed, use rolamentos de cerâmica. Se você não tem grana para investir em um jogo de rolamentos gringo (o Bones Reds custa cerca de 80 reais), compre o ABEC 1 nacional por 30 reais e divirta-se assim mesmo! ;)

Gostou do artigo? Deixe seu comentário no final da página!

Leia também esses artigos
Trucks para Longboard
Rodas para Longboard
Marcas de Longboard
Equipamentos de segurança para Longboard

Go longboard! Go skate!

Categorias: destaque, longboard Tags:

Leia também:

Escrito por

blog evom

83 comentários to “Tudo o que você precisa saber sobre Rolamentos para Longboard”

  1. Jonathan Ribeiro Lima disse:

    Mano, algumas pessoas falam que o espaçador ajuda a dar slide, pois sem o long/rolamento, fica dando aquelas paradinhas no chão, travando, e algumas pessoas falam que com espaçador ele vai direto, isso procede?

  2. Renato Lopes disse:

    boa tarde. publicação maravilhosa. já vi que você manja demais, e como tenho muito que aprender, vou virar um visitante frequente. tenho algumas dúvidas. será que você poderia me ajudar?

    tenho um longboard da traxart DM-402 e a página da empresa diz que o rolamento usado nesse long é ABEC-9. posso afirmar sem estar errado que este é um rolamento produzido pela própria marca? é comum nessa indútria empresas usarem equipamentos de outras para montarem longboards, como na F-1 onde a McLaren usa motor Mercedez? e como sei se esse rolamento é de aço ou cerâmica? ABEC é restrito somente a rolamentos de aço?

    obrigado pela ajuda desde já!

    • evom disse:

      Olá, Renato.

      Rolamentos de cerâmica são usados em competições e não é comum encontra-los em longboards montados, como os da Traxart. Se você está iniciando no esporte eu te recomendo não se prender a isso, neste momento. Use este rolamento que veio no longboard montado e a medida em que for evoluindo no esporte você poderá optar por um rolamento gringo. Estes rolamentos que estão em seu longboard são produzidos da China e são “genéricos”.

      Espero ter ajudado.
      Abs.

      • Renato Lopes disse:

        ajudou sim, evom. ontem estava no Ibirapuera e andando com dois caras que conheci por lá mesmo pude notar o que você disse, os equipamentos gringos estão muito na frente dos nacionais; o long dos caras andavam muito…remei demais para acompanhar os caras. mas vou seguir seu conselho…vou continuar com meu long original até desenvolver algumas habilidades. valeu mesmo pela ajuda e atenção. muito sucesso pro blog. abraço

  3. Lucas disse:

    Cara, o blog ta de parabéns! To começando agora e tudo que procuro saber venho primeiro aqui! flww

  4. Sergio disse:

    Parabéns pelo site, estou com uma duvida, comprei o red bones, porém depois de uma hore de rolé de skate começei a escutar um barulho rangindo vindo da roda dianteira, isso tem a ver com o rolamento, o que pode ter acontecio?? Sou iniciante e quem trocou o meu rolamento foi o vendedor da loja!
    Obrigado

    • evom disse:

      Olá, Sergio.

      Isso não é normal. É difícil diagnosticar assim. Pode ser que na hora de encaixar o rolamento a capa de proteção das esferas tenha amassado. Mas estou supondo. O melhor é você levar a loja para que o vendedor de uma olhada.

      Abs.

  5. monique disse:

    Adorei sou iniciante e me ajudou muito : )

  6. lucas disse:

    Se eu trocar os meus rolamentos preciso trocar os espaçadores me responde por favor comprei os bones mas n sei se preciso comprar os espaçadores novos

Deixe um comentário

Comentário

sml